Seu Venceslau pensou que ainda estava casado. Não se lembrou de mim, desconheceu a Sônia e ficou sentado sozinho na mesa do lado de fora com a caixinha de dominó. Nunca conseguiria entender como ele esquecia tudo, mas se agarrava àquele jogo.
Essa era uma das diferenças entre nós dois. Eu não conseguia esquecer de nada e mesmo se esquecesse, não teria nada real para me apegar como em uma espécie de bote salva vidas. Eu vivia à deriva, sozinho, sendo levado pelas águas de um mar que sempre retorna para o mesmo lugar.
— Tem certeza de que ainda consegue me ganhar, garoto?
Ainda tinha três peças comigo e ele uma. Duas batiam tanto no início quanto no fim, assim como a dele.
Dei de ombros e pus uma das peças no início. Ele bateu no fim.
— Já era um jogo perdido pra mim.
O sorriso dele desapareceu quando comecei a embaralhar as peças. Era a nossa terceira rodada e como em todas as outras vezes ele olhava ao redor ansioso em uma espera.
— Esperando alguém?
— Minha esposa, — Parei de embaralhar. — a mulher lá dentro disse que avisou ela onde eu estava.
Não reagi.
Não seria eu que tiraria dele o que era mais importante pra ele.
— Como ela é?
Já havia visto fotos dela na sua casa.
O sorriso bobo marcou as rugas da idade.
— Bonita, inteligente, — ajeitou os óculos. — mais do que eu. — riu. — Vai ficar furiosa quando ver que esqueci o nosso compromisso porque me perdi.
— Ela gosta de Cartola?
Ele mesmo havia me dito aquilo quando perguntei sobre a quantidade imensa de discos de um dos sambistas mais queridos na prateleira da sua antiga sala.
— Como gosta! — Tinha uma alegria infantil nele. Era a primeira vez que via ele tão animado com alguma coisa.
A sua casa era vazia demais apesar de cheia de poeira e saudade em objetos bem cuidados.
— Aquela mulher às vezes parece que ama mais aquele sambista da Mangueira do que eu.
A maneira como falou foi engraçada. Naquela altura ele não prestava mais atenção nas peças. A cabeça e o coração estavam em outro lugar.
— Vamos mais uma?
— Não, não, — Suspirou. — vou tentar ligar pra ela. — Tomou impulso na mesa e ficou de pé, mas não deu um passo.
As sobrancelhas ralas reforçaram o vinco em sua testa naquela expressão confusa.
— Tá tudo bem?
VOCÊ ESTÁ LENDO
🏳️🌈| O Mar que Aqui Retorna
General FictionTobias é ex-presidiário e dependente químico que tenta retomar a vida no mesmo ritmo que o mundo retorna de uma pós pandemia. Através de reencontros, deseja refazer os laços com o filho e zelar pela vida de pessoas que um dia ajudaram ele, mas isso...