Ele é novo e já mostra astúcia - ponderou a mulher quando seu marido lamentou a esperteza do Pedro. - Mas, se começou assim, acho melhor mandar esse rapaz embora!
— Deixe disso, mulher! Ele é simplório metido a esperto, mas comigo ele não brinca.
— Olhe, estou avisando! O que você fez com os outros, com ele não vai fazer.
— Amanhã mesmo tiro minha tira de couro das costas desse idiota. Espere para ver o que vou aprontar para esse moleque! É de pequeno que se torce o pepino.
No outro dia, chamou o Pedro e ordenou:
— Hoje você vai lenhar. Mas quero lenha sem nó. E só volte para casa quando o carro de boi estiver bem cheio.
Por um instante, Pedro ficou preocupado. Mas logo ajuntou os bois, atrelou-os à vara do carro e tocou em frente. Rumou para trás da serra, onde ficava o bananal da fazenda. Lá chegando, cortou várias bananeiras, encheu com elas o carro de boi e retornou para casa, assobiando uma velha canção que aprendera quando era menino.
Do alto da varanda de sua casa, ao avistar o Pedro já na curva de volta com o carro lotado até o topo de troncos de bananeiras, o maldoso fazendeiro suou frio e empalideceu. Avaliando o estrago em seu bananal, desesperado, levou as mãos à cabeça. O Pedro aproximou-se e perguntou:
— Está zangado comigo, patrão?
— Não — disfarçou o homem.
— Fiz tudo como o senhor mandou. Tronco de bananeira não tem nó, e o carro, de tão carregado, está até matando os bois com o peso.
— É verdade — admitiu o fazendeiro, com um sorrisinho amarelo no canto da boca.
— Agora que já cumpri minha tarefa, como o patrão mandou, vou me sentar e esperar o almoço, porque ainda não deram onze horas. Depois do almoço me deito e descanso, enquanto aguardo a janta, para ir dormir de novo até chegar o meu terceiro dia de trabalho aqui na fazenda do patrão.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aventuras de Pedro Malasartes
AdventureHá séculos, Pedro Malasartes vive enfeitiçando as pessoas através de suas histórias, em muitos países do mundo. Sua lenda cresce toda vez que se atribui a ele o caso de algum astuto, que conhecemos. Este livro é feito dessas histórias que a maioria...