Joshua olhava de boca aberta para aquele animal de escamas multicoloridas. Poucas vezes vira representações de hipocampos em livros de mitologia, mas nada o havia preparado para a realidade de ter um desses na sua frente, esfregando o focinho em sua mão.
— Viu só como ela é linda? — a voz aguda de sua irmã estava um pouco baixa, como se estivesse intimidada pela quantidade de ninfas aquáticas que os estavam observando.
— Sim, ela é incrível... — Joshua murmurou.
A kaemera aquática se agitou quando sua protegida se aproximou, batendo as barbatanas e espirrando água nos irmãos.
— Você gostaria de mergulhar com ela, príncipe? — Hellikon perguntou, sorrindo.
— É claro — ele respondeu.
— Basta pedir. Converse com ela. Nessie gosta de companhia e entende tudo que você fala. Diferente dos animais comuns guiados por instintos, kaemeras pensam, raciocinam como pessoas. Elas podem se comunicar com quem esteja disposto a aprender sua linguagem.
Para mostrar de forma prática o que acabara de falar, Hellikon olhou para Nessie e fez um som no fundo da garganta, que se parecia com o som produzidos pelas baleias dentro d'água. Nessie respondeu com um som semelhante e um aceno da barbatana direita.
Hellikon fez outro som e um gesto de onda, ao que Nessie respondeu dando três batidas rápidas na superfície da água com a ponta de sua cauda e com um som mais longo, parecido a um lamento.
Joshua percebeu a diferença de timbre e de tempo entre os sons produzidos pela kaemera e sua ninfa, e concluiu que esses era um padrão de linguagem bem estabelecido entre elas.
— Uau! Eu gostaria de aprender a linguagem das kaemeras para entender o que a Kmry e o Noktu dizem.
— Ah, nisso eu não posso ajudar porque a Nessie é aquática e o padrão de linguagem dela é diferente das kaemeras terrestres. Nós, seres aquáticos, usamos órgãos diferentes para nos comunicar, com funcionamento e sons distintos. Esses sons podem se propagar debaixo d'água e servir para localização, caça e outras funções. Você terá que aprender a linguagem da Kmry observando os sons que ela faz, suas expressões e gestos comuns, até conseguir estabelecer uma comunicação satisfatória entre vocês.
— Isso parece muito difícil. Como você conseguiu?
Hellikon sorriu e encolheu os ombros.
— Nessie me escolheu há duzentos anos. Nós tivemos muito tempo para aprender a nos comunicar.
O lado humano de Joshua, mesmo tendo praticamente sumido de sua mente, ainda achava difícil assimilar a noção de tempo entre os feéricos. Como o fato de que uma ninfa de vinte e cinco anos mal podia ser comparada a uma humana de dezesseis e um feérico bem idoso podia ter até quatro séculos de vida.
E além de toda a longevidade dos feéricos, as kaemeras ainda podiam viver por setecentos anos ou mais. Isso era loucura se comparado aos animais comuns.
Joshua suspirou e encarou novamente a kaemera.
— Eu não sei falar a sua língua, Nessie, mas já que você me entende... Eu gostaria de mergulhar com você, se me permitir.
A kaemera soltou um assobio curto e bateu a nadadeira na água.
— Ela está dizendo que será uma honra mostrar o nosso mundo a você e à princesa Julia.
Julia bateu palmas e deu pulinhos de alegria, fazendo com que as ninfas que a observavam rissem e suspirassem diante da alegria e fofura da garota.
Rapidamente, Joshua ajudou sua irmã a subir no lombo de Nessie e subiu atrás dela. Com algumas instruções de Hellikon sobre como segurar na crina do animal sem machucá-la, Joshua garantiu que sua irmã estava segura antes de Nessie começar a se mover para a parte mais funda do lago, e então para a saída estreita que ia se abrindo até se tornar um lago de tamanho colossal.
VOCÊ ESTÁ LENDO
No Coração do Bosque Proibido
FantasyJoshua Wood cresceu ouvindo que jamais deveria entrar no bosque que delimitava o quintal de sua casa. Aos nove anos ele teve uma experiência que o fez viver sem saber se aquilo realmente aconteceu ou se foi sua imaginação de menino. Muitos anos depo...