Fazia uma semana que Anne tentava evitar pensar na proporção que seu "encontro" não romântico com Roy tomara. Tentava se concentrar ao máximo nos estudos, e toda sua aplicação gerou um bom resultado. Estudou tanto, que em uma semana passou a ser melhor aluna da Queen's, e ganhou até uma medalha de aluna aplicada, por outro lado, enquanto se dedicava à isso, Diana se dedicava a ajuda-la. Não esperava nenhuma resposta de Gilbert, pelo contrário, imaginava que ele sequer abriria o envelope.Mas, a morena teve uma surpresa. Ela recebera uma resposta, e seu coração quase saltou pela boca quando vira de onde a carta fora enviada.
O selo de Toronto, lhe deu a certeza de que Gilbert Blythe havia respondido.
. . .
Dias antes...
Gilbert chegou em seu quarto encantado, estava feliz por conhecer Violet, e ainda mais feliz por ouvi-la falando sobre Anne, talvez, a garota tivesse razão em deduzir que ele estava apaixonado pela ruiva. Sim, podia ser real.
Se ao menos ela tivesse lhe respondido...
Faria de tudo por ela, inclusive, desistiu de um romance pois sabia que seria incapaz de esquece-la.
Assim que entrou no quarto, viu um punhado de cartas em cima de sua escrivaninha, folheou cada uma até parar em uma que vinha de Charlottetown, sentiu-se entusiasmado e ao mesmo tempo aterrorizado por imaginar que poderia ser de Anne, já que Bash tinha uma letra um pouco mais desengonçada.
Ao abrir o envelope, soube que aquela letra não era de Anne, era uma letra bem delicada, possivelmente de alguém que fora obrigada a treinar incansavelmente para obter a perfeição; Diana.
Ele mordeu o lábio inferior e se perguntou mentalmente, o porquê Diana lhe escreveria. Decidiu se sentar para ler a carta, arrumou suas coisas em cima da escrivaninha e se sentou na cadeira que fazia conjunto com o móvel.
Não sabia o que pensar, sentia-se em conflito com seu cérebro, ao mesmo tempo que tentava compreender o motivo de Diana estar lhe escrevendo amigavelmente, sentia que ela ela escrevera com ódio.
Pensava no que responder para Diana, a única opção era lhe dizer a verdade. Mas, como fazer isso? Principalmente sabendo que Anne o ignorou completamente meses antes, o ar lhe faltou e as palavras foram sumindo gradativamente de seu cérebro.
Era claro que Rachel Lynde espalharia para todos o término, ela era uma fofoqueira excelente e tinha muito apresso por essa "profissão" não oficial, imagine só se ela soubesse o motivo; Gilbert seria conhecido como o garoto mais idiota que existira, desistiu de um amor e de um sonho, por causa de um amor não correspondido.
Entretanto, o que ele tinha para esconder? Se Diana Barry lhe escreveu perguntando enfaticamente se o motivo era Anne, existia alguma razão. E por mais que a ruiva não tinha lhe dado nenhuma resposta, ele estava completamente certo de que ainda a amava.
Gilbert puxou uma folha de seu caderno e uma caneta a qual recebera em Toronto, e então, assim que a encostou sobre o papel as palavras fluíram facilmente.
Olá Diana.
Sim, é uma surpresa para mim receber uma carta vinda de você, principalmente com relação a um assunto tão delicado.
É verdade que eu e Winifred não estamos mais noivos, e posso garantir que foi a escolha certa. Eu não estava apaixonado por ela a ponto de passar o resto de minha vida ao seu lado, e eu tive a certeza quando coloquei meus pensamentos em ordem e entendi o que ela significava para mim. Não tenho a pretensão de mentir, então lhe direi a verdade.
Sim.
Foi por Anne que eu desisti de Winifred, e não me arrependo mesmo sabendo que ela não sente nada por mim.
Não sei o motivo da senhorita estar me perguntando isso, mas acredito que seja por uma boa causa, acredito que Anne não ficará feliz em saber que você escreveu para mim, pois tenho a certeza de que ela não sabe, não é?
Escrevi para ela, revelando meus verdadeiros sentimentos e depois disso, nunca mais a vi.
Ela simplesmente foi embora para a Queen's.Espero tê-la ajudado, e respondido sua dúvida.
Atenciosamente, Gilbert Blythe.
. . .
Diana abriu a carta que recebera completamente eufórica, Anne não estava no quarto o que era um alívio, era capaz de rasgar o envelope como fez antes.
A morena, sentou-se na cama e calmamente leu as palavras de Gilbert. Seu coração se aqueceu por saber que estava certa, por saber que ele desistiu de tudo por Anne, mas, sua amiga estava tão cega que não conseguia admitir que o que sentiam era real.
Diana leu novamente o trecho em que ele dissera que escreveu uma carta; lembrava bem desse dia, Anne havia picotado os papeizinhos e juntado tudo errado. Finalmente ela tinha uma resposta, e estava completamente empolgada para mostrar à Anne a verdade.
Contudo, naquela noite de sábado Anne havia ido para Green Gables e só voltaria na segunda-feira, era uma pena não poder dizer de imediato o que a ruiva desejaria imensamente ouvir.
Diana guardou a carta na gaveta da escrivaninha, onde viu a medalha de melhor aluna da Queen's.
Sentiu-se orgulhosa por Anne, depois de tudo que a ruiva passara, agora ser tratada com honra era algo grandioso.
Lembrou-se do dia que a conheceu, e de todas as aventuras que viveram juntas, e sentiu-se entristecida quando se lembrou da primeira briga que tiveram, o grande motivo era Jerry.
As palavras de Gilbert apareceram em sua mente: "eu não estava apaixonado por ela a ponto de passar o resto da minha vida ao seu lado."
Definitivamente, ela também não estava apaixonada por Fred. Mas, o que fazer? Ela não tinha escolha. O que diriam dela?
De uma forma inesperada, a carta enviada secretamente tinha lhe dado uma resposta, não só com relação a Anne, mas, sobre quem era e o que queria para si.
Ela não queria, e certamente não iria se casar sem amor.
VOCÊ ESTÁ LENDO
(Des)encontros - SHIRBERT
FanfictionOnde Gilbert e Anne seguem caminhos diferentes, ele vai para Toronto e Anne para a Queens, e o último episódio de Anne With an E, é o oposto, dando margem a uma digna e extraordinária continuação.