Faith chegou cedo na escola dominical e sentou-se no canto antes que os outros chegassem. Assim, a terrível verdade só foi revelada quando a menina deixou o banco próximo da porta e caminhou até o banco reservado à casa ministerial, terminada a aula. A igreja já estava quase cheia e todos próximos ao corredor viram que a filha do ministro estava de botas, mas sem meias!
O vestido marrom novo de Faith, que a tia Martha tinha feito com uma estampa antiquada, era absurdamente longo para ela, mesmo assim, ele não alcançava o cano das botas. Era possível ver claramente uns bons cinco centímetros de pernas brancas.
Faith e Carl estavam sozinhos no banco. Jerry tinha subido na galeria para sentar-se com um amigo e as irmãs Blythe haviam levado Una com elas. Os filhos do senhor Meredith tinham o costume de "sentarem por toda a igreja" e muitas pessoas achavam isso impróprio. A galeria, em especial, onde rapazes irresponsáveis se reuniam, cochichavam e eram suspeitos de mascarem tabaco durante o sermão, não era um lugar adequado para o filho de um ministro. Só que Jerry odiava o banco da casa ministerial na primeira fila da igreja, bem debaixo dos olhos do ancião Clow e da família dele. Ele escapava de lá sempre que podia.
Carl, absorto na observação de uma aranha que tecia sua teia na janela, não reparou nas pernas de Faith. Ela foi embora junto com o pai depois da igreja, que também não chegou a reparar nisso. Faith colocou as odiosas meias antes que Jerry e Una chegassem, de forma que nenhum dos moradores de casa ministerial percebeu o que ela tinha feito. No entanto, os outros habitantes de Glen St. Mary não ignoraram o fato. Os poucos que não o presenciaram, ouviram seu relato. Não se falou em outra coisa naquele dia. A senhora Alec Davis disse que era de se esperar e que logo uma daquelas crianças apareceria na igreja sem roupas. A presidente da Sociedade Assistencial decidiu que abordaria o assunto na próxima reunião e sugeriria que fossem todas conversar com o ministro. A senhorita Cornelia afirmou que estava lavando as mãos. Até a esposa do doutor Blythe ficou um tanto chocada, e atribuiu a ocorrência a um mero relapso de Faith. Susan só não começou a tricotar meias imediatamente para a menina porque era domingo, porém antes que qualquer um despertasse em Ingleside na manhã seguinte, um par já estaria pronto.
- Não me diga que não foi culpa da velha Martha, querida senhora - disse para Anne. - Suponho que aquela pobre criança não tem meias decentes para usar. Acho que todas as meias dela estão cheias de buracos, o que costuma ser o caso, como a senhora bem sabe. E na minha opinião, querida senhora, a Sociedade Assistencial seria melhor empregada em tricotar alguns pares para aquelas crianças do que brigar por um novo tapete para a plataforma do púlpito. Eu não faço parte da Sociedade, mas vou tricotar dois pares de meias para a Faith com essa bela linha preta o mais rápido que meus dedos conseguirem, isso eu garanto. Querida senhora, jamais me esquecerei da sensação de ver a filha do ministro caminhando pelo corredor da nossa igreja sem meias. Eu realmente não soube para onde olhar.
- E a igreja estava cheia de metodistas ontem - murmurou a senhorita Cornelia, que tinha ido a Glen para fazer algumas compras e passou em Ingleside para falar do assunto. - É só as crianças daquela casa ministerial aprontarem alguma para que a igreja fique repleta de metodistas. Eu achei que os olhos da senhora Hazard iam cair das órbitas. Ao sair da igreja, ela disse, "bem, aquela foi uma cena quase indecente. Tenho pena dos presbiterianos". E nós tivemos que aguentar calados. Não havia o que dizer.
- Eu sei o que eu teria dito se tivesse ouvido o comentário dela, querida senhora - disse Susan seriamente. - Eu teria falado, por exemplo, que andar por aí com as pernas desnudas é tão decente quanto usar meias esburacadas. Ou então que os presbiterianos não precisam da compaixão dos metodistas porque nós temos um ministro que sabe pregar e os metodistas não. Eu teria colocado a esposa do diácono Hazard no devido lugar, querida senhora, eu garanto.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Vale do Arco-Íris
RandomOs seis filhos de Anne e Gilbert já estão crescidos e perseguindo aventuras. Em uma delas descobrem o Vale do Arco-Íris e começam a visitar o local para brincar. Então, novas crianças chegam a Glen St. Mary: os travessos Meredith. Contrariando as ex...