Quando Juliette permitiu que Madu acessasse o instagram do pai foi na condição de não haver diálogo. Juliette sempre monitorizava as mensagens dela antes de serem enviadas. Daí a conta privada.
Madu não se importou muito com isso. Ficava feliz só de poder segui-lo.
- Mãe, eu vou poder dizer-lhe que vou vê-lo?
- Não. Quando chegarmos lá vemos como fazer para se encontrarem.
- Tu não queres vê-lo?
- Não.
- E se ele pedir? Eu acho que ainda gostas dele.
- Gosto. Não vou negar, mas daí a encontrar-me com ele é outra coisa.
- Tu sempre disseste que a culpa foi do avô.
- E do teu pai que não soube ser homem.
- Não gosto que fales assim dele.
- Falemos de outro assunto. Vais entrar no secundário e se vamos dia 15 de Setembro, vais perder logo o primeiro período do quinto ano. As aulas começam dia 5.
- Pois é mãe, mas ouviste a directora a dizer que se eu perder um ano não me vou atrasar? Todas as minhas amigas já têem 10 anos e eu ainda vou fazer.
- É verdade. Sendo assim, talvez fiquemos até ao Natal.
- Mãe! E se o pai tiver outra família e não gostar de mim? Será que tenho irmãos?
- Espera para ver, Maria Eduarda. Não sejas afobada.
- Estou muito ansiosa para passar os meus anos com o pai.
- Não cries muitas expectativas. Assim se não for como sonhaste, não te desiludes.
- Eu sei que não vou. Eu sinto que vou dar-me bem com ele.
O dia da partida chegou. Madu estava entusiasmada e Juliette nervosa. Voltar trazia-lhe à lembrança tudo o que vivera.
Aterraram em Recife e instalaram-se num dos hotéis locais.
- Tem praia aqui, mãe?
- Tem e muito linda, com àgua quentinha. Não é como as praias da linha que são geladas.
- Ai! Chegaste ao Brasil e já estás a falar mal das praias de Portugal?
- Não estou a falar mal, só a comparar a temperatura da àgua. Lá é bem fria.
- Mas também é boa.
- Anda. Vamos tomar um banho e sair para comer. Vou mostrar-te onde a mãe gostava de comer.
- Mãe, deixa-me enviar uma mensagem ao pai.
- Vai tomar banho que eu vou pensar num sítio para se encontrarem.
Juliette ligou para a recepção do hotel a pedir ajuda para alugar um carro. Logo lhe mandaram o contacto e que a empresa chegaria em breve com um colaborador.
Era dia de trabalho. Rodolffo estaria a trabalhar, por isso Juliette entrou no direct e marcou encontro dele com Madu na àrea da restauração para as 18 horas.