Rilla Blythe caminhava empertigada, talvez até demais, pela "rua" principal de Glen em direção à casa ministerial, levando cuidadosamente uma cesta pequena de morangos temporãos que a Susan cultivara com capricho em um canto ensolarado de Ingleside. Susan a encarregara de entregar a cesta somente nas mãos da tia Martha ou do senhor Meredith, e Rilla, muito orgulhosa por terem lhe confiado tamanha incumbência, estava decidida a seguir as instruções à risca.
Susan a trajou primorosamente com um vestido branco engomado e bordado, uma faixa azul e sapatinhos cobertos de contas. Sobre os grandes cachos avermelhados e viçosos, Susan permitiu que ela colocasse o melhor chapéu, em respeito à casa ministerial.
Ia excessivamente arrumada, o que refletia mais o gosto de Susan do que o de Anne, e a pequena alma de Rilla regozijava-se em meio ao esplendor de seda, rendas e flores. Estava muito envaidecida por conta do chapéu, e seu andar passava uma impressão afetada. O andar pomposo, o chapéu, ou ambos irritaram Mary Vance, que estava se balançando no portão do gramado. Ela estava com o humor abalado. A tia Martha não deixou que ela descascasse as batatas e a enxotou da cozinha.
- Ah! Você vai servir batatas meio cruas e com tiras de casca penduradas, como sempre! Ora, vou adorar ir ao seu funeral - gritou Mary. A menina saiu e bateu a porta com tanta força que até a tia Martha escutou. O senhor Meredith sentiu a vibração no escritório e pensou distraidamente que devia ser um leve terremoto, antes de voltar a focar no sermão.
Mary pulou o portão e abordou a dama imaculada de Ingleside.
- O que temos aqui? - perguntou, tentando pegar a cesta.
Rilla resistiu.
- É para o senhor Meredith - disse, com o ceceio usual.
- Pode me dar. Eu levarei para ele.
- Não. A Susan disse que eu deveria entregá-la só para o senhor Meredith ou a tia Martha - insistiu Rilla.
Mary a encarou com raiva.
- Você se acha o máximo, vestida como uma boneca, não é mesmo? Olhe para mim, meu vestido é um trapo e eu não me importo! Prefiro ser toda esfarrapada do que uma bonequinha. Vá para casa e peça para que te coloquem em uma vitrine. Olhem para mim! Olhem para mim! Olhem para mim!
Mary fez uma dancinha selvagem ao redor da menina desolada e aturdida, agitando a saia e berrando "Olhem para mim! Olhem para mim!", até que a pobre Rilla ficou zonza. Quando ela tentou esquivar-se em direção ao portão, Mary voltou a confrontá-la.
- Entregue a cesta - ordenou, com uma careta. Mary era mestra na arte das caretas. Era capaz de criar expressões grotescas e inumanas, nas quais seus olhos brancos e estranhos brilhavam sinistramente.
- Não - arfou Rilla. Mesmo assustada, ela não cedeu. - Deixe-me em paz, Mary Vance.
Mary deu um passo para trás e olhou ao redor. Logo após o portão havia um pequeno "varal" onde uma dúzia de grandes bacalhaus secavam ao sol. Um dos paroquianos os havia presenteado ao senhor Meredith, talvez no lugar da contribuição à igreja que nunca fazia. O ministro agradecera e se esquecera completamente dos peixes, que teriam estragado se a incansável Mary não os tivesse preparado para a secagem e pendurado no "varal" que ela mesma army.
Mary teve uma inspiração diabólica. Ela correu até o varal e pegou o maior dos peixes, um animal imenso e achatado quase tão grande quanto ela. Mary deu um grito e lançou-se sobre a garota apavorada com o bizarro artefato. A coragem de Rilla desapareceu. Ser atacada com um bacalhau seco era algo tão insólito que Rilla não aguentou: deu um berro, largou a cesta e correu. As lindas frutinhas que Susan havia selecionado com tanto carinho para o ministro rolaram em uma torrente rósea na estrada empoeirada e foram pisoteadas pelo algoz e pela vítima. Mary já nem se lembrava da cesta. Ela só pensava no prazer de dar o susto de uma vida em Rilla Blythe. Ela iria lhe ensinar a não se sentir superior por causa das finas roupas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Vale do Arco-Íris
RandomOs seis filhos de Anne e Gilbert já estão crescidos e perseguindo aventuras. Em uma delas descobrem o Vale do Arco-Íris e começam a visitar o local para brincar. Então, novas crianças chegam a Glen St. Mary: os travessos Meredith. Contrariando as ex...