Júlia saiu a correr sem destino. Ela estava muito atordoada. Descobrir tudo isso foi uma coisa muito inesperada e dolorosa.
Apesar de ser uma jovem inteligente, tudo que ela sabia na vida se desfez. Sua história era mentirosa e seu pai era um bandido.
Como um milagre, ela avistou dois homens a cavalo na estrada e correu até eles. Já estava distante da fazenda de seu pai.
- Ei... Ei... - Gritou Júlia sem reconhecer o cavaleiro.
Foi aí que João Pedro ouviu os gritos e deu a volta no seu cavalo.
- Júlia? O quê faz aqui?
Júlia correu de encontro ao amigo e ele desceu do cavalo para se abraçarem longamente.
- O quê aconteceu?
- Não posso voltar. Meu pai é um homem horrível. João eu preciso da sua ajuda e que acredite em mim.
- Eu ia voltar por que esqueci um casaco que tenho muito apresso, mas vou te levar para minha casa. Meu pai pode ajudar, mas antes vai me contar tudo que passou.
João não morava tão longe do engenho, era uma hora a cavalo e Júlia foi na sua garupa.
No caminho ela revelou tudo a João Pedro, o deixando chocado.
- Meu Deus Júlia. Será isso possível?
- Tu disse que ia acreditar em mim. Mas eu sei que ninguém acredita por que tenho pouca idade. Eu juro pelo o amor que tenho a minha irmã, ouvi tudo isso.
- Isso é muito grave. Uma coisa imoral. Meu pai saberá de tudo isso.
O pai de João Pedro, senhor Edival, era primo legítimo de Hermínia e ao ouvir os dois jovens ficou muito pensativo. Ele tinha muito apresso pela prima falecida, filha de seu saudoso tio Sandoval.
- Meu pai nos diga alguma coisa... - Disse João Pedro apreensivo.
- Estou confuso, mas o enterro de Hermínia foi estranho. Primeiro no velório o caixão não foi aberto. Egídio disse que ela estava minando sangue e seria horrível ver aquilo. No enterro seu caixão pesava absurdo, eu digo por que carreguei uma das alças. Minha prima era uma mulher pequena e magra, sempre foi menos que você Júlia, apesar de parecer muito com ela de rosto, ela tinha a estatura de sua irmã.
Júlia ficou chorando ao ouvir isso.
- Meu tio não era de total acordo com o matrimônio, mas Hermínia estava encantada por demais. Ele era um homem mais velho e talvez não conseguia lidar com uma mulher bonita como era minha prima.
- Acha que Egídio seria capaz disso tudo?
- Sinceramente acho. Ele é um sujeito de má índole e as pessoas comentavam isso desde sempre, por isso meu tio tinha receio, mas fez as vontades da filha. Hermínia era a única filha dele e era muito estimada.
- Então o quê podemos fazer?
- Cadê sua irmã?
Júlia explicou tudo sobre sua irmã e falou com quem ela havia fugido. Edival por sorte conhecia o vaqueiro Chico.
- Precisamos trazer sua irmã e juntas vocês precisam decidir se querem denunciar o vosso pai. Mas por minha prima, estou disposto a ir pessoalmente buscar sua irmã e todos juntos resolveremos esse mistério. Se Egídio está fazendo isso a quase 13 anos, ele vai pagar.
- Meu pai disse que vai levar ela para outro lugar e dessa vez, ela vai morrer. - Júlia alertou.
- Então, temos que correr contra o tempo. - afirmou com convicção Edival.
...
VOCÊ ESTÁ LENDO
História de um vaqueiro
Hayran KurguEssa história tem inspiração na música "Saga de um vaqueiro", porém com alterações ao longo da narrativa.