A palavra de Odilon Fernandes, soara aos nossos ouvidos à feição de precioso medicamento contra a vaidade e o personalismo. Em outros termos, era como se ele estivesse dizendo aos pupilos que haveriam de reencarnar brevemente:
— Não se iludam; se vasculharem o passado, cada qual se deparará com uma experiência cármica semelhante à de Taís... Vocês estão indo à Terra, candidatando-se ao serviço da mediunidade no Espiritismo, com o propósito de refazerem a plantação: arrancar o joio semeado e cultivar o trigo no mesmo chão... Raros espíritos se corporificam no Planeta com tarefa delineada; conosco, os de mediana evolução, as coisas vão acontecendo como conseqüência das coisas...
Sabemos que temos necessidade de servir, o aproveitamento, no entanto, é conosco; a estrada que conduz ao abismo é a mesma que leva às alturas — tudo é uma questão de opção na caminhada, não tomando rumo equivocado...
Deixando Tais sob os cuidados de Paulino, que se retirara com ela, o grupo continuou percorrendo o pavilhão, procurando fixar na retina espiritual aqueles vivos quadros de aflição que a realidade emoldurava.
— Socorro! — gritou um de nossos internos mais revoltados. — Tirem-me daqui! ... Traidores!... Eu sou um de vocês! Fui espírita e fui médium; defendi a causa do Espiritismo... Por que me trancam nesta cela? Eu não sou louco!... Como é que vocês queriam que eu sobrevivesse?... Espírito não come e não bebe; espírito não tem filhos para criar, não tem despesas... Para vocês é fácil; eu quero ver é se agüentariam o que eu tive que agüentar... Lá embaixo, ninguém vive sem dinheiro. Vocês não me deram respaldo; deixaram que os espíritos obsessores me dominassem... Eu solucionava os problemas dos outros, mas quem é que resolvia os meus?... Tive que cobrar, sim. E daí? Inventei, menti, mas era uma mentira inocente; o povo gosta de ser enganado e eu enganava por uma boa causa...
Avançando alguns passos, um outro, que se arrastava no solo, ao perceber movimentação de visita, disse como quem estivesse amaldiçoando:
- Eis o que os espera; recuem... Renascer na condição de médium é seguir voluntariamente para a fogueira; exigências e mais exigências... Querem, sendo humanos como somos, que sejamos santos... Fui abandonado por eles, os que moram na Luz, e por estes que se julgam melhores do que nós... Não passamos de cobaias; uma coisa é ser médium agora, outra coisa é ser médium depois... Vocês irão ver; tentações de todas as espécies — sexo, dinheiro, poder... Não há quem resista; ninguém é insensível... E melhor que sejamos um mortal comum... Vejam a que estou reduzido. Eu não tenho nada; eles é que me rotulam de doente... Nas trevas, eu estaria melhor. E agora? Desta cela é possível que me ofereçam um corpo deficiente no mundo...
Não se deixem influenciar — alertei os jovens, com receio de que, em poucos minutos, o entusiasmo se lhes arrefecesse no espírito. Quantas vezes eu mesmo percorrera os corredores do Sanatório, em Uberaba, de cabeça baixa e ânimo completamente abatido... Não tivesse sido pela proteção dos nossos Maiores que, por intermédio de Modesta, me ofereciam um "contraveneno", é provável que eu também tivesse descido ao porão. — Com raras exceções — prossegui —, os nossos internos se julgam vítimas; ninguém admite o erro e está disposto a arcar com as conseqüências da própria invigilância... Qualquer réu, até o último instante do processo, alega inocência. É natural que seja assim. Se vocês os tivessem visto, antes de serem acolhidos pela Misericórdia Divina neste hospital!... A maioria, que agora está reivindicando, permanecia alienada. o que acontece com o louco que se deixa vagar na via pública? A não ser uma maior degradação, absolutamente nada, não é? Sem tratamento, a cura não beneficia o doente. Aqui, vocês estão vendo o lado obscuro da mediunidade, mas o nosso Odilon deve ter comentado com vocês sobre a vitória alcançada por Chico Xavier, que, dias atrás, regressou à Vida Espiritual...
— Dr. Inácio, o senhor me desculpe — pediu a palavra umjovem de nome Luciano —, mas, ao que estamos informados, o espírito Chico Xavier procede das Altas Esferas...
— Sem dúvida, mas sofreu como um ser humano, ou melhor, mais do que qualquer um de nós sofremos ou iremos sofrer... Ele não teve privilégios; os Espíritos Superiores não o isentaram das provas... Aos 5 anos de idade, já estava órfão de mãe, o que, com certeza, não acontecerá com nenhum de vocês; recebeu maus tratos na infância que o traumatizaram pelo resto da vida; passou fome; sempre foi doente; lutou sozinho para ser médium, contando, inclusive, com a oposição da família; viveu rodeado de preconceitos; atravessou o século e, já ancião, não foi poupado de escândalos... Vocês viverão numa época diferente — o Terceiro Milênio da Era Cristã! Se caírem, não será por causa de artimanha alheia... Embora o mundo ainda não seja o que desejamos, ai de quem molestar ou tocar sequer um dedo numa criança; os direitos humanos vêm sendo apregoados de maneira sistemática e, com eles, não há mais espaço para o preconceito e nem para o fanatismo... O que poderá, talvez, perdê-los será o excesso de liberdade. Vocês terão tudo para vencer... Psicografarão em modernos computadores; terão as suas vozes gravadas em fitas ultra-sofisticadas; encontrarão a Doutrina em franco desenvolvimento; o melhor conhecimento das energias espirituais lhes ensejará infinitas possibilidades no campo da cura mediúnica; as suas condições receptivas serão facilitadas pelo aprimoramento genético do cérebro... O que é que vocês querem mais? Chico Xavier não freqüentou nenhum liceu... Os centros espíritas da Terra estarão mais bem aparelhados para recebê-los. Antes, o terreno havia que ser desbravado; agora, não...
— Falando assim—observou Luciano—, o senhor nos deixa envergonhados...
— Porém, a minha intenção não é esta — respondi.
— O problema é que as conseqüências do mal aqui no Hospital dos Médiuns é tão flagrante, que, se não se enfatizar a existência do bem, ter-se-á a impressão de que ele não existe... Hoje, o testemunho que se pede ao cristão não é o da morte nos circos de martírio ou o do sacrificio nos postes inquisitoriais; o seu desafio maior na atualidade é superar interesses subalternos e demonstrar verdadeiro idealismo... Se tudo evolui, as formas de tentação também evoluíram. Ontem, a pedra-de-tropeço era a dificuldade; hoje, é a facilidade...
Silenciando por instantes, continuei, sob o olhar de aprovação de Odilon:
— O que vocês estão vendo aqui não é nada; esse pessoal vai melhorar... Os deformados recuperarão a perfeição da forma e todos serão encaminhados a novas experiências; o sofrimento só é eterno enquanto dura... A questão real, com a qual somos chamados a lidar, não é a dor mas, sim, a perda de tempo!... O aluno que se reprova em determinada série escolar perde o contato com os colegas que revelam maior aproveitamento. O pássaro que se distancia do bando deixa de contar com a sua proteção e passa a viver entre hostilidades... Eu me referi a Chico Xavier, de quem todos vocês, naturalmente, já devem ter ouvido falar, no entanto, antes dele e depois dele um sem-número de medianeiros anônimos se destacou no fiel cumprimento do dever. Eu mesmo convivi com alguns deles, em Uberaba, e o nosso Odilon também. Companheiros extraordinários que, numa época difícil, desempenharam a sua função. Não foram, evidentemente, tão grandes quanto Chico Xavier, mas foram maiores do que eles próprios poderiam ter sido!...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Na Proxima Dimensão
EspiritualO Mundo Espiritual é constituído de múltiplas dimensões... Como será a Vida em uma delas? O Dr. Inácio Ferreira, que, em seus dois livros anteriores - "Sob as Cinzas do Tempo" e "Do Outro Lado do Espelho" -, nos conduziu pelas sombrias veredas do Pl...