É incrível como o Wattpad reúne pessoas tão jovens que já são tão talentosas e envolvidas com a literatura. A mim isso só traz felicidade e a certeza de que teremos, futuramente, mais adultos sensíveis, carregados de conteúdo, levando a arte da escrita às próximas gerações.
Terminado o devaneio, eu falo agora de Larissa, de apenas 16 anos, escritora do divertido livro "Os Mortos Contam Histórias".
E porque eu fiz questão de destacar o livro de Larissa como "divertido"?
Porque optar pelo humor é uma escolha rara dentre os adolescentes, que tendem a ser atraídos pelo drama, pelo sentimentalismo autoindulgente. Não se levar à sério não é comum aos mais novos, por esta ser uma qualidade que requer o desprendimento que só vem com a maturidade.
E a maturidade de Larissa está em sua escrita também. Na forma, principalmente, como enxerga seus personagens.
Veja este trecho inspirado.
Apesar de James, o mordomo da família Finkler, estar aflito com a possibilidade de ser demitido, ele chega a seguinte conclusão:
"... Mas eu não vou me desesperar! Encararei minha sentença de cabeça erguida"
Para, logo depois, sem qualquer sinal de sua demissão, se jogar aos pés de seu chefe.
– Por favor, senhor, não me mande embora! Sei que passei um pouco dos limites, mas sempre fui um bom empregado! Bom, tirando aquela vez em que quase incendiei a casa...
– James...
– Também teve aquela vez em que quase derrubei vossa mãe na escada.
– James, já chega!
Apenas com esse trecho não é possível se render ao humor trágico de James? Não é possível descrevê-lo em sua mente?
Veja, agora, que construção objetiva e rica em graça e significados:
Madalena Whinstcher era a viúva mais nobre e endividada de toda Auberlley.
... Só não vendeu sua casa e a si própria porque Arthur Finkler a ajudou, fazendo pequenos empréstimos e convencendo juízes a parcelarem e diminuírem suas dívidas.
São clichês.
O mordomo severo com os empregados, mas frouxo com os patrões. A madame gorda, abarrotada de dívidas, mas que vive no glamour do passado.
Mas são clichês bem explorados, assim como fez Lêticia em seu livro "O Último Verão", minha primeira resenha, e que mostram como essas meninas estão no caminho certo.
Se quer desconstruir clichês, ser original e desafiador, aprenda antes a usar muito bem as bases da arte da escrita, assim como está fazendo a Larissa.
Aqui cabe um conselho rápido, antes de prosseguirmos a resenha.
Larissa, tão importante quanto escrever é revisar e editar seu texto. Há alguns errinhos, como mudanças de tempo verbal e repetições de informações, que empalidecem um pouquinho seu ótimo livro e que seriam facilmente corrigidos na revisão.
VOCÊ ESTÁ LENDO
1001 Resenhas [Fechado]
Random"1001 Resenhas" é um projeto em que ofereço resenhas a todos os escritores que queiram uma crítica sincera de seus livros. Servirá também, principalmente depois do crescimento do projeto, para revelar ótimas obras que possuam poucas leituras. As re...