Enquanto Pedro Malasartes dormia tranquilamente, o fazendeiro passou o resto daquele dia coçando a cabeça em busca de um serviço que o ladino não conseguisse fazer. À noite, a esposa viu-o rolando na cama sem conseguir pegar no sono. Sabia sobre o acontecido e o que afligia o marido. Mas não falou nada, pois o teimoso não lhe daria ouvido.
No dia seguinte, o fazendeiro chamou o Pedro e comunicou-lhe sua intenção de ir com a esposa até a cidade. E, enquanto fosse e voltasse, queria que ele mudasse os móveis da sala para o quarto e os do quarto para a sala. Pedro acatou a ordem, como sempre fazia:
— Sim, patrão! Se é de seu mando, eu faço.
Julgando que assim o Pedro não conseguisse cumprir sua ordem, ao sair de casa, o fazendeiro trancou as portas da sala e do quarto.
Ao perceber a malvadeza do patrão, Pedro não teve dúvida. Disse a si mesmo: "Se os móveis não passam pela porta, vão pela janela." Desse modo, foi até o celeiro, pegou um machado, cortou os móveis da sala e jogou todos os pedaços para dentro do quarto. O mesmo fez com as camas, cômodas e guarda-roupas.
Ao voltarem, a patroa ficou furiosa:
— O que você fez com os meus móveis, seu imbecil?
— Desculpe, patroa! Mas só obedeci à ordem do patrão. — E, virando-se para o fazendeiro, perguntou-lhe: — O patrão está aborrecido comigo?
— Estou nada — respondeu, mordendo a língua para que não berrasse toda a raiva que estava sentindo.
Enfurecida, a mulher disse mil desaforos ao marido. Ao fim da discussão, ainda explodiu:
— Não quero saber de nada! Quero móveis novos, custem o que custarem. Já lhe disse que esse moleque é mais esperto do que você, seu pamonha.
Diante disso, o Pedro começou a rir.
— Está rindo de quê? — perguntou-lhe o fazendeiro.
— Da sua cara, meu patrão.
— Da minha cara?
— É! Está zangado comigo?
— Não estou, não.
— Então está bem. Vou deixar vocês discutindo à vontade, que em briga de marido e mulher ninguém deve pôr a colher.
O marido ainda tentou convencê-la de que não tinha dinheiro para novas mobílias. Mas ela rejeitou a argumentação e, aos gritos, mandou-o vender os porcos do chiqueiro e comprar-lhe móveis novos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aventuras de Pedro Malasartes
AdventureHá séculos, Pedro Malasartes vive enfeitiçando as pessoas através de suas histórias, em muitos países do mundo. Sua lenda cresce toda vez que se atribui a ele o caso de algum astuto, que conhecemos. Este livro é feito dessas histórias que a maioria...