Eu preciso que lute.

84 3 2
                                    

Gisele

Acordo e demoro para reconhecer todos que estão no quarto de hospital, todos estão lá, Doutor Max, uma enfermeira e um outro médico que eu não conheço olham alguns papeis em um canto mais afastados, do outro lado Ricardo olha para os dedos ao lado de Henrique que mantém uma mão em seu ombros enquanto a outra repousa sob a mão de Sophia, Thiago está abraçado a Lara que claramente está lutanto muito para continuar ali em pé com a enorme barriga que a acompanha, Lucas, meu agente, está ao lado de Sophia segurando em seu ombro, meus pais estão de frente com as testas coladas enquanto falam algo que não consigo ouvir ao certo, ninguém repara que ja acordei até eu me pronunciar.
-O que aconteceu? o quão grave é?
pergunto depois de alguns segundos observando, todos olham para mim procurando palavras e o que faz com que um nó se trave em minha garganta, doutor Max se aproxima de mim.
-Gisele, preciso que você se mantenha calma, porque precisaremos ter uma conversa complicada com você.
-Pode ir direto ao assunto, desde que cheguei aqui, nunca ficaram mais de duas pessoas nessa sala e agora parece que todo mundo ta Aqui, então, vocês com certeza sabem algo muito grave que ainda não sei, eu preciso saber o que é.
Falo tentando manter a voz calma, mas o nó em minha garganta me faz travar algumas vezes, porém, nenhuma lagrima cai.
-Gisele, todos estão aqui para te dar apoio, descobrimos um melanoma metastático em estágio quatro que ja se espalhou pela pele, figado e cérebro.
minha mãe se aproxima rapidamente juntamente com todos os outros, não consigo focar no rosto ou nas palavras de ninguém naquele momento, o que Max me falou continua ecoando em minha cabeça, então percebo que todos se calam, menos Max que parece ja esta falando a um tempo, mas logo conclui com um "o que você decidi?"
-Desculpe, tem como repetir?
ele respira fundo cansado mas acente.
-Teremos um longo caminho pela frente agora, primeiramente eu gostaria de lhe apresentar o doutor Carlos, ele será seu médico responsável apartir de hoje, você estará em ótimas mãos, Carlos é o melhor neurocirurgião do hospital e um dos melhores do estado, vou deixar ele te explicar. -Bom, meu plano é que você comece com quimioterapia e a monoterapia, não vou mentir, sua sobrevida é bem baixa, mas a resecçao das mestatases tem dado cada vez mais certo, podemos tentar aumentar suas chances gradualmente e então tentar um processo cirúrgico, precisamos começar logo, mas entendo que é muita coisa para digerir, então se você preferir podemos começar amanha pela manhã, o que você acha?
-Eu não sei -Falo lentamente- Pensei em estudar medicina sabia? um trimestre antes de perceber que não era para mim, eu odiava o clima deprimente, -Dou um sorriso fraco antes de começar- mas eu sei de algumas coisas e nesse momento eu sei demais, eu sei como a quimioterapia funciona e sei que muita das vezes não funciona como o esperado, os efeitos colatsrais são horríveis, eu não tenho certeza se é isso que eu quero e se não der certo? eu vou passar meus ultimos dias em uma sala abafada com todos os efeitos da quimioterapia, vou perder meu cabelo e força e talvez antes da morte eu nem me reconheça - Olho para todos da sala para ver se estão me entendendo, mas tudo que vejo é incredulidade em seus olhos- e mesmo que eu consiga melhorar a ponto de ir para cirurgia, eu não vou estar tão forte, é impossível que eu esteja, cirurgias falham o tempo todo, mesmo que você seja tão bom quanto eu imagino que seja, eu sei exatamente como uma cirurgia dessas é devastadora, vocês iram precisar cortar meu cérebro, abrir minha barriga e botar os meus órgãos para fora do corpo, somente para tentar algo e mesmo que dei tudo certo, eu tenho 5% de chances de sobreviver! 5%? vocês tem noção do que é 5%? porquê eu passaria por todo esse inferno se nem vai funcionar? eu não sei se eu quero o tratamento porque se eu vou morrer, eu quero passar bons momentos com o meu namorado, quero almoçar com a minha família e fazer o meu trabalho, meu Deus, eu quero tirar fotos inspiradoras para garotas como eu, e viajar para a praia com os meus amigos, se eu vou mesmo morrer, eu quero viver antes, não como uma mumia no hospital, mas como eu, Gisele, a Gisele que vocês conhecem.
Quando acabo todos tem lagrimas nos olhos e só então percebo que eu também tenho, é a primeira vez que choro desde que entrei no hospital, acho que desde o momento que acordei naquela ambulância sabia que tinha algo errado, mas eu precisava ser forte, porém agora, eu simplesmente chorei, sem me importar.
-Me deixem sozinha um pouco, por favor, eu preciso de um segundo.
Ninguém fala nada, parecem finalmente entender, apenas saem, então fico sozinha no quarto chorando, tudo aquilo parece loucura, parece que estou flutuando em cima de mim, não sei quanto tempo fico ali, mas vejo Sophia entrando novamente.
-Veio tentar lutar para me convencer?
-Não, eu não posso lutar com isso, eu não tenho forças para lutar por isso, e por isso eu preciso ser egoísta com você, eu passei pelo inferno nos último meses, ninguém sabe disso, mas eu tenho tido memória, eu não sei como mas desde que eu soube a verdade sobre minha família, algumas imagens tem voltado, normalmente como sonho, eu perdi minha família e o cara que eu amava, mas finalmente, as coisas estão se ajeitando, eu me acertei com nossos pais, hoje, Henrique me pedio em namoro e eu tenho curtido muito o serviço como modelo, mas tenho pensado em entrar na faculdade, com o dinheiro dos jobs, quero investir na minha escrita, outra coisa que não contei a ninguém, tenho escrito em um blog anonimamente, as pessoas tem gostado do que eu escrevo, gostado muito, então eu preciso que você lute porque eu não posso lidar com outra perda, entre todas as pessoas eu não posso perder você lutou durante toda sua vida e não pode parar agora, porque as coisas tem que dar certo para gente e porque você tem razão, a medicina as vezes não da certo e pessoas morrem, mas as vezes e pessoas são salvas, as vezes o 5% se torna um 15 e depois um 20, 40 e de repente ja nem é um risco, da certo e você precisa acreditar que vai dar porque eu acredito em você. se você disser que não eu não vou lutar, mas você disse que queria ser você nesse processo e a Gisele que eu conheci lutava por tudo, então você pode fugir ou se esconder, ou pode enfrentar, porquê vai ser uma batalha muito difícil, mas vamos lutar juntas, vamos vencer juntos, todos juntos e eu te prometo que se você aceitar lutar conosco não serão só momentos ruins, eu vou garantir que sempre tenha nem que seja um bom momento para equilibrar com os péssimos e estaremos com você tanto nos bons quanto nos pessimos, porque nós te amamos de mais para te deixar morrer.
lagrimas caem no rosto de nós duas ao mesmo tempo e eu não sei o que responder, devo lutar e talvez falhar? ou simplesmente enfrentar o fim e nunca mais ver as pessoas a quem amo?

Querido psicólogoOnde histórias criam vida. Descubra agora