ׁ ׅ ≀Éxi⭒

1K 152 29
                                    

O fim de semana foi interminável. De sexta-feira a domingo.

Primeiro, sexta-feira foi frustrante. Devido às aulas e uma prova inesperada, é claro, e não porque um par de olhos encantadores emoldurados por uma pintinha e um sorriso lindo não tenham aparecido durante o dia todo.

Sábado e domingo foram dedicados a realizar as tarefas que se acumulam durante a semana quando se mora sozinho e precisa manter uma casa de dois andares em ordem. Principalmente passar vários minutos certificando-se de que os enfeites nas prateleiras estão alinhados no lugar certo, as almofadas têm o formato perfeito e o cobertor cai graciosamente na cadeira de balanço.

Além disso, preciso regar o jardinzinho que minha mãe construiu ao longo dos anos.

Cultivar, crescer, cuidar de plantas ou de rosas, em geral, deveria ser considerado uma arte de ofício. Requer muita paciência, amor e serenidade, qualidades que são aprimoradas com o tempo. No entanto, também é uma atividade terapêutica. Tenho lutado contra uma grande recaída da minha depressão há algum tempo, e embora não quisesse respirar novamente por achar qualquer atividade, por menor que fosse, bastante exaustiva, manter o jardim vivo se tornou minha única razão para sair da cama (mesmo que depois eu volte para ela e durma por quinze horas seguidas).

É quase como um bálsamo para a alma. Às vezes, quando a ansiedade me atormenta e estou prestes a chorar no travesseiro repensando cada ação que tomei ao longo do dia, sair e regar as plantas me distrai um pouco de tudo o que me aflige.

À medida que eu me levantava lentamente da cama, a doutora Yoon e eu fazíamos pequenas listas de tarefas do dia. Começava com um café da manhã simples, seguido por uma refeição leve, seguido pelo cuidado da horta e terminando com o jantar, tomando meus medicamentos e me cobrindo com o cobertor.

E se eu me sentisse inútil, oprimido, absorto na ideia de não ser suficientemente produtivo como muitos jovens da minha idade, bastava pensar que, das quatro tarefas, eu tinha realizado duas e não havia pulado o café da manhã.

- Seungmin, pare de dizer "nada" toda vez que eu te perguntar o que você fez durante a semana - seu olhar penetrante se fixou em mim depois de eu dar a mesma resposta cinco vezes - a partir de agora, essa palavra está completamente banida do seu vocabulário. Você sempre me disse que mesmo se sentindo mal vai até o jardim, e suponho que vá ao banheiro de vez em quando. Isso, por menor que seja, é algo importante para mim.

Nunca haveria um dia em que eu não visitasse o jardim.

No sábado e no domingo, retomando, além das tarefas domésticas e de muitas outras atividades universitárias, tentei manter meu celular desligado o máximo que pude, pois começava a ser insana a quantidade de vezes que bisbilhotei minha caixa de mensagens.

"Por que não toma a iniciativa de escrever?" era a vozinha barulhenta no canto da minha mente. A outra respondeu: "porque não quero que ele perca tempo comigo, pode estar ocupado". Eu apenas pensei que ainda não estava pronto para plantar a semente do valor e coragem.

E hoje, segunda-feira, entrego três redações que escrevi em um dia. Há alguns anos, li uma das diversas obras de Virginia Woolf, um ensaio que se tornou um livro de merecida aclamação. Ela o intitulou de "Um Quarto Só Seu" e, embora aborde temas sobre feminismo e como as mulheres foram injustiçadas desde o nascimento com uma posição inferior aos homens, encontrei várias verdades que se aplicam ao dia a dia independentemente do sexo.

Ela menciona que uma mulher precisa de duas coisas para ser escritora: seu próprio quarto e dinheiro. O ensaio abrange cerca de seis capítulos, e se me lembro bem, por volta do terceiro comenta sobre um professor ter dito que nenhuma mulher, do passado, presente e futuro, poderia superar a inteligência de Shakespeare porque são mulheres.

𝐂𝐎𝐒𝐌!¡𝐂 | chanmin/seungchanOnde histórias criam vida. Descubra agora