Não quero casar com a filha do rei

1K 6 0
                                    

A situação do Pedro Malasartes estava tão ruim, que, além da fome, de seu chapéu gasto e furado e da roupa em farrapos, possuía apenas um velho saco de juta rasgado.
Nessa penúria de dar dó, só viu saída em ir para baixo de uma ponte da estrada, meter-se num saco e ficar ali até que alguém passasse.
Quando ouviu um trotar de cavalo aproximando-se, começou a gritar de dentro do saco:
— Não quero casar com a filha do rei. Não quero casar com a filha do rei...
Ao ouvir os gritos, o cavaleiro foi saber o que estava acontecendo. Abriu o saco, de onde o Pedro saiu com a seguinte história:
— Graças a Deus o senhor me libertou. O malvado do rei, só porque não quero casar com a filha dele, mandou me enfiar neste saco e me jogar aqui no rio até eu mudar de ideia. Não aguento de tanta fome, mas mudar de ideia não mudo.
— Por que você não quer casar com a filha do rei?
— Porque sou um homem fiel. A princesa é moça bonita e seu pai é dono de tudo, mas amo minha noiva e é com ela que quero casar.
De imediato, o cavaleiro, verdadeiro lobo sob pele de carneiro, vendo vantagem naquele casamento, propôs:
— Por isso não, amigo! Conte comigo para ajudá-lo. Deixe-me entrar nesse saco, pegue o meu cavalo e suma logo, para bem longe daqui. Mas, antes, espalhe na cidade, para chegar aos ouvidos do rei, a história de que passou por aqui e ouviu o moço gritando que quer casar com a filha do rei.
— Muito bem! Se é de seu gosto casar com a princesa no meu lugar, entre no saco!
O cavaleiro, sem pestanejar, meteu-se no saco e começou a berrar:
— Quero casar com a filha do rei. Quero casar com a filha do rei...
Pedro amarrou a boca do saco, subiu no cavalo e foi embora.
O rei, quando soube da história do homem dentro do saco gritando, na margem do rio, que queria casar com sua filha, mandou seus capangas darem umas pauladas nele e prendê-lo por uns dias, para aprender a não ser besta de pretender casar com a princesa.
Com o dinheiro da venda do cavalo, Pedro comprou roupas novas, chapéu da moda, jantou e comprou corda para sua viola.

Aventuras de Pedro MalasartesOnde histórias criam vida. Descubra agora