XV

33 2 1
                                    

-É uma piada né? Isso não pode estar acontecendo! Joana agora estava totalmente sem saida.

Joana saiu aos berros para Rainbow Valley, para procurar Gem.

-Gem! JAMES MATTEO BLYTHE!

-Você sabe que eu odeio que me chamem assim. e eu não sou surdo. Ele estava bem atrás dela, em cima de uma árvore, deitado num galho.

Joana subiu na arvore, e Gem sentou para que Joana senta-se ao seu lado.

-A casa caiu. Joana já foi falando sem rodeios.

-Casa? que casa? A nossa casa? Joana alguém se machucou? Gem ficou um pouvo desesperado e Joana ergueu uma sombrancelha. ah, ainda não existe essa expressão aqui, pensou.

-O que eu quero dizer é que sujou tudo. Enfim, Carlos descobriu tudo e quer me forçar a casar com ele, se não ele conta tudo para todo mundo.

Gem deu uma gargalhada.

-Posso saber qual é a graça?

-Eu não acredito que Carlos seja tão idiota a esse ponto. E você vai fazer o que?

-Não faço a mínima ideia. É por isso que preciso de você, querido irmãozinho. Joana disse e apertou as bochechas de Gem.

-E você quer que eu faça o que?  Que eu tire essa ideia rídicula da cabeça de Carlos? Por que se for isso poee esqueçer, aquele lá enquanto não consegue o que quer, não desiste.
Joana deu um suspiro.

-Então o que eu faço, Gem? se carlos der com a língua nos dentes Nathan vai morrer esfolado pelo pai, e se ele não morrer, será levado para Inglaterra.

Gem levou a mão ao queixo

-Então é verdade mesmo? Nathan vive me dizendo que se algo der errado com seu casamento com Luiza, o pai iria esfola-lo. E eu achando que era só exagero dele.

-Gem o que eu faço! Você tem que me ajudar! Joana disse sacudindo Gem.

-Eu?  a senhorita abre as pernas e eu que tenho que concertar sua burrada?  Gem disse num tom de deboche. e Joana deu um soco no ombro dele.

-Eu esperava que você vosse um pouquinho mais prestativo com sua irmãzinha querida.

-Prestativo como Joana? Você quer que eu faço o que exatamente? Você está completamente sem saída.

Joana cruzou os braços, mas sabia que era verdade. Ela estava sem saída.

-Tem razão. Não há nada do que se possa fazer.  Joana e Gem desceram da árvore e Joana fora para Ingleside Jantar, e Gem fora chamar seus irmãos para fazerem o mesmo. Joana não disse uma palavra durante o jantar, não deu nem um sorriso se quer e nem aceitou comer a torta de baunilha com cerejas e amoras que Susan preparara. Ela apenas subiu para seu quarto e começou a chorar. Anne não fora até o quarto por que achara que Joana precisava de um tempo sozinha. E então a menina pegou no sono, depois de chorar e chorar.
...

O domingo amanheceu péssimo tão péssimo quantos as grandes olheiras, os olhos inchados e o nariz vermelho de choro que Joana acordara. Como se costume nem fora a missa com os Blythe. E quando eles voltaram a garganta de Joana deu um nó. Ou era agora, ou não era nunca mais.

Joana então saiu na direção que todos conheciam bem: A casa dos Velt's
...
Joana não precisara bater na porta, pois estavam os irmãos Velt, seus pais e... Nathan, Mariana e seus pais. Joana sentiu seu estômago embrulhar e engoliu em seco.

-Joana Blythe. A que devo a honra de sua visita? Gritou Carlos, triunfante, e todos viraram para Joana, e Nathan deu um sorriso com os olhos. Mariana e Luisa correram para abraça-la

-Joana! Que bom você veio! Quer almoçar com a gente? Disse Luisa e Joana mordeu o lábio. Ela tinha acabado de conquistar sua amizade, e voltar a estaca 0 era realmente deprimente.

-Não, obrigada. Eu só vim para falar com Carlos.

-Eu estou bem aqui. Pode dizer. Carlos apareceu atrás dela e Joana viu Anthony engolir em seco. Ele já devia saber. Ela já imaginava Carlos triunfante contando para Anthony como se acaba-se de ganhar um troféu.

-Podemos conversar a sós? Joana respirou fundo e se virou para Carlos.

-Não vejo motivo algum. Se quer dizer algo comigo pode dizer para minha família. Não temos segredos entre nós, não é Nathan? E então Carlos se virou para Nathan e ergueu a sombrancelha com um largo sorriso triunfante.

-Certamente, Carlos . Nathan disse friamente.

Joana respirou fundo e falou sem rodeios.

-Então, está bem. Só vim aqui para dizer que eu aceito seu pedido de casamento.

Joana disse de uma vez só, quase atropelando as palavras, e deu um rápido beijo nos lábios de Carlos e saiu correndo. Mas de canto de olho viu Nathan parada como uma estátua, branco como uma folha de papel, e uma fina lágima solitária rolou em seu rosto. Enquanto corria ela ouviu Carlos gritando e estourando uma garrafa de champanhe, e todos batendo palma e gritando também.
...
Joana chegou em Ingleside e para sua sorte estavam todos ao redor da lareira. Anne e Gilbert estavam lado a lado, com Anne tricotando, as crianças brincavam e Gem estava com... Ivanna Gine? os dois finalmente se assumiram? Ainda bem, eu já estava cansada de planejar chás aqui em casa com as meninas apenas para Ivanna Gine beijar Gem no quintal.

-Olhe Joana, Gem e Ivanna estão namorando! Di disse todo feliz.

-Eu também tenho uma notícia. Eu e Carlos Velt iremos nos casar. Joana disse e Gem levou a mão na testa, e Anne e Gilbert respiraram fundo. Não havia outra saida. Joana amava Nathan o suficiente para deixa-lo ir. Ou seu amor partiria, ou ele morria. Melhor ver Nathan longe e a salvo do que dentro de um caixão, em Glen St. Mary ou na Inglaterra. 

Joana of Ingleside Onde histórias criam vida. Descubra agora