Alfabeto Coreano

10.9K 495 179
                                    

Agora vamos falar sobre o alfabeto coreano...

Certo erudito que ajudou a criar o alfabeto coreano disse o seguinte sobre o Hangul: "O sábio pode aprendê-lo em uma manhã, e até o tolo pode aprendê-lo em 10 dias."

De fato, alguns dos que criticavam o hangul no início o chamavam depreciativamente de alfabeto Achimgul - "letras matinais". Acharam que era tão simples para eles, porque podia ser aprendido em uma única manhã.

Seja como for, a facilidade de aprender hangul permitiu que o analfabetismo fosse praticamente erradicado da Coreia. Além disso, o hangul pode ser usado até mesmo para escrever palavras que não são coreanas. Como, por exemplo, algumas palavras em inglês.

━━━━━━❰✭❱━━━━━━

한글


O alfabeto coreano era um conjunto de 28 letras, das quais 24 ainda são usadas:
14 são consoantes e 10 são vogais. Com isso, as vogais originalmente simbolizam:

(.) o céu circular como um ponto,

(-) a terra plana como um traço horizontal e,

(|) um homem em pé, como um traço vertical.


•• ────── • ────── • •

Hangul é formado por:

음 (CONSOANTE) +
음 (VOGAL) =
자모 (Sílabas)

Então a junção de consoantes e vogais formam sílabas, que é chamado de Jamo (자모) no Coreano.

E para formar um Jamo têm que estar dentro de um bloquinho imaginário. E, que também, existem variações de Jamo, que esteticamente precisa respeitar as formas.

 E, que também, existem variações de Jamo, que esteticamente precisa respeitar as formas

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

* Como elaborar uma palavra em coreano *

Hangul é formado por um grupo de letras dispostas de acordo com os fonemas da língua falada, tal como se faz nas linguagens alfabéticas. Ou seja, tem consoantes e vogais que formam um som, mas não tem um significado independente.

No Hangul, as letras colocadas na parte superior ou à esquerda representam o som inicial. E as letras colocadas na parte inferior ou à direita representam o som final. Todas as sílabas são compostas de duas ou três partes: som inicial, som intermediário (uma ou mais vogais) e, geralmente, som final.

 Todas as sílabas são compostas de duas ou três partes: som inicial, som intermediário (uma ou mais vogais) e, geralmente, som final

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Então são quantas consoantes e vogais no Hangul?

São ao todo 40 consoantes e vogais. Sendo que 19 Consoantes e 21 Vogais.

Como assim? Não estou entendo nada.

Calma, que vou explicar melhor...

Existem Vogais Simples, Vogais Derivadas e Vogais Derivadas Complexas, por isso ao total temos 21 vogais.
E existem Consoantes Simples, Consoantes Derivadas Aspirantes e Consoantes Derivadas Tensas.

Entendeu? É apenas variações das "simples". Não precisam ter receio, pois no começo é um pouco difícil, mas nada que muito esforço e dedicação não resolva né?!

• ────── •• ────── •

Hoje aprendemos as ramificações das vogais e das consoantes, mas calma que eu vou ensinar cada um por vez para não dá um nó na mente (ㅋㅋㅋ).

Vamos para o próximo passo...

Aprendendo CoreanoOnde histórias criam vida. Descubra agora