Quem acaso decidisse encarar a chuva e andar pela rua das estrelas partidas exatamente naquele momento acabaria por ouvir a seguinte exclamação saída de uma viela suja.
- Todos os deuses estão mortos?!
Por sorte não havia ninguém para ouvir Haltr exclamar aquilo, provavelmente. Ele ainda estava estupefato com a revelação e teve de repetir a frase pois era difícil de acreditar. Ele nunca foi muito religioso, mas tinha certeza de que os deuses existiam. A ideia de um mundo sem nenhum deus lhe parecia errada de alguma forma, estranha demais. Agora que havia parado para pensar naquilo percebia que era curioso como nunca ligou muito para deuses mas achava um grande absurdo que todos estivessem mortos. Se lembrou de como Halgen rezava para luna com muita devoção. Foi como se sua boca falasse sozinha rejeitando a ideia antes mesmo que pudesse pensar direito nela.
- Iratir e Enkidu... esses podem até estar mortos, mas e quanto a Luna? Hein? - Questionou como se tivesse matado uma charada.
Sieh suspirou como se cansada e balançou a cabeça negativamente, respondendo:
- Luna não existe. Tampouco Esens.
- Qual é Sieh! Uma hora diz que estão todos mortos e agora diz que não existem? Estão mortos ou não existem? O que afinal?! - Dizia Haltr de um modo mais impaciente do que pretendia.
Sieh apenas pareceu lamentar em silêncio, sem demonstrar irritação. Dava a impressão de que não era a primeira vez que ela tinha aquela conversa com alguém.
- Os lustsi recordam de sua história, lembramo-nos de coisas desde quando o mundo girava. Luna nem sempre existiu.
- Ela está no céu! Quer dizer que antes não estava?
- A lua está no céu, mas não é uma deusa. Ninguém cultuava Luna a três mil anos atrás. É só algo inventado, nem todos os deuses realmente existem... digo... existiram.
- Mas quando encontrei vocês pela primeira vez vocês falaram de luna! Algo como... que ela e Iratir estivessem com quem estivesse passando. Ou abençoasse a quem passasse, algo assim.
- É verdade. Mas é só pra agradar os seguidores de Luna, que são a maioria por aqui. Onde quer que estamos falamos para que a divindade mais cultuada esteja com as pessoas, junto com Iratir. São só palavras. Para que as pessoas simpatizem conosco. Ninguém nunca nos persegue por nossas crenças porque acreditam que respeitamos todos os deuses. Mas Luna não existe. E todos os outros estão mortos.
- Não pode ser... e-eu nunca ouvi falar disso. Todos os deuses estarem mortos... Todos mesmo? Todos?! - Haltr estava incrédulo.
- Se eu fosse apenas uma lustsi, você poderia duvidar porque recordamos nossa história, milênios e milênios. Mas os registros podem falhar. Serem mudados e as histórias se confundirem quando passam de mãe para filha. Mas eu também sou uma enk. - A voz de Sieh pareceu falhar um pouco - Eu r-realmente senti isso... senti o vazio. Uma das memórias de Enkidu, seus sentimentos... queria não ter visto. Antes eu podia duvidar, agora sei que é verdade. - O olhar dela pareceu meio perdido de novo, angustiado.
- Todos os deuses estão mesmo mortos? Mas... como?
Haltr sentiu um estranho vazio também quando a ideia finalmente começou a penetrar em sua mente. Se perguntou se aquela sensação de vazio seria o mesmo que Sieh sentiu. Mas não poderia ser. Ela realmente parecia estar em um transe quando ele a encontrou. Aquela ideia fazia o mundo parecer um lugar desolado.
- Acho que eu não devia ter dito a você essas coisas. - Confessou ela - Me perdoe. Acho que eu não precisava ter compartilhado isso com você. Você ficaria melhor sem saber de nada. Feliz é quem acredita em falsos deuses, ou aqueles que se negam a acreditar que os antigos morreram. - Dizia ela com tristeza.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Entre a escuridão e a aurora
FantasiAs aventuras de Haltr se passam em um mundo parecido com o nosso. Ele tem continentes e mares como os nossos. É composto predominantemente por humanos. Com poucas raças humanoides espalhadas pelo mundo. A principal diferença com relação ao nosso mun...