VII- Chá da tarde

317 47 33
                                    


Os boatos cresciam a cada instante na pequena cidade de Avonlea, realmente, Rachel Lynde tinha uma língua afiada. Ninguém, absolutamente ninguém, tinha como competir com ela, além do grande poder de persuasão, ela conseguia espalhar uma fofoca muito bem, e muitas das vezes, aumentava um pouco.

Como por exemplo:

" Anne Shirley estava acompanhada de uma rapaz belíssimo em uma casa de chás lá em Charlottetown, e eu não posso negar, ele é um rapaz muito charmoso, perdi completamente o foco quando o vi acariciar as mãos dela de maneira muito romântica. "

Marilla quase teve um piripaque quando soube da fofoca através da senhora Andrew.

Assim que soube, pegou seu cachecol e foi apressada até a senhora Lynde, estava muito surpresa por saber que Anne esquecera rapidamente de Gilbert, e como assim, trocando carinhos publicamente?

Bateu na porta, tentando recuperar o ar que perdeu durante o caminho,  estava relutando contra si mesma, não podia aparecer com uma expressão tão aflita. Realmente estava preocupada, entretanto, Anne já era grande o suficiente para saber o que fazia, mas, quem era o suposto garoto?

— Marilla! Que prazer em vê-la — Rachel abriu a porta, e com o olhar semicerrado encarou a senhorita que estava prestes à esgana-la.

— Não me venha com boas vindas — Marilla falou sem rodeios — soube que está espalhando fofocas sobre Anne. — ela segurou a bolsinha com força — conte-me o que sabe.

— Oh Marilla — Rachel move a cabeça em negação — você não muda mesmo. — a senhora se afasta da porta, desbloqueando-a. — vamos entre.

Marilla adentrou a casa, estava realmente muito curiosa para saber mais sobre o suposto rapaz, contudo, sabia o quanto sua amiga de longos anos aumentava as coisas.

— Anne estava na casa de chás — falou Rachel, colocando a chaleira no fogo — a propósito, comprei este chá lá.

— Vá direto ao ponto, Rachel.

— Eu ainda não tinha a visto, na verdade eu estava conversando com algumas pessoas sobre o término de Gilbert e a senhorita Rose.

— Você estava falando de Gilbert?

— Oras, tem algum assunto mais falado na cidade? — ela ergue a sobrancelha — bom, agora tem. Anne está na boca do povo.

— Deve ser porque alguém andou espalhando o que não devia.

— Para uma garota apaixonada, ela seguiu em frente não é?

— Do que está falando, Rachel?

— Eliza Barry me contou que ouviu Anne falar sobre Gilbert com Diana. Pobrezinha, ela não sabia que Gilbert não estava mais noivo — Rachel revela — bom, na hora que soube ficou mais branca do que já era.

— Fale-me do rapaz — Marilla a encara impaciente.

— Um rapaz belíssimo — Rachel sorri — ele estava a acompanhando durante um chá, devo confessor, ficam lindíssimos juntos.

— Não crie expectativas, Rachel — Marilla nega com a cabeça — Anne não é o tipo de garota que aceita qualquer um.

— Ele não me parecia qualquer um, na verdade, parecia um rapaz extraordinário, e eu não sei se vi direito, mas, parecia que ele estava acariciando as mãos da jovenzinha.

— Anne não seria tão indiscreta.

— Parece que ela não está contando tudo a você.

— É porque simplesmente não tem necessidade me contar sobre um amigo, Rachel. Você vê coisas onde não tem!

— Eu só falo o que meus olhos vêem. — falou Rachel, irritada — bom, acredite se quiser.

— Ao menos ele parecia um rapaz bom?

— Ah sim, além de muito bonito parecia tratar ela como uma dama, definitivamente um bom partido. E eu, durante minha longa experiência de casamenteira...

— O que não deu muito certo com a Senhorita Stacy... — Marilla conclui, recebendo um olhar de desaprovação de Rachel.

— Reconheço um casal apaixonado — falou, ainda irritada com as ironias de Marilla.

— Quanta bobagem, Anne deve ter o conhecido na faculdade, e não acho que em pouco tempo já estaria se comprometendo assim. Ainda mais agora que sabe que Gilbert está solteiro.

— Eu não sei, mas, acho que ela terá um grande desafio pela frente.

— Já eu, acho que ela terá duas grandiosas opções.

. . .

— Bom Anne, definitivamente Gilbert está solteiro — falou Ruby, de forma sugestiva — e agora o que você vai fazer?

Anne saboreou um gole de chá, da forma mais esquisita possível, naquele momento diversos pares de olhos de cores distintas estavam fixados nela.

Diana, Ruby, Josie, Jane e Tillie a encaravam.

Eu não sei — ela ergueu os ombros — deveria pensar em algo?

— Deveria pensar em como contar para sua família sobre Roy, agora que todo mundo de Avonlea já sabe! — Josie contou — Rachel Lynde a viu na casa de chás e você sabe...

— Ela sabe como espalhar uma boa fofoca — Anne concluiu.

— Eu acho que você deveria contar para Gilbert o que sente por ele — Jane falou — não é mais fácil? Assim saberia se ele dispensou a garota de Charlottetown porque gosta de você.

— É o que eu penso — Diana finalmente falou.

Recebendo um olhar desconfiado de Anne.

Diana passou a tarde toda em silêncio, além de ainda estar brava com Anne por saber que ela não queria ouvi-la, estava com medo de falar mais do que devia. Sabia que se Anne descobrisse que ela enviou uma carta para Gilbert perguntando o motivo dele ter dispensado Winnie, elas brigariam. Não porque Anne ficou com raiva, mas, porque ela era orgulhosa demais para admitir que essa era sua expectativa.

Não esqueceria Gilbert nunca, o quanto ele era gentil e incrivelmente inteligente, além, de ser dono de uma beleza admirável. Mesmo assim, ele foi embora, depois de saber que ela era apaixonada por ele, depois dela confessar que o amava.

Se verdadeiramente sentia algo por ela, falaria. Não ficaria se contendo e tampouco, esconderia de todos que desistiu de seu noivado.

Seus pensamentos estavam em conflito com seus sentimentos, e apesar da imensa curiosidade em saber o verdadeiro motivo do término do noivado, ela não perguntaria.

Principalmente por um motivo; o medo de se arrepender.

(Des)encontros - SHIRBERT Onde histórias criam vida. Descubra agora