Décima terceira carta - Ana

57 4 0
                                    

Pedro,

Te escrevi uma carta triste pra burro, há dois dias. E recebi uma sua hoje. Legal, divertida, só me fez bem.
Você até me propõe uma brincadeira. Ou um jogo, sei lá. Seja o que for, eu me senti desafiada. Vamos lá?

A - Só quero ver
B - Eu também. Apaixonada do jeito que você está...
C - Só pelo bigode
A - Já fui muito além.
B - Da paixão?
C - Do bigode?
A - Vocês não tem outro assunto?
B - Sabemos que não
C - Não sei de nada.
A - Você é mesmo do contra, hein, Carol?
B - Calma, gente. Precisamos ouvir a campainha.

Carol - Se ela tocar.

A- Vai tocar. Ele precisa da gente, não precisa?
B - Acho que é contrário, Adriana. Precisamos dele.
Carol - Preciso do bigode dele.
Adriana - Pode-se saber pra quê?
B - Pra sonhar com o Omar Sharif
Carol - Outra vez?
Adriana - Por que é que você não pega uma foto do Omar Sharif, põe na bolsa e sai com ela por ai? Dorme junto, almoça, toma banho?
B - Essa história começa a ficar interessante, mas eu prefiro o José Wilker.
Carol - Deus me livre! Esse cara só sabe ficar com a mão no queixo. Além disso, não tem bigode.
Adriana - Depende do papel.
B - Que nada! O José Wilker é o cara mais charmoso do mundo. Põe qualquer Omar Sharif no bolso. Vocês já repararam na voz dele? A gente vai pras nuvens!
Carol - E depois leva um tombo sem tamanho, não é? Deixa de ser besta Bia. Já que é pra sonhar, sonha pra valer. Agarra logo o Omar Sharif que, entre outras coisas, não nasceu no Brasil.
Adriana - E onde foi que essa maravilha nasceu?
Bia - Sei lá
Carol - No Egito, queridas. Vocês por acaso já viram algo mais original?
Adriana - Só o bombeiro salvando a Bia do incêndio.
Bia - Você tá com inveja do meu sonho, sabia? E agora lembrando ainda melhor, não era bombeiro nada. Eu só não queria contar ora não ter que dividir a emoção com vocês. Quem me salvou foi o José Wilker, em carne e osso. Com aquela voz e tudo.
Carol - Não me diga!
Adriana - Será que ele nasceu lá na Globo?
Bia - Não duvido nada.
Carol - Vocês são muito mais ignorantes do que eu pensava. Ele é cearense, igual ao Fagner

Adriana dando um pulo da rede: A CAMPAINHA!
Bia, ajeitando a franja com os dedos: Será que ele veio?
Carol, abrindo o portão do jardim e fazendo uma reverência: a cada é sua, VISITA!
Entram duas pessoas. Uma de bigode, outras com a mão no queixo.
Adriana, gaguejando: V-vocês D-dois???
Bia, tirando a mão dele do queixo: Do Ceará, diretamente pros meus braços!
Carol, analisando o bigode dele: Do Egito, diretamente pros meus sonhos!

Tá vendo, Pedro? O José Wilker apareceu de novo, e com a mão no queixo, mas você pode ficar tranquilo. Quem tá com sonhando com ele agora é só a Bia. Meus sonhos vão todos na direção da Serra do Curral, que ainda circunda Belo Horizonte, onde você fez o piquenique, ou convescote, um sanduíche, sol e sal.
M

eus sonhos te procuram. Te buscam, te querem. Não vou aí nas férias de julho. O dinheiro anda curto, fazer o quê?
Se eu fosse, o rodeio ia ser o das cidades históricas, como já te disse. E eu tinha também pensado em ficar um pouco aí em Belo Horizonte, vendo o festival de inverno.
Uma vez, em Campos do Jordão, participei de uma oficina de texto e achei um barato.
gente super interessante, mais velha do que eu, mais nova, da minha idade. Todo o mundo escrevendo. Advogados, estudantes, dona de casa, psicólogos, todo o mundo lendo o que escrevia. Corrigindo, curtindo. Se curtindo.
Ainda lembro alguns nomes: Jairo, Sueli, Edson, Patricia, João Bosco, Beth, Cristina, Ronald, Lúcia, Elias, Barbra, Heloísa, Zé Roberto, Cláudio.

A gente se inscreveu durante algum tempo, depois parou.
Não quero parar de te escrever. Nem de te pesar. Muito menos de Te gostar.
Te gosto, Pedro.
Também solta as mãos, completamente.

Ana T.

P.S. você escreveu no dia 29 de junho e perguntou se eu sabia que dia era. Pois você perguntou para pessoa certa. Sei essas coisas todas. Dia de São Pedro. seu dia, né? Parabéns, pô!
Olha, sei também:
13 de dezembro, Santa Luzia;
3 de outubro, Santa Terezinha;
4 de outubro, São Francisco de Assis;
13 de junho, Santo Antônio;
22 de maio, Santa Rita;
19 de março, São José;
20 de janeiro, São Sebastião;
25 de julho, São Tiago;
24 de junho, São João Batista;
15 de setembro, Nossa senhora das dores.
Sabia também São Cosme Damião e São Judas Tadeu, mas esqueci...

Beijão,

Ana T
São Paulo, 30-6-88

Ana e Pedro cartasOnde histórias criam vida. Descubra agora