"E-então esta pequena moeda de ouro ... Quanto vale um denar em li-lirams?" Max perguntou sobre a parte que ela estava mais confusa.
“Não chega a um número exato. Cinco liras valem três denars. ” Ruth respondeu enquanto ele empurrava as moedas de ouro do sul e a grande moeda de prata de Roem para frente. Ela rapidamente escreveu suas palavras no papel. Cinco liras equivalem a três denares. Observando-a, Ruth suspirou suavemente.
“Eu suponho que você fica confuso ao usar lirams e denars juntos. Soldems são uma unidade grande, portanto, raramente usada; o mesmo acontece com os derhams porque são muito pequenos. As liras de prata de Roem e o denar de ouro de Rakasim servem como meio regular de troca entre nobres e mercadores. Por esse motivo, é uma verdadeira dor, pois eles não são convertidos tão facilmente como gostaríamos. Não é como se pudéssemos esmagar as moedas em pedaços menores ... No final, nós convertemos todas elas em derhams e fica mais fácil depois disso. ”
Max acenou com a cabeça tristemente.
"E-eu não sabia que havia ... s-so ma-muitos tipos diferentes de ki-dinheiro ..."
"Isso não é nada. Existem moedas de Balto no norte e Suikan no leste. A pureza da prata e seu peso são os mesmos que soldem e lirams, então eles não são usados separadamente como denar e derhams ... mas será útil ter em mente, pelo menos, as diferentes formas. ”
Ruth vasculhou a bolsa e franziu a testa.
“Não tenho moedas de ouro de Balto e Suikan. Vou tentar pegá-los mais tarde. ”
Max ficou apavorado com os nomes de mais moedas e regiões. Isso só iria confundi-la mais se ele os trouxesse para ela.
“N-preciso saber se os si-tamanhos são si-semelhantes a so-soldems e li-liramas? Só preciso ch-checar o tamanho do si ... ”
“Recentemente, há um número crescente de senhores feudais produzindo suas moedas para exibir sua riqueza e poder. Mas a maioria deles é misturada com chumbo e cobre, então você deve filtrá-los. Por outro lado, as moedas de Balto e Suikan são de alta pureza, por isso será extremamente útil saber distingui-las. Em breve, haverá mercadores do Norte e do Leste entrando em Anatol. ”
"O-ok ..."
“As moedas com alto crédito são vendem, liram, denar, derham e segals de cobre usados pelos plebeus e dants usados por algumas pessoas proeminentes ... Isso deve ser o suficiente para você saber.”
"Ho-quanto m-quanto valem os da-dants?" Max perguntou, nunca tendo ouvido falar disso antes.
“Dants são as moedas mais valiosas deste mundo. Foi fabricado durante os períodos mais ricos da Dinastia Roem. É feito de Orihalcon e tem o tamanho de uma palmeira, existindo apenas 600 em todo o continente. Eu acredito que Lord Calypse tem 160 deles. ” Ruth respondeu com uma voz monótona.
Max ficou surpreso por possuir 160 daquelas moedas preciosas.
Ele então mudou para um tom de se gabar, como se fossem seus. “Eles foram encontrados na cova dos demônios no Canyon Osiria, há seis anos. Naquela época, Lord Calypse caçava freneticamente os espíritos malignos e coletava seus tesouros como se estivesse possuído por algo. Dants era uma das coisas preciosas que ele colecionava. Inicialmente, ele encontrou 200 deles, mas usou 40 dants para construir uma muralha, realizar trabalhos de manutenção no castelo e instalar uma estrada na aldeia. ”
"V-você pode d-fazer tudo isso c-com apenas quarenta co-moedas?"
“Ele usou o dobro do custo estimado. Ele pagou aos trabalhadores várias vezes mais para acelerar o processo de construção. ”
VOCÊ ESTÁ LENDO
O CARVALHO
Roman d'amour☆RESUMO☆ A filha do duque, e gago seu nome e Maxi, ela casou-se com um cavaleiro. Depois da primeira noite, seu marido partiu. Ele volta depois, desta vez como um cavaleiro famoso em todo o continente. Como Maxi o enfrentara o retorno do seu marido...