VII

35 3 1
                                    

O professor não vira quando Joana quebrou sua lousa na cabeça de Nathan. Mas toda a sala viu e ficaram calados. Nathan sentou em sua mesa, e tirou de sua mochila uma cola e colou a lousa. Não ia segurar muito, mas para aquela aula serviria.

-Porque você fez isso? estava louca? Mariana sussurrou para Joana

-Me desculpe, Mariana. Mas quando ele me importunou eu perdi as estribeiras. Disse, sentando em sua carteira.

-Amiga, foi incrível o que você fez! Bem feito pro irmão bobão da Mariana ter vindo te oportunar, Disse Viviane, que ria da situação.

-Joana, você sabia que quando a sr. Blythe e o dr. estudavam juntos, ela também bateu uma lousa na cabeça do dr., e hoje são casados!  Disse Fabiana, olhando para Luisa que saira correndo para a mesa de Nathan.

-Oh, meu amorzinho, aquela estúpida não tinha direito de te bater desse jeito! mas que selvagem! será que no Brasil isso é comum? Disse Luisa, passando a mão na cabeça de Nathan, que parecia extremamente desconfortável com a situação.

-Eu estou bem, Luisa. Vá sentar em sua carteira.

-Claro meu amor. Luisa se levantoue deu um beijo na bochecha de Nathan. Quando ela se virou, ele fez cara de nojo e tentou limpar o beijo.
As meninas riram, menos Joana, que estava séria olhando pela janela. É obvio que ela queria dar uma boa gargalhada da situação, mas seu orgulho falara mais alto.

-Qual foi Nathan? Por que diabos você foi falar com a orfã? Disse um menino ruivo e com os olhos castanhos. Seu nome era José Hanz.

-A Joana não é orfã. Os Blythe são a família dela. E  ela tem algo de diferente, não é como todas as garotas.  Nathan disse alto o suficiente para que Joana ouvisse. É claro que ela ouviu e ele percebera, Pois Joana se estremeceu e sua bochecha ficara mais vermelha do que já é, e Joana virou para outro lado para que Nathan não visse que estava corada

-Cara, você está noivo da minha irmã, o que você quer com essa brasileira selvagem? Disse um menino com cabelos loiros e olhos azuis escuros. Era irmão de Luisa, e se chamava Carlos Velt.

-Brasileira, selvagem e bela, não se esqueça Carlos. Disse outro menino parecido com Carlos, mas seus olhos eram esverdeados e ele tinha o cabelo dourado. Era Anthonie Velt.

-Se bem que ela é bonita mesmo, Disse Carlos.

-Muito bonita, meu caro Carlos. Muito bonita. Sorriu Nathan para Joana, que fingiu não ver.

-Mas com certeza Fabiana é bem mais bonita. Disse Anthony. Todos sabem que Anthony e Fabiana são apaixonados um pelo outro, e provavelmente se casarão.
...
Assim que Joana contou para Anne da lousada, um flash passou por sua cabeça: A cena em que Anne também quebrara a sua lousa na cabeça de Gilbert, anos atrás, quando estudavam em avonlea.

-Sim, eu sei que está pensando na lousada que deu em Gilbert em avonlea.

-Nunca pensaria que daria uma lousada em meu futuro marido. Quem sabe não é a mesma coisa com você hein? Anne sorrira com malicia para Joana, que fechou a cara no mesmo instante.

-Nathan Lewis tem uma Noiva, Anne. Uma noiva. E além do mais, eu NUNCA me casaria com Nathan Lewis. Joana saiu pisando duro.

-Eu também disse isso, meu amor. Eu também disse. Anne pensou alto.

Gilbert havia acabado de chegar, e viu Joana brava e Anne sorrindo para o nada.

-O que aconteceu, meu amor? Vi Joana pisando duro enquanto subia as escadas.

-Joana foi importunada por um menino no meio da aula e adivinha?

-não faço a mínima idéia.

-Joana quebrou a lousa na cabeça do menino. Disse Anne, rindo. Gilbert sentou ao seu lado e começou a rir também.

-Acredito que Joana dissera que nunca se casaria com o tal menino.

-Ela disse exatamente isso. Disse Anne, com os olhos cheios de lágrimas de tanto rir.
...
Era o segundo dia de aula de Joana. E ela não estava tão animada como no dia anterior. Gilbert comprara uma nova lousa para Joana, que iria devolver a lousa de Nathan.

-Aconteceu alguma coisa, quedida?  Gilbert perguntou, percebendo que Joana não comera quase nada.

-Não estou afim de ir a escola e ver Nathan novamente. Disse Joana, com a mão apoiada no queixo.

-Eu bem vi a cena da lousada ontem. Acertou em cheio a cabeça do Nathan. Depois ele ficou todo bobo pro lado da Joana. Igual todos os meninos. Disse Gem, que estudava na mesma classe que Joana.

-E eu bem vi você de gracinha pro lado de Viviane Adrez. Disse Joana, com a cara emburrada olhando para Gem.

-É diferente, eu não dou lousada na cabeça das meninas que eu gosto. Disse gem, já implicando com Joana.

-EU NÃO GOSTO DE NATHAN LEWIS. Joana levantara da mesa, pegara seu chapéu e sua cesta e saira correndo para a escola.

-É obvio que gosta. está escrito em sua testa. Disse Gem, também pegando suas coisas e indo para a escola. Anne e Gilbert estavam ocupados demais, rindo, para brigar com Joana que se exaltara na mesa.

Joana of Ingleside Onde histórias criam vida. Descubra agora