Prólogo

9 1 0
                                    

São Gonçalo, que ficou conhecida como a Manchester Fluminense por causa das instalações de grandes fábricas e indústrias nas décadas de quarenta e cinquenta, e chegou a ter o maior parque industrial do Estado, tornou-se uma cidade grande, em extensão e população. Enquanto acontecia a segunda guerra mundial, São Gonçalo cresceu absurdamente. Isso se deve ao fato das grandes fazendas que foram desmembradas, e uma proximidade a Capital, induzindo a migração de muitos nordestinos que vieram para trabalhar nas indústrias e na cidade do Rio de Janeiro. Com o crescimento demográfico a todo vapor, houve um crescimento urbano não planejado.

Aconteceu o que o sociólogo francês, Pierre Bourdieu, define como a favelização de terrenos. Isto é, há uma família que reside em uma determinada casa. Quando as crianças dessa família crescem e se casam e não tem para onde irem. Assim, é construída uma casa, conhecida popularmente como um puxado, que pode ser construído ao lado, na frente, atrás ou até mesmo em cima da casa existente. Mas o que vale ressaltar é que ele é construído apenas aproveitando o espaço existente, sem nenhum planejamento prévio.

O crescimento desordenado da cidade trouxe muitos problemas. Além da devastação da vegetação, os outros problemas são o saneamento básico precário em muitas localidades, e a falta de pavimentação em muitas ruas. Nos dias de chuva é um desastre total para quem mora nessas ruas.

Há outros sérios problemas na cidade de São Gonçalo como a falta de opção para o lazer. Faltam também saúde e educação de qualidade, apesar das estatísticas mostrarem um índice de 88,42% de alfabetizados na cidade. Na verdade, parece que há várias cidades dentro de São Gonçalo. Talvez, se os distritos fossem conectados por trens ou metrôs, a cidade se tornaria mais compacta e não seria necessário morador de bairros mais distantes irem para Niterói descarregar suas necessidades.

A cidade possui um centro, que na verdade, é chamado de Rodo de São Gonçalo. Há um bairro em especial na periferia do Rodo de São Gonçalo, o Boaçú. O nome do bairro é indígena. Significa cobra grande. O Boaçú está localizado no oeste de São Gonçalo, e é um dos poucos bairros que faz divisa com a Baia de Guanabara. Este fato faz do bairro ser especial. Há dias que começam com a neblina da manhã e uma temperatura um pouco menor do que os outros bairros da cidade que não tem essa característica.

O Boaçú será o cenário principal, onde ocorrerá grande parte do que vai ser narrado a partir de agora.

Em nome de JoãoWhere stories live. Discover now