Seguindo pari passu o avanço da Ciência nos últimos 100 anos, também os meios de comunicação secreta entre os espiões e seus controladores tornaram-se progressivamente mais sofisticados. Num mundo em que decisões estratégicas precisam ser tomadas cada vez mais rapidamente, às vezes em minutos ou em segundos, esta exigência é fundamental. Dentre os principais requisitos técnicos pretendidos numa troca de informações eficiente e segura, salientam-se a verificação de autenticidade do emitente, velocidade e alto volume de dados trafegados, portabilidade, alcance e, obviamente, a total privacidade. O maior desafio até os dias de hoje consiste em evitar a interceptação das mensagens pelo inimigo. Ondas de rádio constituem solução óbvia; porém, mesmo quando fortemente encriptadas, são vulneráveis à interceptação. É só questão de tempo para que o inimigo desenvolva, ou se apodere, dos sistemas de desencriptação. Esta regra vale também para o que trafega pela internet ou redes telefônicas. Por essa razão, a evolução da comunicação entre espiões é contínua e, possivelmente, eterna. O acúmulo de experiências eficientes ou frustrantes em séculos de clandestinidade deixou seus ensinamentos, a ponto de alguns controladores ainda preferirem o bom e histórico sistema de entrega ou recebimento interpessoal de informação, conhecido como humint. (8)
ooo0ooo
Akin e Pinar tiveram a última reunião formal com Hakan Durmaz no final de junho. A empresa Balik Trading foi considerada operacional em Istambul e seus proprietários, tecnicamente aptos para a infiltração no Irã.
- Aqui está o nome do contato em Teerã- falou Durmaz- Através dele, estaremos atualizados sobre a missão. Chama-se Sajeel Roshan, tem 55 anos e é funcionário graduado do adido comercial da embaixada turca em Teerã. Trabalha para nós. Tem certa penetração na sociedade local e frequenta algumas rodas palacianas. Além dele, ninguém mais no Irã tem ciência da ligação entre nossa Organização e vocês. Como sempre, vamos usar a regra do Need to know basis (9), ou seja: tratar com ele estritamente informações indispensáveis para a missão, e no momento oportuno. Após uma semana da chegada a Teerã, aguardarei o primeiro relatório.
Durmaz continuou, explicando detalhes do sistema de comunicação a ser empregado entre o casal de espiões, Sajeel Roshan e a Organização:
- A não ser em encontros sociais previamente arranjados, evitem contato pessoal com Roshan. E quando houver, será absolutamente protocolar. Na comunicação estratégica, seremos 100 por cento humint: usaremos o método do "risco de giz" - Durmaz estendeu-lhes um envelope pardo contendo folhas de papel - Aqui estão assinalados locais pré-determinados nas ruas de Teerã, próximos aos locais onde costumarão passar e onde deixarão suas marcas de giz, conforme o dia da semana e o mês do ano, numa escala alternada. Um pequeno círculo significará a Sajeel Roshan a disponibilidade de nova mensagem, ou resposta, disponibilizada por vocês em locais pré-determinados. Um xis, significará tudo bem. Um risco horizontal: perigo iminente de prisão. Um risco vertical: envie resposta imediatamente. Roshan, obviamente, terá seus próprios locais para deixar os seus riscos de giz. Aqui, nesta folha estão os locais dele. Durmaz alcançou-lhes o papel e um envelope contendo o exemplar de um jornal francês e outro objeto. Em seguida, prosseguiu a preleção:
- Esta é a edição dominical do Le Monde. E aqui, uma caneta esferográfica de ponta ultrafina. Esse jornal será o veículo usado por vocês para emitir mensagens a Roshan. Portanto, imediatamente ao chegarem a Teerã, providenciem a assinatura. Usaremos a Técnica Esteganográfica: uma marca microscópica de tinta de caneta preta sobre determinadas letras para compor a mensagem, como bem sabem. Para enxergar as marcas, comprem um PC de mesa e uma câmera de vídeo, dessas usadas no Yahoo Messenger. Se bem utilizada, pode render imagens nítidas e amplificadas, e funcionar como lupa poderosa. As páginas onde estarão as marcas, assim como as sequências semanalmente alternadas de letras, serão aquelas já empregadas durante o treinamento recebido por vocês na Academia da Organização. Usem sempre a edição do domingo anterior do Le Monde, contendo evidências de que foi efetivamente lido! Já a revista de mensagens entregue para vocês por Roshan será a France Football, que é bissemanal. Os pontos onde esta revista deve ser apanhada estão nesta outra folha de papel. Peço que memorizem estes procedimentos e destruam as evidências hoje mesmo. Espero revê-los em breve em Istambul, ao retornarem a negócios. O embarque para Teerã será realizado em 7 de junho. - Durmaz pausou para inspirar e encerrar as instruções. - E duas últimas ordens: não emitam nenhuma palavra em hebraico para comunicação pessoal a partir de hoje até o final desta missão, sabe-se lá quando for, e nada de contatos entre nós por e-mail, Orkut, fax ou celular. O risco de serem monitorados é alto. Roshan será o nosso canal.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Gato do Deserto
Fiction HistoriqueEste é um romance de ficção inspirado em fatos reais. Em 6 de setembro de 2007, a Força Aérea Israelense bombardeou cinematograficamente as instalações de um provável reator nuclear clandestino em pleno deserto sírio, suspeito de ter sido fin...