Quem lê os evangelhos na bíblia com um pouquinho mais de atenção, vai perceber que Jesus era um pouco estranho, ou sendo bem sincero, Jesus era um cara muito estranho, que se Raul Seixas o conhecesse: chamaria ele de Maluco Beleza.
Você consegue imaginar um amigo seu, conversando com você o tempo todo por parábolas.
Então! Jesus era esse amigo estranho, que só conversava com as pessoas por parábolas, e parábolas com histórias muito malucas.
Até que chegou um momento que os seus apóstolos muito angustiados, perguntaram pra Jesus:
[Você é doido, cara?!]"Você só conversa com as pessoas por parábolas. E pra piorar ainda mais, são histórias em forma de parábolas que ninguém entendi!"
E porque Jesus só falava por parábolas?
É muito simples a resposta:O que Jesus tinha para oferecer e dar para as pessoas gratuitamente, era uma espiritualidade que transcendia todo o conhecimento, mas que enchia o seu coração de uma paz absurda, uma tranquilidade cheia de amor na sua alma, e um equilíbrio, que nada de fora podia te desequilibrar.
Parece pouco e algo simples, né?!
Mas os evangélicos e católicos, fizeram de Jesus um guru de quinta categoria.
Que só serve pra me abençoar e me dar coisas.O que Jesus tem para dar gratuitamente é a sua graça, e a presença de Deus, que transborda o seu coração de um gozo e um prazer absurdo, que nunca vai dá pra explicar com palavras.
Esse prazer é tão extraordinário, mas tão extraordinário, que essa vida se torna sem graça, muito boba e sem sentido.
Se eu pudesse, eu ficaria o dia inteiro no cantinho, que eu separei da minha casa pra oração. As seis horas por dia pra mim, não está mais sendo suficiente. Só que isso tem um grande problema: Todas as pessoas que estão perto de você, te acham uma pessoa estranha e esquisita. E pra ser sincero: Sou bem estranho e esquisito mesmo.
Jesus sabia que o que ele tinha para dar gratuitamente, era muito valioso e precioso. Por isso que ele só falava por parábolas. Porque se as pessoas conseguisse entender as suas parábolas. Essas pessoas estavam prontas para receber os mistérios do reino de Deus.
É tão estranho pra mim, ver que os meus irmãos evangélicos e católicos, não entenderam até hoje, os mistérios do reino de Deus, que Jesus pregava através das suas parábolas. Que quando eu vou numa igreja, eu me sinto muito estranho e esquisito.
E o único sentimento que tem no meu coração, enquanto estou num culto é:
"Espirito Santo: Como a religião faz Jesus parecer muito chato!"Agora a resposta mais clara que Jesus deu para os seus apóstolos, explicando porque ele falava o tempo todo em parábolas, foi com um pleonasmo vicioso, que ele também gostava muito de usar nas suas pregações, que era assim:
"Quero que as pessoas vejam com os olhos o reino de Deus, mas não consigam vê e nem perceber.
Quero que as pessoas ouçam com os ouvidos sobre o reino de Deus, mas não consigam ouvir e nem entender.
Eu não quero que as pessoas entendam os mistérios do reino de Deus, que eu estou pregando.
E se as pessoas não entenderem, as pessoas não vão se arrepender. E se não se arrependerem, não terei a obrigação de cura-las."
Jesus era muito estranho e louco, né?!
O desejo de todo pastor e padre é que as pessoas entendam as suas pregações. Mas não era o desejo de Jesus.Mas, tem aqui um mistério...
Jesus queria que as pessoas o entendessem na essência e não na superficialidade.Jesus não queria ser mais um guru de quinta categoria.
Jesus queria que as pessoas estivessem dispostas, a abrir mão de tudo nessa vida, pelo reino de Deus.E quando você tem coragem de fazer isso, você terá uma vida espiritual e transcendental, cheia de paz, tranquilidade e equilíbrio.
E nem vou entrar aqui nos mistérios que Jesus prometeu depois da morte.
Esse texto já tá bem louco, como as histórias das parábolas de Jesus. Imagina seu começar falar dos mistérios que Jesus falou em parábolas, sobre o mundo espiritual, sobre anjos e demônios, e sobre o que vem depois da morte.
Aí você ia pirar o cabeção!
Mas, vou para por aqui, porque já nem sei mais como concluir essa parte do livro.
Mas antes de encerrar, quero falar uma parábola de Jesus:
"Não se põe um remendo novo em uma roupa velha.
Não se põe um vinho novo em um barril velho."Se você não consegue entender essa parábola, então você está com roupas velhas na sua alma, e colocando Jesus como um remendo, para tampar as suas feridas da alma.
E se você não consegue se alegrar mais com o vinho novo que é Jesus, é porque você está cheio de dores, feridas e trauma, e a sua alma se tornou um barril velho.
VOCÊ ESTÁ LENDO
FILÓSOFO DE FACEBOOK
Não FicçãoA vários anos que diariamente, faço textos de reflexões sobre filosofia, psicologia e religião. Também sobre espiritualidade e sobre o que aconteceu de diferente na sociedade que chamou a atenção. Então nesse livro você vai encontrar muitos desses...