Capítulo 10

2 1 0
                                    

A vida foi seguindo no seu ritmo. A mãe de João se desdobrando entre faxinas, costuras e qualquer outro quebra galho, para pôr comida dentro de casa. João e seus irmãos tentavam levar a vida sem o seu pai. Eles estavam matriculados numa escola pública próxima a localidade onde moravam. Mas sem o pai, e com a ausência da mãe, que agora trabalha muito para sustentá-los, João acaba sendo capitado para a bandidagem local. Primeiro ele ficou soltando fogos para avisar quando os homens estivessem chegando. Para ele era diversão. Sem perceber muito no que estava entrando, ele apenas sabia que estava ajudando a mãe dentro de casa.

Depois começou a entregar pacotes lacrados a pedido dos traficantes. Ele nem imaginava o que tinha dentro dos pacotes. Pelo menos no início. Depois de algum tempo fazendo o serviço, começou a perceber o que ele realmente estava fazendo. Mas como o dinheiro era fácil, e rápido, ele continuou a fazer. Falava pra si mesmo que aquilo ali era temporário, e que ele só iria juntar um dinheiro para dar uma vida melhor à mãe.

Bom, mas não era isso que o tráfico esperava dele. Pouco tempo depois, após algumas baixas na cadeia hierárquica do tráfico, João foi convidado a vender a droga nas ruas da comunidade. Ele tentou recuar, mas era tarde. Se dissesse não, a próxima baixa seria ele. Não teve jeito de escapar. Começou a fazer o trabalho. Logo a sua mãe ficou sabendo. Ela, mais uma vez, chorou a perda de um ente querido. Só que desta vez este ainda estava vivo.

Numa atitude surpreendente, ela juntou as suas coisas, pegou os outros dois filhos e foi embora. Não disse para onde e nem se algum dia voltava. Deixou apenas o número de um telefone com ele. Era de uma tia dele que ainda morava no Boaçú. Disse a ele que se algum dia quisesse sair daquela vida, para ligar e deixar um recado, pois ela está em contato constante com os parentes de lá. Ele guardou o papel em que o telefone estava escrito. As lágrimas começaram a descer. João se despediu da mãe e dos irmãos.

Agora ele estava sozinho. A casa era só dele. Mas nãoera isso que ele queria. Apenas queria ajudar a mãe. Acabou expulsando ela decasa. Não conseguiu sair do tráfico. Não tinha mais volta. Não tinha mais nada.��*��Z

Em nome de JoãoWhere stories live. Discover now