Há muito tempo, existiu um revolucionário que chegou ao poder de um pequeno país banhado pelo oceano atlântico. O "Comandante" (era assim que era chamado pela população) conseguiu lutar contra as injustiças sociais nesse país pobre após ele e seu exército derrubarem do poder um ditador que estava lá há décadas.
Sua fama espalhou-se pelo mundo e muitos simpatizantes de suas causas saiam de diversos lugares para pedir treinamento em guerrilha para lutar em seus países. O Comandante, como um bom homem, recebia a todos com um grande sorriso, mas surpreendia com a sua recusa em treinar guerrilheiros.
Certa vez, um jovem idealista questionou do porquê ele não aceitar treinar novos revolucionários:
— Mas comandante, — disse o jovem – juntos podemos mudar o mundo para melhor! Lutaremos por uma sociedade mais justa. Vamos fazer a revolução do povo!
O Comandante, com um olhar fixo e com a firmeza de um militar, respondeu de imediato:
— Menino (era assim que costumava chamar a todos os jovens que iam até ele), quantos anos você têm?
— 23, senhor!
— Estudou?
— Sim! Acabei de me formar na faculdade.
— Então é inteligente! Muito bom! Me diga como alguém inteligente como você pode vir até aqui falar com um chefe de Estado e não sabe nem fazer a barba direito?
O rapaz ficou desconcertado com a resposta, não esperava ser julgado desse jeito.
— Com todo respeito, Comandante. Não sei o que isso tem a ver com a revolução, senhor. Eu luto pela justiça social, e não pelos padrões de beleza que a mídia impõe.
— Certo! Então é por isso que também não penteia seus cabelos e usa roupas velhas e rasgadas também? Ou é por que não tem dinheiro para roupas?
— Tenho dinheiro para roupas, senhor. Mas não me importo com isso. Meu sonho é mudar as pessoas, mudar o mundo. Quero revolucionar o meu país!
— Menino, vou te contar o verdadeiro segredo da revolução! A única revolução que existe é pessoal e interna. Então, se você quer mudar o mundo, comece por si mesmo. Vejo pela sua aparência e pelo seu estado que você não dá valor para si mesmo há um bom tempo. Se quiser revolucionar algo, comece descobrindo quem você é. Cuide de si mesmo e descubra o seu talento em vez de querer ir para guerra. Essa é a única revolução que realmente existe.
O jovem engoliu seco e lágrimas surgiram em seus olhos.
— Mas, Comandante! O senhor conseguiu a revolução! Com a guerrilha tomou o poder e mudou a vida de milhares de pessoas.
— Esse foi o meu caminho, o meu destino. Não me orgulho de ter conseguido isso através da guerra. Mas faço hoje o que descobri ser o meu talento. O que tenho de melhor a oferecer ao mundo é meu poder de organização e disciplina para tornar a política mais honesta e justa. Mas não tente repetir o meu caminho, a minha história. Descubra qual é o seu caminho, qual é o seu talento, que você poderá mudar o mundo com ele muito mais do que fazendo guerra.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Em busca da essência
SpiritualUma compilação de 30 histórias curtas, em formato de parábolas, que trazem reflexões sobre a vida e sobre a espiritualidade, independente de qual religião você siga.