Subindo na vida

884 29 0
                                    

Um jovem aprendiz de uma fábrica levantava todos os dias com um sorriso no rosto para ir trabalhar. Era o seu primeiro emprego e gostava de observar tudo. Com o tempo, começou a reparar como alguns colegas trabalhavam tanto e sempre tinham a mesma rotina, sem nunca mudar nada e outros, ao contrário, dificilmente paravam no mesmo lugar por muito tempo.

Os meses foram passando, e o jovem ansiava por crescer profissionalmente. Por isso foi buscar conselhos com os trabalhadores mais velhos, que já conheciam a tantos anos aquele lugar.

O primeiro que ele foi puxar conversa sobre trabalho foi um senhor que estava lá há trinta anos:

— Você é um rapaz inteligente, ambicioso. Quer crescer, mas pode esquecer. Aqui todo mundo trabalha muito e ganha pouco. Não adianta querer fazer mais do que é capaz. Isso aqui não muda nunca e nem você vai mudar.

Que homem mais rancoroso e desiludido! Pensou o jovem. E então foi falar com um colega que tinha pouco mais que a sua idade, mas que tinha mais experiência de trabalho do que ele.

— Pra quê você quer mais do que já tem, moleque? Está bom desse jeito. Você tem o que precisa pra ter uma vida boa. Em alguns anos pode até conseguir dinheiro pra comprar um carro!

O jovem não se conformou que um colega quase de sua idade tinha essa opinião quanto à própria vida.

Os dias foram passando e o jovem ainda se questionava como fazer para crescer profissionalmente. Até que em um dia de folga, caminhava no parque e viu o dono da fábrica em que trabalhava. Por um momento hesitou em ir falar com ele, mas decidiu arriscar. Afinal, não tinha nada do que se envergonhar.

— Olá, senhor! Trabalho em sua fábrica durante a semana e gostaria de conversar um pouco sobre meu trabalho.

— Ah! Me lembro de você. É o garoto que entrou faz pouco tempo. Está com dificuldades no serviço?

— Não é isso... É que tenho grandes planos, mas não sei o que fazer para crescer. Conversei com outros funcionários da fábrica e eles só me desanimaram. Dizem que não vale a pena tentar algo maior do que já temos.

O dono da fábrica riu.

— Os seus colegas são boas pessoas, ótimos trabalhadores! Mas você notará algo neles: quem sempre faz a mesma coisa, consegue sempre os mesmos resultados e chega sempre no mesmo lugar. Aqueles que não tem coragem de mudar os seus destinos não merecem algo melhor do que já tem. Nada mais justo.

— Mas porque alguém faria a mesma coisa sempre? Porque eles não querem mais do que tem?

— Por diversos motivos. Algumas pessoas estão satisfeitas com o que têm. Uma vida simples, sem muitas ambições, pode trazer conforto. Mas alguns deles também tem medo. Medo de não serem capazes de mudar o destino, ou acham que não merecem algo diferente em suas vidas. Tudo depende do que você acredita, e o que você busca. Só conseguem atingir altos picos aqueles que ousam escalar as mais altas montanhas. A questão é o que você quer, e o porquê. Se você descobrir aonde quer chegar, nada nem ninguém te impedirá, a não ser os seus próprios medos e incertezas. Portanto não se deixe levar pelo que os outros fazem da vida deles. Descubra o que você quer e não desista.

O garoto ficou quieto e agradeceu.

— Obrigado pelo conselho, senhor. Então agora preciso pensar no que quero... Nunca pensei nisso antes...

— Eu que agradeço por ter vindo me cumprimentar. Gosto de saber que tenho alguém ambicioso trabalhando para mim. Continue perseguindo o seu sonho. Mas saiba o que você quer primeiro.

Então se despediram e cada um seguiu o seu caminho. Mas a conversa só fez o jovem pensar mais. Algumas perguntas ecoavam em sua cabeça: o meu trabalho me faz feliz? Será que é isso mesmo o que quero? Por que tantas pessoas ficam reclamando de seus trabalhos em vez de mudar? Por que se conformar com algo que não te leva a lugar algum?

Perguntas que ecoaram e continuam a ecoar. Mas as respostas ele descobriu que só ele responderia para si, e mais ninguém.

Em busca da essênciaOnde histórias criam vida. Descubra agora