Fernando só levantou depois das dez. Sentia-se bem e mal ao mesmo tempo; queria dormir mais, mas tinha muita coisa para fazer, muito pensamento para colocar em ordem e um longo vídeo para editar e postar ainda naquele dia. Já estava atrasado. Precisava comer alguma coisa e ir trabalhar. Decidiu não almoçar para poupar tempo. Tomou um brunch sozinho: o que sobrou da pizza do dia anterior. Enquanto perdia tempo no celular, relia a conversa curta de dois dias antes com Giovani, marcando o encontro no bistrô. Ele não aparecia online agora; devia estar na casa da mãe. Será que eu mando uma mensagem? O tom do bilhete de despedida não parecia bom. "Até algum dia" podia ser dia nenhum, um futuro decidido ao sabor do acaso, que afastava de Giovani a responsabilidade de fazer um reencontro acontecer.
E então Fernando começava a se questionar a conversa de ontem, as revelações, as confissões, o sexo inesquecível, e a assustadora consciência de que Yuri tinha razão: tudo estava voltando agora. Bastou um encontro para tudo que o Fernando adolescente sentiu tomar de assalto o coração do Fernando adulto, que se viu outra vez apaixonado por um Giovani escorregadio, fugitivo. Por que ele fazia isso? Por que decidiu voltar só para fugir de novo e bagunçar a vida de Fernando de novo? Será que eu mando uma mensagem? Um bom dia? Será que eu pergunto se tá tudo bem? De novo aquela sensação de não saber o que esperar, o que dizer, aquele aperto no peito, a espera por alguma palavra, alguma reação...
Tô velho demais pra isso, Fernando disse a si mesmo como forma de tentar se poupar de voltar a sofrer aquele sofrimento que já conhecia de cor e salteado. Giovani continuava o mesmo afinal, Fernando já sabia seu modus operandi. Decidiu deixá-lo curtindo os pais antes de viajar e continuar dando conta dos seus afazeres, que eram sua única certeza, única responsabilidade. Ligou a TV da sala para ter companhia enquanto respondia mensagens no celular e se preparava para revisitar o vídeo de ontem.
Mais de dez minutos de gravação ficaram de fora do arquivo final. Olhando pelo ângulo de quem assistia, Fernando agora percebia: havia uma tensão quase inflamável entre eles. Não exatamente sexual, ou não só sexual, mas era nítido ao olhar crítico que existia um sem-fim de palavras não ditas ali, de sentimentos à flor da pele, que o álcool e a brincadeira ajudaram a expor, mas não por completo. E ficava claro como o céu da manhã por que Fernando um dia amou tanto aquela criatura, e ainda mais claro por que o amava agora, tanto tempo depois: porque estava pronto; maduro como um fruto à espera da colheita, o que só piorava o cenário, pois agora ele estava de partida.
O vídeo foi ao ar às três da tarde, conforme a programação pontual de Fernando. Às quatro veio a mensagem de Yuri, que repetia sete em cada dez comentários feitos no YouTube:
"Me diz que vcs transaram depois disso por favor"
Os inscritos no YouTube ficaram no vácuo; Yuri foi o único que recebeu uma resposta.
"Até falar chega"
Ele não conhecia Giovani tão bem quanto Fernando, mas sabia da história o suficiente para aconselhar que o amigo mantivesse os pés no chão e desse um passo de cada vez para evitar se machucar de novo com tudo isso. Mas era difícil não se deixar envolver: uma hora de vídeo no ar e Fernando consultando o celular a cada dois segundos na esperança de uma mensagem de Giovani dizendo que assistiu, porque ele sabia que ele já tinha assistido e devia estar rindo dos comentários curiosos e se lembrando de quão incrível foi a noite que passaram juntos.
O negócio foi tão intenso, tão indisfarçável, que até Rafaela, que nunca na história do Santa Luz deu o braço a torcer quando o assunto era Giovani, se manifestou:
"Ele tá mto apaixonado por vc
Come ele, nem que seja por dó"
Fernando comeu, até os ossos, mas dó não passou nem perto de tudo que sentiram sobre a cama. Marina foi outra que se chocou com o que viu e, com bastante razão, se mostrou profundamente indignada com o fato de Giovani agora ser gay e de ela nunca ter sido informada da relação passada dos dois. Fernando não soube explicar direito o motivo, que era, basicamente, ele ter contado a Rafaela e Yuri depois da época do colégio, sendo que nessa época eles todos já tinham praticamente perdido contato com Marina, que passou a pertencer ao mundo dos médicos, uma realidade totalmente à parte da realidade dos outros mortais. Justo ela, que sempre foi a mais perspicaz do grupo, nunca nem desconfiou de que existia algo a mais além de uma estranha amizade entre eles. Não que ela estivesse mesmo ofendida, mas o espanto era legítimo. "Felicidades ao casal. Me chama pro casamento" foi sua última observação, via DM: a perspicácia ainda habitava nela.
VOCÊ ESTÁ LENDO
De Volta ao Santa Luz (romance gay)
Romance🏆 VENCEDOR DO WATTYS 2021 NA CATEGORIA ROMANCE! 🥇 Se você pudesse voltar no tempo, você faria tudo de novo? Ao pronunciar em voz alta o desejo de voltar ao passado no exato momento em que um misterioso corpo celeste atravessava o céu, Fernando é...