01 - Reinício

63 1 16
                                    

O Brasil é um país odioso e detestável, para quem não descende de escravistas. Não era o caso de G. R. Kapeknawa, uma engenheira recém-formada e absolutamente brilhante, que resolveu sair de sua casa em Normandia, no estado de Roraima, para tomar um banho de rio.

Quando chegou no poço em que sempre costumava fazer isso, viu nele uma coloração muito intensa, de um índigo brilhante. Também percebeu que esse poço girava em círculo, no centro do qual parecia irradiar um feixe de luz entre tons de verde e rosa quase vermelho, mais metálico do que cristalino, que oscilava como se fosse uma galáxia em miniatura.

Ela ficou observando o fenômeno por vários minutos e percebeu que tudo que caía no poço era convertido luz antes de tocar a superfície da água e depois desaparecia nela. Em algum momento, com mais coragem e curiosidade do que bom senso, e simplesmente pulou dentro do redemoinho; ao emergir, ela estava em uma lagoa no planalto do México, debaixo de uma chuva fria do começo do ano de 1804. Indígenas nahua a viram sair do poço rodopiante e concluíram que ela era uma espécie de deusa, resgatando-a e mantendo-a escondida das autoridades espanholas e dos frades gordos do povoado próximo.

Em alguns meses ela havia aprendido a falar nahuatl e começou a instruir os indígenas na metalurgia e no fabrico de armas, bem como no desenvolvimento da eletricidade e de equipamentos elétricos e mecânicos.

Depois de cerca de um ano de pesquisas, ela desenvolveu um fuzil de assalto com apenas 10 molas e 72 peças, com 872 mm de comprimento, pesando menos de 4,5 kg, um carregador metálico, bifilar e destacável, do tipo caixa e com capacidade para 30 cartuchos, vazio. O sistema era baseado no aproveitamento dos gases, com pistão de êmbolo longo acoplado ao transportador do ferrolho rotativo com dois ressaltos engrazadores.

A mira foi feita com massa tipo torre, com proteção lateral e alça tipo lamina graduada de 100 em 100 até 800 metros. Um excepcional fuzil de assalto, com algumas  ligeiras tolerâncias nos espaçamentos que permitiam o funcionamento dele sob quaisquer condições climáticas, mas com a distância entre o apoio do cartucho na face do ferrolho e seu "encosto" na câmara muito precisos e bem ajustados e calibre 7,62 x 39 mm. A maior dificuldade foi desenvolver uma caixa de culatra em aço usinado, uma tecnologia que não se conhecia até então, mais uma vez que esse problema foi solucionado as armas foram produzidas em notável velocidade e já em maio de 1807, com a ajuda de aldeias vizinhas, construíram um exército de umas três mil pessoas fortemente armadas e avançaram contra guarnições espanholas, derrotando-as com bastante facilidade, graças à superioridade tecnológica que haviam construído em segredo. A sensação de poder que os indígenas experimentaram era sentida até pelos seus inimigos que adotaram como postura prática a rendição incondicional.

Em junho já haviam tomado todas as áreas do sul e também a cidade do México, onde ficaram acampados por três meses, fazendo mais armas e munições, para depois partir na direção do norte. Dominaram Chihuahua e a Califórnia e avançaram na direção do Texas e, antes de novembro, todos os espanhóis haviam sido expulsos, e a Confederação do Mēhxico havia sido instalada. Suas fronteiras iam do norte de Yucatán e Chiapas, que faziam parte dos Estados Maias, até o norte do rio Grande, seguindo pelo leste do Texas e incorporando as porções meridionais do Novo México, Arizona e Nevada, até o centro norte da Califórnia. O nome da cidade do México foi novamente alterado Tenochtitlán;  em seguida expulsa os grandes latifundiários, abole o sistema de encomiendas e faz a reforma agrária, estabelecendo ejidos [propriedades comunais autogovernadas] por todo o país. Em 1809 o novo país era o Estado tecnologicamente mais avançado do mundo, e se iniciou uma guerra aberta e total contra a Espanha e Portugal, que terminaria já em 1810, com a expulsão das últimas missões espanholas, na ilha de Chiloé, bem como dos portugueses.

As tropas libertadores redividiram o território da porção sul de Abya Yala, recriando o Império Inca, com capitais em Cusco e Quito; o Estado dos Aimarás; os Territórios Chibchas; os  Estados Maias, entre Yucatán e o norte da América Central; os Estados Comunitários Centro-Americanos; a República Guarani, entre o Pantanal, o Chaco e o médio curso do Rio Paraná.

No Cone Sul formaram-se uma série de Estados comunitários, como a República Andina, o Chile, a Patagônia e a Cisplatina;  Confederação Amazônica; a República Comunitária das Guianas;
Os territórios habitados por maioria de descendentes de espanhóis formaram as repúblicas do Orinoco, Nova Granada, Equador, Lima e da Argentina.

Além disso formou-se também as pequenas repúblicas de Cuba, Jamaica, Porto Rico, Santo Domingo e Haiti, bem como a Confederação do Caribe, que reuniu as outras ilhas, desde as Bahamas ao norte até Tobago, ao sul.

Os territórios onde havia presença majoritária de falantes de português e tupi, exceto a Amazônia, foram reorganizados na República Plurinacional de Pindorama [Brasil, em português], onde a escravidão foi abolida e as terras que os antigos senhores haviam usurpado foram  expropriadas e divididas entre camponeses, indígenas e os antigos escravizados que não quiseram retornar para África. Depois de enforcados, os maiores latifundiários escravocratas tiveram as peles arrancadas e nelas foi escrita a Constituição do novo país.

No ano de 1812, quando todas as tropas europeias foram definitivamente derrotadas e expulsas da metade sul de Abya Yala, o Mēhxico invade os Estados, Unidos, libertando as populações indígenas a oeste dos Apalaches, que se organizaram em três confederações: da bacia do Mississipi, do Golfo e das Rochosas. Também impuseram ao leste tanto a devolução da parte das terras para os indígenas, quanto o fim da escravidão no país, bem como a transformação do restante dos Estados Unidos de república etnocrata baseada na dominação dos brancos, para uma república comunitária e multiétnica. Ato seguinte, a Louisiana e a Flórida também foram transformadas em pequenas repúblicas comunitárias independentes e a colônias estrangeiras no norte foram invadidas e divididas nos territórios indígenas do Alaska, Nunaat-Groenlâdia, Oregon, Grandes Planícies do Norte e Nunavut, enquanto as regiões predominantemente habitadas por descendentes de europeus foram reorganizadas nas três pequenas repúblicas comunitárias de Quebec, Toronto e Terra Nova-Labrador, além da Cidade Livre de Vancouver.

Por muitos tentou-se estabelecer um armistício com as potências europeias, mas como isso não foi conseguido, elas foram invadidas em 1815. A Inglaterra, após a derrota, foi obrigada a dar independência para Irlanda, Gales, Escócia e as ilhas de Man e Anglo-Normandas. A França foi obrigada a entregar a Córsega e a Saboia para a recém criada a Confederação Itálica, bem como dar independência para a Bretanha e a Ocitânia; no ano seguinte os impérios Austro-Húngaro, Russo e Otomano, por conta de suas posturas pouco cooperativas, também foram invadidos e divididos, aproximadamente de acordo com as etnias de cada território. A Espanha foi obrigada a entregar a Galícia para Portugal, cujo nome foi alterado para Portugaliza; também foi obrigada a libertar os Países Catalães e o País Basco, bem como se transformar em uma república trinacional de castelhanos, murcianos, extremenhos,  astur-leoneses e andaluzes.

Em 1817 a reformadora decidiu  voltar para Amazõnia e, com a saída de Kapeknawa, o Mēhxico passou a evitar novas guerras. Ato contínuo, ela iniciou um plano de modernização tecnológica dos territórios, mas sempre se baseando na autonomia e na soberania dos povos, bem como na constituição de forças armadas populares e feitas para defender, não para oprimir.
Em 1820 as forças armadas da Amazônia, sobretudo no que tange a Marinha e Aeronáutica, estavam entre as mais poderosas de Abya Yala. No ano de 1827 foi inaugurada a radiodifusão, graças a invenção de um padre brasileiro e 13 anos depois, as primeiras começaram as primeiras transmissões de televisão. A primeira mulher chega a lua em 1869. G.R., que preferira uma vida livre a ter filhos, falece em 1872 e luto de uma semana é decretado em toda Abya Yala.

Tenochtitlán: os começosOnde histórias criam vida. Descubra agora