— Bisa!
— Sim!
— Lembra-se de ontem? — eu perguntava.
— Não me lembro de nada — ela se fazia de esquecida, escovando seus cabelos brancos.
— A senhora ia me contar do Pedro depois que ele deixou o urubu.
— Sei lá. Nem sei se me lembro direito — fingia ter esquecido, mas ajeitava-se melhor em sua cadeira e dizia que, no caminho, Pedro Malasartes encontrou um homem surrando seu burro magro. Julgando que o coitado do animal já não possuía forças para carregar peso de tanta fome, Pedro compadeceu-se dele e propôs a seu dono trocá-lo por sua porta. O homem recusou a oferta, alegando que a porta estava muito velha e já não tinha serventia. Assim, os dois puseram-se a negociar. Um pechinchava de cá, o outro de lá. A coisa do outro sempre possui defeito. Ao final, Pedro ficou com o burro em troca da porta e ainda auferiu boa quantia em dinheiro.
Durante quinze dias, ele cuidou do animal, dando-lhe pasto, milho, alfafa e água fresca. O burro ficou gordo e bonito. Mesmo assim, quando era colocado a menor peso em seu lombo, não dava um passo. Mantinha-se empacado.
Indignado com esse procedimento, Pedro Malasartes começou a matutar: "Esse burro é metido a esperto e quer me tapear. Assim ele me paga os bons tratos que lhe dou? Só quer comer e dormir. Não quer saber de trabalhar. Se pensa que sou besta, não vai precisar esperar. Isso é abuso. Ele tem que saber que só anda comigo quem é meu amigo. Não caminho com adversário. Melhor andar sozinho do que mal acompanhado. Devo dar a ele o mesmo que lhe davam os outros. Do lombo dele ainda vou ganhar dinheiro. "
Ruminando tais pensamentos, Pedro foi à loja, comprou duas latas de tinta, uma de cada cor, e pintou listras pretas e brancas no burro, que ficou parecido com uma zebra.
Quando a tinta secou, puxou o animal pela estrada afora. Numa curva de margem do rio, ao encontrar um mascate trapaceiro vendendo roupas e quinquilharias sob a sombra de uma grande árvore, presumiu:
— Eis aí outro metido a espertalhão para fazer par com este meu burro! Os dois se merecem.
Ao avistar o burro pintado, o mascate logo se encantou. Quis saber que bicho era aquele que ele nunca vira mais bonito.
— É uma zebra — o Pedro respondeu.
— Zebra?!
— Animal vindo da África.
— Da África?! — Nos olhos do mascate brilharam cifrões e ele, de imediato, quis fazer negócio.
Estrategicamente, o Pedro esquivou-se, afirmando não querer vender o animal. O mascate insistiu. Então, o Pedro admitiu que, conforme fosse a oferta, poderia mudar de ideia.
O mascate ofereceu-lhe uma bagatela. De pronto, ele recusou. Disse ser pouco dinheiro para tamanha preciosidade. Precisava, ao menos, receber o suficiente para voltar à África e comprar outra zebra igual àquela.
O homem consultou os bolsos e dispôs-se a pagar quatro vezes mais.
Pedro coçou a barba, fazendo pose de dúvida. Olhou o que o outro carregava nas malas e nos lombos dos burros e relutou:
— Vejo o seu interesse em ficar com a zebra, mas, para ir até a África, preciso de roupa, chapéu e sapatos novos. Não posso embarcar num navio esfarrapado como estou.
O mascate teimou, argumentou, pechinchou várias vezes, mas, como o Pedro Malasartes não cedeu, acabou fechando negócio.
Pedro nem vestiu a roupa nova. Colocou-a embaixo do braço e foi embora rapidamente, porque um corisco, acompanhado do ecoar de forte trovrão, riscou o céu, prenunciando grande chuva.
Quando a chuva caiu e lavou o burro, tirando-lhe as tintas de zebra, Pedro Malasartes já ia longe...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aventuras de Pedro Malasartes
AventuraHá séculos, Pedro Malasartes vive enfeitiçando as pessoas através de suas histórias, em muitos países do mundo. Sua lenda cresce toda vez que se atribui a ele o caso de algum astuto, que conhecemos. Este livro é feito dessas histórias que a maioria...