O Clube da Boa Conduta

59 7 1
                                    

Uma chuva leve caiu o dia inteiro, uma chuva delicada e bela de primavera, que parecia sussurrar sobre anêmonas e as violetas que despertavam. O porto, o golfo e as praias adjacentes ficaram envoltos por uma névoa perolada, mas agora, de tardezinha, a chuva havia cessado e o vento levara a neblina para o mar aberto. Nuvens adornavam o céu sobre o porto como pequenas rosas em chamas. As colinas longínquas estavam escurecidas pelo pródigo esplendor dos narcisos e do escarlate. Uma grande estrela prateada vigiava sobre as dunas de areia. Um vento enérgico e dançante soprava do Vale do Arco-Íris, trazendo consigo o aroma dos pinheiros e dos pântanos. Ele cantarolava por entre os velhos abetos e agitava os admiráveis cachos de Faith, sentada sobre o túmulo de Hezekiah Pollock com os braços sobre os ombros de Mary Vance e Una. Carl e Jerry estavam sentados de frente para elas em outro túmulo, todos estavam loucos para fazer travessuras depois de ficarem trancados o dia inteiro.

- O ar está brilhando, não é mesmo? Depois de ter sido lavado pela chuva - disse Faith alegremente.

Mary Vance a encarou sombriamente. Sabendo o que sabia ou o que achava que sabia, Mary achava Faith frívola demais. Mary tinha algo a falar e pretendia dizê-lo antes de ir embora, a senhora Elliott a mandara levar alguns ovos frescos à casa ministerial e recomendou que não ficasse mais do que meia hora. O tempo estava quase se esgotando, então esticou as pernas e falou abruptamente:

- Deixem o ar para lá e me ouçam. Vocês da casa ministerial terão que se comportar melhor nesta primavera, é tudo o que posso dizer. Vim aqui esta tarde só para avisar. É terrível o que estão falando de vocês.

- O que nós fizemos agora? - exclamou Faith, surpresa, tirando o braço dos ombros de Mary. Os lábios de Una começaram a tremer e sua alma sensível se encolheu. Mary era sempre tão brutalmente franca e Jerry começou a assoviar, só de provocação. Ele queria que a Mary percebesse que ele não dava a mínima para as broncas dela. O comportamento deles não era da conta dela. Que direito tinha de adverti-los?

- O que fizeram agora? O que vocês fazem o tempo todo! - retrucou Mary. - Assim que o bafafá sobre algum dos seus feitos morre, vocês aprontam uma nova. Tenho a impressão de que não fazem ideia de como os filhos de um ministro da igreja deveriam se comportar!

- Talvez você possa nos dizer o que fazer - cutucou Jerry, com um sarcasmo mortal.

No entanto, o sarcasmo não surtia muito efeito em Mary.

- Eu posso dizer o que acontecerá se não aprenderem a andar na linha. O conselho pedirá a resignação do pai de vocês. Aí está, senhor Jerry sabe-tudo, foi o que a senhora Alec Davis contou para a senhora Elliott. Eu ouvi. Sempre fico de ouvidos atentos quando ela vem para o chá. Ela comentou que as coisas estão indo de mal a pior e que, embora isso seja de se esperar, já que não há ninguém para educar vocês, a congregação não tolerará essa situação por muito mais tempo, e que algo precisa ser feito. Os metodistas vivem rindo de vocês e isso fere os sentimentos dos presbiterianos. Ela falou que vocês precisam de uma boa dose de vara de marmelo. Deus, se isso tornasse as pessoas boas, eu seria uma santa. Não estou contando isso para ferir os seus sentimentos. Tenho pena de vocês... - Mary era mestra na arte da condescendência. - Sei que não tiveram muitas oportunidades, dadas as coisas do jeito que são, mas os outros não fazem tantas concessões como eu. A senhorita Drew disse que o Carl levou um sapo dentro do bolso para a escola dominical semana passada e que o bicho saltou enquanto ela passava a lição. Por que você não deixa os seus "inseptos" em casa?

- Eu o guardei de volta - disse o menino. - Ele não feriu ninguém, era só um pobre sapinho! Quem dera a velha Jane Drew desistisse das aulas. Eu a odeio. O próprio sobrinho dela levou uma pelota de tabaco no bolso e nos ofereceu um pedaço para mascar enquanto o ancião Clow pregava. Acho que isso é pior do que um sapo.

Vale do Arco-Íris Onde histórias criam vida. Descubra agora