Capítulo Oito - 30 semanas

212 22 9
                                    


30 semanas de gestação - Três meses de viagem
42 Moris Ave, Morristown, Nova Jersey, Estados Unidos - 13:56 PM


Noah parou com o táxi na porta da casa de Ella e ligou para a amiga, pedindo para o taxista buzinar algumas vezes também. Ela tinha uma consulta com a ginecologista e ele iria com ela, fazendo aquilo que Daniel havia pedido: tomar conta de já estava com uma barriga enorme e parecia um pouco mais descoordenada que o normal. Ajeitou a blusa cinza que usava, puxando para baixo a parte que teimava em ficar subindo por causa da barriga, e a camiseta xadrez que usava por cima estava aberta, e nem se quisesse poderia fechar, porque a barriga impedia qualquer tentativa. Veio andando mais lentamente, com uma expressão meio emburrada.


- Noah, nossa consulta é daqui a uma hora quase, por que você me apressou dessa forma? - ela perguntou, enquanto ele abria a porta traseira do táxi e a ajudava a entrar. O rapaz deu a volta, entrando pelo outro lado e encarando a amiga. - Eu poderia ter, pelo menos, penteado o cabeço direito, olha o meu estado! - ela reclamou, apontando para a própria cabeça, onde os cabelos estavam todos puxados num coque bagunçado e presos de qualquer maneira.
- Você sabe que eu não gosto de chegar atrasado. - tentou explicar, mas Ella apenas rolou os olhos.
- Atrasado é diferente de extremamente adiantado. - ela olhou no relógio. - Vamos chegar uns quarenta minutos antes da hora, se eu tiver que ficar lá esperando, você vai ver só.
- Dá pra você relaxar, por favor? A Doutora Adelaide já disse que você não pode ficar se estressando a toa. - Noah disse, olhando no seu celular, enquanto a amiga bufava ao seu lado.
- Se as pessoas cooperassem, eu não precisaria me estressar. - respondeu, atravessada.
- Hormônios... - ele cantarolou, encarando Ella pelo canto dos olhos, vendo a sombra de um sorriso brotar em seus lábios. - Vamos lá, se você der um sorriso agora, eu compro um sorvete de chocolate pra você.
- Não me trate como uma criança, Noah. - Ella riu mais abertamente, parecendo um pouco mais relaxada. - E você sabe que a Adelaide disse que eu precisava emagrecer, não engordar mais.
- Ela só vai ficar sabendo se você contar. - o rapaz disse, dando de ombros. Ella parecia estar pensando sobre e ficou em silêncio por alguns minutos, até que respondeu:
- Mas se for assim, eu quero sorvete de menta com chocolate, com calda de chocolate. Um pote, do grande. - pediu, fazendo a expressão que tinha descoberto que fazia com que ganhasse qualquer coisa, de qualquer pessoa. Bastava um pequeno sorrisinho e as mãos apoiadas na enorme barriga.
- Tudo bem. - Noah respondeu, balançando a cabeça lentamente. - Você e essa carinha são extremamente perigosas.

🤰 👶 👪


Ella e Noah estavam sentados na sala de espera do consultório da Doutora Adelaide há quase quarenta minutos. A menina não estava com uma expressão muito agradável, enquanto o rapaz ficava a encarando, tentando fazê-la rir. Ella fez uma careta, levantando por um instante e esticou as costas, reclamando que estava com dor de tanto ficar sentada naquela cadeira desconfortável. Caminhou um pouco de um lado para o outro, até que a porta da sala abriu e Adelaide surgiu, com um sorriso breve nos lábios.

- Vamos, Ella. - Noah pegou a bolsa da amiga e caminhou atrás dela até dentro do consultório. Eles se sentaram nas cadeiras que tinham em frente à mesa da médica, que se sentou na sua própria, olhando atentamente para a grávida. - Como está se sentindo?
- Irritada. - disse, sincera, mas rindo logo em seguida. - Cansada, com muito sono e muitas dores nas costas.
- Normal, você está entrando no terceiro trimestre, o bebê está ficando grande, as coisas tendem a ficar um pouco mais desconfortáveis. Você pode usar mais travesseiros, apoiar as costas, apoiar a barriga. Se exercitar também ajuda bastante, mas nada muito pesado ou que exija esforço. Uma caminhada leve pela manhã, aulas de hidroginástica, ioga, pilates. Tudo isso vai ajudar no seu humor, no cansaço, nas dores e, principalmente, no peso que não estamos conseguindo manter dentro da meta, não é mesmo?
- Eu estou tentando muito manter o peso, seguir a dieta, mas é muito difícil. Eu sinto muita fome e o bebê não quer comida saudável. - Ella brincou, vendo a médica balançar a cabeça lentamente, como se não acreditasse na desculpa que ela deu.
- Posso caminhar com você alguns dias da semana antes do trabalho, talvez uma companhia te anime, te faça realmente sair de casa e se exercitar. - Noah comentou e Adelaide pareceu ter gostado da sugestão.
- É uma excelente ideia, porque estamos vendo que sozinha ela não fará nada. Podem começar com duas vezes na semana, aumentando para, no máximo quatro, conforme sentir que você aguenta o ritmo, as distâncias e o exercício. Já que você está me enrolando desde o início da gravidez, começar a se exercitar assim na fase final requer mais cuidado. Enfim, vamos ver o peso? - Adelaide falou, levantando de sua cadeira e seguindo até a balança que tinha perto da mesa de exames. Ella subiu na mesma evitando olhar para a médica que movia os pesos para saber o valor exato e encarava Noah, que estava sentado ao seu lado direito. Ela fez uma leve careta, como se estivesse com medo do que ouviria a seguir. - Nós tínhamos dito um quilo por mês, certo? Mês passado você tinha engordado dois e no quarto mês tinha engordado três, mas acho que a bronca fez efeito, porque você engordou 900 gramas da última consulta pra cá. - a médica fez uma expressão de orgulho, rindo da pequena comemoração que Ella fez.
- Eu tenho tentado muito, muito mesmo controlar a alimentação e o Noah é minha testemunha, mas tem dias que não consigo, é mais forte que eu.
- Sair da dieta que planejamos um dia ou outro, não tem problema, mas comer apenas besteiras como você quer todos os dias, não dá e você sabe muito bem. - a doutora comentou, pegando o medidor de pressão arterial. Pediu que Ella se sentasse na mesa de exames, prendendo o aparelho em seu braço. - 11 por 7, está excelente e mantendo o mesmo nível ao longo dos meses. As caminhadas também podem ajudar para manter a pressão estável, o que é importantíssimo nesse momento final da gravidez.
- Minha mãe me faz tomar, pelo menos, dois copos de suco de laranja todo dia. Ela diz que é bom para manter a pressão estável. - a menina comentou, vendo a médica balançar a cabeça.
- É ótimo, além de ser fonte de vitamina C. Por falar nisso, ainda está tomando o suplemento que eu receitei? A sua taxa de ferro estava um pouco abaixo do que desejável no último exame de sangue.
- Estou sim, minha mãe não me deixa esquecer.
- E ela tem comido porções diárias de alimentos ricos em ferro, sei porque me responsabilizei por isso. - Noah comentou, se sentindo muito importante.
- Você está muito bem cercada, Ella. - Adelaide disse, apontando para que a menina deitasse na mesa de exames. Tocou sua barriga, verificando a altura do útero e o tamanho e posição do bebê, depois pegou um estetoscópio, encostando à barriga para ouvir os batimentos cardíacos. - Está tudo bem, a barriga está no tamanho dentro da normalidade, os batimentos normais. Você tem sentido algum desconforto além das dores nas costas? Dor nas pernas? Notou alguma veia mais aparente ou a formação de varizes? Os enjoos passaram?
- Não, nadinha. E os enjoos passaram de vez, graças a Deus.
- Graças a Deus mesmo. - Noah murmurou, lembrando da noite que passou com a amiga, enquanto ela enjoava por tudo o que via pela frente. Ele não dormiu por pura preocupação, medo que ela se sentisse mal de madrugada e ele não visse. Pensou que esses enjoos eram mais comuns no início da gravidez, mas Ella teve esse problema até perto do sexto mês e foi um dos motivos pelo qual a sua alimentação era tão ruim, ela, basicamente, só conseguia comer pizza, morango e maçã. Agora que essa fase tinha passado, Lena tinha colocado muitas verduras e legumes em sua alimentação. Nem parecia a mesma pessoa.
- Só vou medir a circunferência da sua barriga e terminamos. - a médica disse, pegando uma fita métrica, passando pelas costas da menina e juntando com a ponta na altura do seu umbigo. - Você está com 31 centímetros. Geralmente a barriga acompanha a quantidade de semanas da gestação, mas está tudo dentro da normalidade. Só deve significar que o bebê é grande. E vai crescer ainda mais nesse último trimestre.
- Eu vou explodir. - Ella brincou, ajeitando a blusa e se sentando na mesa.
- Então tá certo, continue comendo os alimentos ricos em ferro e tomando o suplemento, e me traga um novo exame de sangue na próxima consulta, para eu ver se o nível de ferro normalizou. Faça as caminhadas, melhores a alimentação, cuide da pressão, não se estresse por bobeira. Estamos entrando na fase final da gravidez, agora pode parecer que vai demorar mais que o normal para o tempo passar, mas quando você menos esperar, seu bebê estará nascendo. - Adelaide falou, sorrindo de lado. - Se estiver desconfortável para dormir, vê se você acha uma daquelas almofadas compridas, que você apoia ao longo do corpo, vai te ajudar a dormir melhor.
- Ah, eu sei qual é. Vou procurar depois. - Ella disse, tentando anotar isso mentalmente. Ela se levantou da mesa de exames, onde ainda estava sentada. - Muito obrigada, Adelaide.
- Até mês que vem. - a médica disse, abrindo a porta do consultório para os dois amigos.
- Até. Tchau. - disseram ao mesmo tempo, se despedindo brevemente dela, caminhando ao lado até a saída.

DylanOnde histórias criam vida. Descubra agora