— Puxa, bisa! Por que a senhora não casou com ele?
— Deixe de ser interesseiro, menino! Quando ele ficou rico, já estava casada com seu bisavô.
— Se o bisavô não tivesse aparecido naquele baile, quem sabe a senhora ainda podia ter casado com o Pedro, né, bisa?
— Pois é! — concordou, suspirando. — Cada um tem sua sorte. Tive a minha ao lado do seu bisavô. Ele nunca foi rico, mas foi muito bom pra mim.
— Mas se a senhora tivesse casado com o Pedro...
— Pode parar com essa história, porque também não ia adiantar muito!
— Por quê, bisa?
E ela se empolgava em dizer que, tão logo o Malasartes ficou rico, inventou que estava cansado de vagar pelos quatro-cantos do mundo e quis ir passear no céu.
— De avião, bisa?
— Não! Avião nem existia ainda.
— E foi como?
— Não sei bem. Mas levou muitos dias para chegar lá. Bateu na porta e ficou esperando até São Pedro atender. De repente, ouviu o santo, arrastanso seus chinelos pelo imenso corredor do paraíso, tilintando seu chaveiro e perguntando:
— Quem é?
— Sou eu, meu padrinho protetor.
— Eu quem?
— Pedro Malasartes, seu devoto.
— Aqui não é seu lugar, bicho malandro!
— Não se sangue comigo, meu São Pedro! Só vim dar um passeiozinho.
— Passeio? — São Pedro admirou-se.
— Pois é! Estou meio cansado de andar pelo mundo e agora resolvi dar um passeio aqui no céu.
— Vá embora daqui! No céu não entra gente viva. E você, nem depois de morto.
— Que é isso, São Pedro? Só quero dar uma olhadinha boba. O senhor não vai me dar com a.porta na cara, vai?
— Você só entra aqui se voltar para a terra e melhorar muito o seu procedimento.
— Se meu padrinho está me mandando, eu obedeço. Mas vou com uma condição.
— Que condição?
— Antes de voltar para a terra, quero dar um pulinho no inferno para ver se lá é ruim mesmo.
— Quem vai pro inferno nunca mais volta, meu filho — advertiu-o São Pedro com grande bondade.
— Deixe comigo, meu padrinho.
— Estou avisando, Malasartes.
— Começarei minha obra pelas profundezas do inferno, meu santo. Quero libertar um monte de almas que pensam por lá.
—Você é quem sabe. Só não diga depois que não o avisei.
— Está certo, meu santo! Vou indo agora para não incomodar mais o senhor.
E foi.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aventuras de Pedro Malasartes
AdventureHá séculos, Pedro Malasartes vive enfeitiçando as pessoas através de suas histórias, em muitos países do mundo. Sua lenda cresce toda vez que se atribui a ele o caso de algum astuto, que conhecemos. Este livro é feito dessas histórias que a maioria...