"Eu tenho negado esse sentimento, tenho tentado me convencer de que posso transformá-lo em uma amizade fraterna, mas, depois do que aconteceu, depois de quase perder você, estou me dando conta do meu erro, de como quase deixei escorrer pelos dedos o bem mais precioso que Deus poderia me conceder, uma pessoa para amar. Há algum tempo eu me sinto em crise quanto à minha vocação sacerdotal, e tudo isso teve início quando nos conhecemos, quando avistei você, ainda um calouro, no pátio da universidade. Desde esse dia, Gautier, você exerce sobre mim uma atração magnética, você vira meu mundo de ponta a cabeça e chacoalha meus valores, e por mais que isso me deixe desnorteado, eu sinto que preciso permanecer ao seu lado e que, para tanto, devo renunciar às expectativas dos outros, expectativas que não fazem mais sentido para mim, na medida em que não refletem o que eu desejo para o meu futuro. Porque o meu futuro é amar você de verdade, amar sem freios, amarras nem inibições. Eu quero você por inteiro, como meu companheiro, como meu namorado, como..."
Não o deixei continuar, interrompendo suas palavras com um beijo que ele retribuiu de maneira apaixonada, me envolvendo em seus braços quentes e protetores, o que me proporcionou uma sensação de plenitude que, seja na vida, seja no mais belo dos meus sonhos, eu nunca havia experimentado.