Damiano David
O caminho até o consultório médico parecia mais longo do que nunca. Sentado no carro, cercado por Lola, Martina e Donatella, o silêncio era pesado. Cada um de nós, imerso em pensamentos, compartilhava o mesmo medo e a mesma esperança.
Entramos na sala do médico, e ele nos cumprimentou com um sorriso que tentei interpretar. Sentei-me, meu coração batendo rápido.
— Bom, Damiano, tenho boas notícias. As quimioterapias funcionaram conforme esperávamos. Respondeste muito bem ao tratamento inicial.
Suspirei aliviado. Senti a mão de Lola apertar a minha, e a de Donatella no meu ombro. Martina estava ao meu lado, mais distante, mas presente.
— E agora? Qual é o próximo passo?
— Precisamos avançar para a segunda etapa, que é o transplante de medula óssea. Mas antes disso, há algo que precisamos discutir.
Eu vi a expressão do médico mudar, tornando-se mais séria. Um frio percorreu minha espinha.
— Recebemos os resultados dos exames da sua irmã. Infelizmente, ela não pode ser a doadora.
Antes que eu pudesse reagir, Donatella ofegou.
— Por quê? O que aconteceu?
— Donatella, parabéns. Você está grávida. Isso impede que possas doar a medula, pelo risco envolvido.
Donatella ficou boquiaberta, levando a mão à barriga, ainda sem acreditar.
A felicidade pela notícia foi ofuscada pela preocupação rapidamente. A ausência de Donatella como doadora significava um grande problema.
— Isso significa que precisaremos encontrar um doador compatível. Vamos colocá-lo na lista, mas isso pode demorar. Entretanto, também podemos procurar entre familiares e amigos para ver se encontramos alguém compatível mais rapidamente.
Olhei para Lola, que assentiu em silêncio. Martina estava visivelmente desconfortável.
— E se não encontrarmos um doador rapidamente?
— Vamos fazer tudo o que pudermos para encontrar um doador. Temos uma equipe dedicada a isso. O mais importante agora é não perder a esperança.
Saímos do consultório em silêncio, cada um de nós processando as informações de maneiras diferentes. Donatella, apesar da surpresa, estava visivelmente preocupada comigo. Lola, como sempre, era um pilar de força. Martina... eu não sabia o que pensar sobre Martina.
{...}
Reunir a família e os amigos foi difícil, mas necessário. Precisava contar a todos sobre o que estava acontecendo e o próximo passo no meu tratamento. Quando todos estavam finalmente presentes, eu respirei fundo e comecei a falar.
— Pessoal, tenho uma atualização sobre o meu tratamento. A primeira fase, as quimioterapias, funcionaram bem. Mas agora, preciso de um transplante de medula óssea. Infelizmente, Donatella não pode ser minha doadora.
Um murmúrio de surpresa e preocupação percorreu a sala. Vi a ansiedade nos olhos de cada um.
— Mas por quê? O que aconteceu?
— Não posso entrar em detalhes agora, mas é uma complicação médica. O importante é que precisamos encontrar outro doador o mais rápido possível.
— Claro, todos nós faremos os testes. Estamos aqui por você, filho.
— Com certeza, cara. Conta com a gente.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Trastevere - Damiano David
RomanceAté onde você iria para a pessoa que você ama alcançar seus sonhos? A resposta de Lola Valentini pode ser longe demais... Após mais uma de suas noites casuais com seu melhor amigo, uma vida entra em jogo e cabe a Lola contar a ele e acabar com seu...