Qual acontece em qualquer hospital psiquiátrico, mesmo estando parcialmente fora de si, os doentes, ao perceberem aquela movimentação diferente no pavilhão, aproximavam-se das grades "invisíveis" e se punham a falar palavras desconexas.
— Impressionante!... — exclamou Taís, que caminhava acompanhada de perto por Paulino.
É inacreditável! Se eu não estivesse vendo com os meus próprios olhos... Doutor, como tratar individualmente de cada caso?
— Falta-nos gente, em número e habilitação. A responsabilidade maior por eles é nossa, dos espíritas; fomos nós que, de certa forma, criamos tudo isto...
— Tudo isto, o quê, Doutor? — sabatinou-me com inteligência.
— Vejamos, Taís, se você e os nossos irmãos encarnados podem entender: os protestantes "puseram" os espíritos para dormir até o dia do Juízo Final; os católicos os entregaram, em definitivo, para Deus ou para o Diabo; os materialistas resolveram a questão com a idéia do nada; os espíritas é que chamaram para si a responsabilidade de socorrê-los e resgatá-los, situando-os em colônias espirituais que tiveram que construir... E ainda, de quando em quando, temos que escutar dos nossos irmãos encarnados que nós, os espíritos, não trabalhamos — concitamo-los ao trabalho e... cruzamos os braços. Com todas as dificuldades da vida no corpo, eu não hesitaria em trocar de lugar com qualquer um deles, pois, comparada ao trabalho que temos por aqui, a Terra é uma autêntica estação de veraneio...
Destacando-se das dezenas de pacientes reclusos naquele dormitório, sob os cuidados de abnegados enfermeiros que praticamente se internavam junto com eles, impedindo que a promiscuidade se estabelecesse, uma senhora se aproximou e, olhando fixamente para Tais, disse-lhe:
Você se parece com a minha neta Tais, a minha pequena Tais... Eu sou a vovó Esther, mãe de seu pai; eu seria capaz de reconhecê-la entre milhares de outras pessoas... Mas como você cresceu e como você demorou para me visitar!... O seu pai e a sua mãe nunca vieram; puseram-me aqui e nunca mais... Sabe, eles diziam que eu era louca; o Padre Antonio é que aconselhou a minha internação neste lugar... Ainda bem que você veio, minha filha! Quem sabe, agora eles acreditarão em mim... Eu vejo as almas do outro mundo, converso com os mortos...
Confesso-lhes que, com exceção de Odilon Fernandes, que continuava em silêncio, todos sofremos um baque. Aquilo não podia ser uma simples coincidência... Não tivesse sido amparada por Paulino e por mim, a jovem teria desfalecido, ante a surpresa que lhe fora reservada pelo destino. Procurando conter-se, Tais se aproximou um pouco mais e perguntou, trêmula:
- Vovó Esther?
— Sim, sou eu mesma — confirmou a senhora, mostrando o retrato que trazia pendente de uma corrente no pescoço. Este é o retrato de seu pai, meu único filho; eu estou aqui por obra de sua mãe, aquela megera!... Foi ela que, em conluio com o Padre Antonio, me mandou para cá; sofri tanto, tanto, ao me ver separada de vocês, que já tentei me matar diversas vezes... Tome cuidado com a sua mãe, Tais... Ela não gosta de mim e não vai gostar de você. Louca é ela e loucura é uma coisa hereditária... Eu sei que você puxou a mim: pode ver e conversar com os mortos...
— Vovó, mas eu era muito pequena...
— Sim, você não tinha ainda completado 10 anos... Tudo se agravou, quando eu a levei para visitar um velho escravo que morava perto da fazenda; o povo dizia que era feiticeiro, mas ele era um homem bom... A sua mãe implicou comigo de vez e o meu pobre Roberto, seu pai, lhe obedecia cegamente. Certa noite, quando acordei, estava sendo levada amarrada para um hospício e estou até hoje vivendo no meio de loucos... Mas como foi, minha neta, que você me encontrou?... Eu perdi a noção do tempo...
Neste momento, intervindo, Odilon esclareceu:
- Taís, realmente trata-se de sua avó... Parte do que ela lhe diz é verdade.
— Que parte nada! Tudo é verdade; eu não estou inventando... O que vocês dizem que eu fiz é que é totalmente mentira...
— Infelizmente — continuou o Mentor, diminuindo o tom de voz —, a nossa D. Esther, depois de quase três anos internada, voltou para casa e, aí, realmente, sob forte assédio espiritual, preparou um veneno para a sua mãe, sem pensar que aquele suco misturado a poderoso corrosivo igualmente lhe seria servido... O resto, minha filha, é tragédia que se somou a tragédia. Quando atinou com o que fizera, a sua avó enlouqueceu de vez e encontraram-na enforcada numa árvore próxima à cabana do velho escravo, que acabou sendo culpado de tudo e foi morto a tiros, por ordem de seu pai.
A consternação tomou conta do pequeno grupo de jovens medianeiros. Nenhum deles ousou se pronunciar, ante o drama da companheira que fazia força para se conter. O mundo, de fato, era pequeno... Como é que, numa simples visita, aparentemente casual, avó e neta foram se encontrar? Leis indefectíveis, que não logramos identificar de imediato, agem presidindo todas as nossas ações; o acaso não existe e tudo quanto nos acontece é conseqüência do que fazemos, aliado às nossas necessidades de redenção... A Lei de Evolução é inteligente e, por vezes, dá-nos a impressão de que é o próprio Criador cuidando individualmente de cada criatura.
A meu sinal, um dos enfermeiros se aproximou e convidou Esther a se afastar.
Como se aquele esforço para recordar o passado a tivesse induzido a uma crise, a senhora se retirou pronunciando palavras desconexas:
- Eu não sei o que é verdade e o que é mentira, nem se estou viva ou se estou morta...
Estarei dormindo ou acordada? Por favor, chamem o meu filho Roberto; preciso dizer a ele para abandonar aquela mulher, antes que uma tragédia aconteça em nossa família... Eu sou médium e estou com estranhos presságios. Protejam a minha neta, pobrezinha!...
Confortando e encorajando Taís, Odilon falou-lhe em tom paternal:
- Filha, não se deixe abater... A sua avó Esther está sendo cuidada e é possível que, futuramente, você tenha condições de auxiliá-la a se reerguer. Não se esqueça de que, acima dos laços da consangüinidade, vigem os da afinidade espiritual; mais do que parentes uns dos outros por determinação genética, somos irmãos, porque filhos do mesmo Pai, que nos ama indistintamente. O problema daquela que foi sua avó no mundo não é mais seu do que nosso; todos, em menor ou maior grau, somos responsáveis pelo que de negativo acontece aos nossos semelhantes... Enquanto você se prepara para os deveres que a aguardam na Terra, alguém cuidará dela; mais tarde, ela e os personagens do drama que protagonizaram, haverão de se reunir a você... Procure se empenhar ao máximo para que, quando tal vier a acontecer, você esteja em condições de auxiliá-los.
E, olhando para os demais componentes de sua equipe, advertiu:
— Somente o médium que ignora o que se passa nos bastidores da Vida além da morte, nos problemas que deixou pendentes e naqueles outros que o acompanham de perto na romagem terrestre é que, sem escrúpulos, se considera espírito missionário...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Na Proxima Dimensão
EspiritualO Mundo Espiritual é constituído de múltiplas dimensões... Como será a Vida em uma delas? O Dr. Inácio Ferreira, que, em seus dois livros anteriores - "Sob as Cinzas do Tempo" e "Do Outro Lado do Espelho" -, nos conduziu pelas sombrias veredas do Pl...