– Antes que vás, Jane...
Ela deu meia-volta.
– Sim, meu pai?
Lord Hartford deu a volta em sua escrivaninha.
Jane observou-o pacientemente até que ele parasse ao seu lado.
– Há algo que sempre me perguntei... – ele disse. – Por que não escolheste outro sobrenome?
Jane inclinou a cabeça por um instante.
Tanto tempo já havia se passado desde que o mundo descobrira sua identidade. Sequer imaginava que o pai ainda pensava nisso.
– Decerto é um sobrenome comum, – Lord Hartford continuou –, mas, ainda assim... Foi uma escolha ousada mantê-lo se teu objetivo era permanecer em anonimato, não?
Jane sorriu com ternura.
– Eu desejava escrever sobre as questões que eram mais próximas de meu coração – disse. – Desejava escrever sobre os princípios que fazem parte de minha essência. Hartford não é apenas um nome para mim. É teu nome. O nome da pessoa que me moldou para que eu fosse quem sou hoje e que me inspirou a escrever desde o início apesar de não ter me encorajado de maneira direta.
John apenas assentiu.
Jane supôs que seu silêncio significava que estava emocionado demais para respondê-la, então, prosseguiu:
– Ademais, creio que uma pequena parte de mim desejava que tu descobrisses. Por mais que temesse tua reação, meu pai, eu sonhava que soubesses que eu tentava seguir teus passos e que ficarias orgulhoso de mim.
Ele se permitiu expressar um suave sorriso quando lágrimas sutis se formaram em seus olhos.
– E tenho mesmo muito orgulho de ti, minha filha – ele garantiu. – É irrefutável que, mesmo jovem, eu jamais fui tão forte e determinado quanto tu és.
Ela correspondeu ao sorriso dele e o abraçou forte.
– Muito bem – ele a afastou gentilmente. – Já está ficando tarde. Terás uma prova amanhã.
– Não te preocupes. Estou pronta.
– Não duvido nem um pouco – respondeu com firmeza. – Dá ao teu marido minhas lembranças, sim?
Jane apertou as mãos do pai com carinho.
– Certamente.
Assim que terminou de se despedir do pai, Jane foi para casa a tempo de jantar na companhia do marido.
Edmund ficou de pé e a recebeu com um enorme e caloroso sorriso.
– Boa noite, minha querida! – ele ofereceu um beijo em sua bochecha.
– Boa noite, querido!
Edmund gentilmente puxou a cadeira para a esposa.
– Como foi a aula de hoje? – ele perguntou.
– Excelente! – Jane disse ao sentar-se. – Aprendi bastante sobre Godwin...
– Godwin, o filósofo? – ele demonstrou interesse.
– Sim, William Godwin. A propósito, sabes como ele conheceu a esposa?
Ele respondeu que não e se sentou também.
– Ele fora ouvir Thomas Paine quando foram apresentados – ela descansou o guardanapo no colo. – Conversaram a noite inteira. O nome dela era Mary Wollstonecraft.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Jude & Jane
Historical Fiction🏆 VENCEDOR DO THE WATTYS 2019 NA CATEGORIA FICÇÃO HISTÓRICA 🏆 Eleita uma das 50 Melhores Histórias de 2019 no @AmbassadorsPT (embaixadores do Wattpad) 🏆 1° Lugar no Concurso Best Stories 2019 - Ficção Histórica 🏆 1° Lugar no Concurso Descobrindo...