John Meredith regressou lentamente para casa. De início ele pensou um pouco em Rosemary, no entanto, ao chegar no Vale do Arco-Íris, já tinha se esquecido completamente dela e refletia sobre um ponto da teologia alemã que a Ellen mencionara e passou pelo vale sem nem perceber. O charme do Vale do Arco-Íris não era páreo para a teologia alemã. Quando chegou à casa ministerial, ele foi direto para o escritório e pegou um livro grosso para verificar quem tinha razão, se era ele ou Ellen. Perdido em seus labirintos ele ficou até o amanhecer, tendo encontrado uma nova trilha de especulação que percorreu como um cão farejador até a semana seguinte, totalmente alheio ao mundo, à igreja e à família. Lia dia e noite, esquecia-se das refeições quando Una não o buscava e o arrastava até a mesa, e não voltou a pensar em Rosemary ou Ellen. A velha senhora Marshall, que morava do outro lado do porto, estava muito doente e mandou chamá-lo, só que a mensagem permaneceu intocada sobre a mesa, juntando poeira. Ela recuperou-se, todavia nunca o perdoou. Um casal jovem foi até lá para se casar, e o senhor Meredith, com os cabelos desgrenhados, de pantufa e roupão surrado, realizou o matrimônio. Ele iniciou a leitura, e só quando chegou ao trecho "das cinzas às cinzas, do pó ao pó" foi que percebeu vagamente que estava lendo o texto para serviços fúnebres.
- Ora essa - comentou tranquilamente -, que estranho.
A noiva, que estava muito nervosa, começou a chorar. O noivo, que não estava nem um pouco nervoso, deu risada.
- Com licença, acho que o senhor está nos enterrando ao invés de nos casar - disse.
- Só um minuto - disse o senhor Meredith, como se aquilo não tivesse importância. Ele então encontrou e leu a passagem correta. Pelo resto da vida, a noiva nunca chegou a se sentir realmente casada.
Ele se esqueceu da reunião da igreja de novo, o que não causou nenhum problema, uma vez que estava chovendo e ninguém compareceu. Ele teria até se esquecido da missa de domingo se não fosse pela senhora Alec Davis. A tia Martha entrou no escritório no sábado à noite e disse que a senhora Davis estava na sala, aguardando para falar com ele. O senhor Meredith suspirou. A senhora Davis era a única mulher da congregação que ele decididamente detestava. Infelizmente, ela era também a mais rica e os outros membros da administração o haviam alertado para não a ofender. O senhor Meredith não costumava pensar em assuntos mundanos como a sua remuneração, mas os outros membros eram mais práticos e também astutos. Sem mencionar o dinheiro, eles conseguiram instilar no senhor Meredith a convicção de que ele não deveria injuriar a senhora Davis. Do contrário, ele provavelmente teria se esquecido da visita assim que a tia Martha saiu. Irritado, ele fechou o tomo de Ewald e foi até a sala.
A senhora Davis estava sentada no sofá, olhando ao redor com um ar de desaprovação desdenhosa.
Que sala vergonhosa! Não havia cortinas nas janelas. A senhora Davis não sabia que a Faith e a Una haviam tirado as cortinas no dia anterior para usá-las como togas de juízes em uma brincadeira e se esqueceram de colocá-las de volta, o que provavelmente não teria abrandado seu julgamento. As persianas estavam rachadas e tortas; os quadros nas paredes estavam tortos; os tapetes, torcidos; os vasos, cheios de flores murchas; a poeira literalmente formava montinhos.
- A que ponto chegamos? - perguntou a senhora Davis para si mesma, comprimindo a boca feia.
Jerry e Carl estavam descendo pelo corrimão aos berros quando ela chegou. Eles não a viram e continuaram a brincar, e a senhora Davis se convenceu de que estavam fazendo de propósito. O galo de estimação de Faith percorreu o corredor, parou na porta da sala e olhou para ela. Como não gostou do que viu, ele não se aventurou a entrar. A senhora Davis soltou o ar pelo nariz com desprezo. Era uma bela casa ministerial, de verdade, onde galos passeavam pelos cômodos e encaravam as pessoas desavergonhadamente.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Vale do Arco-Íris
RandomOs seis filhos de Anne e Gilbert já estão crescidos e perseguindo aventuras. Em uma delas descobrem o Vale do Arco-Íris e começam a visitar o local para brincar. Então, novas crianças chegam a Glen St. Mary: os travessos Meredith. Contrariando as ex...