Agata nos conduziu para dentro de uma cabana na parte mais fechada da floresta, agora claramente mais acolhedora. Livros antigos num estande belissima e pedras preciosas na parede formando desenhos, itens estavam espalhados por toda parte, cada um contando uma parte da história mística que estávamos prestes a descobrir.
— Eu realmente preciso dar uma volta pra explicar o que precisam compreender. Vamos começar com a história das bruxas de Salém, — disse Agata, sentando-se. — E como seus espíritos se tornaram forças da natureza, protegendo mulheres em situações de injustiça ao redor do mundo.
Ela começou a contar a história:
A história da bruxa Susanna Martin
Susanna Martin, nascida Susannah North, foi uma das 14 mulheres executadas por bruxaria durante os julgamentos das bruxas de Salém na Massachusetts colonial em 1692. Sua história é marcada por acusações infundadas, julgamentos injustos e uma morte trágica.
— Susanna nasceu em 30 de setembro de 1621 e se casou com Edward Martin em 1648. — explicou Agata. — O casal teve 10 filhos e viveu em Amesbury, Massachusetts. Susanna era conhecida por ser uma mulher independente e opinativa, o que a tornou alvo de fofocas e desconfianças na comunidade puritana.
Ela fez uma pausa, olhando para Diego e Ana para garantir que estavam absorvendo a informação.
— Em 1692, uma série de jovens em Salém começou a ter convulsões e comportamentos estranhos. — continuou Agata. — As autoridades locais, influenciadas por crenças supersticiosas, logo acusaram bruxaria como a causa. Susanna Martin foi uma das primeiras a ser acusada, devido à sua personalidade incomum e ao fato de ter tido desentendimentos com alguns membros da comunidade.
Ana franziu a testa, sentindo a injustiça da situação.
— O julgamento de Susanna Martin foi um processo farsesco. — Agata continuou, com um tom amargo. — As "evidências" contra ela incluíam testemunhos de pessoas que alegavam ter sido afetadas por maldições e visões, além da busca por "mamas de bruxa", que nada mais era que ter um mamilo muito diferente do outro, na época também era considerado um rastro maligno de que o diabo teria sugado o seio. o que é uma bobagem já que todo mundo tem um lado do corpo diferente do outro, marcas no corpo diferentes, enfim, eles arrumavam sempre um jeito de acusar alguém de bruxaria. Apesar da falta de provas reais, Susanna foi condenada à morte.
— Isso é horrível, — disse Diego, apertando minha mão.
— Em 19 de julho de 1692, Susanna Martin foi enforcada junto com outras cinco mulheres. — disse Agata, a tristeza em sua voz evidente. — Ela se recusou a confessar bruxaria e manteve sua inocência até o fim.
Agata olhou para nós, seus olhos brilhando com uma determinação feroz.
— Mas antes de perder a vida, ela prometeu justiça a todas as chamadas de bruxas. A história de Susanna Martin é um lembrete dos perigos da intolerância e da superstição. Sua morte trágica serve como um símbolo da injustiça e do sofrimento das vítimas dos julgamentos das bruxas de Salém. — disse ela. — Mas sua história não terminou com sua morte.
— O que quer dizer? — perguntei, intrigada.
Agata sorriu levemente.
— Susanna Martin, junto com outras mulheres condenadas por bruxaria, tornou-se uma força da natureza. Seus espíritos, unidos pela injustiça que sofreram, decidiram proteger mulheres em situações semelhantes ao redor do mundo. Mima Renard foi uma dessas mulheres. — explicou Agata. — Enquanto fugia desesperadamente, pegando caronas pelas estradas em carruagéns e sem rumo, Mima acabou sendo guiada pelo espírito de Susanna, até encontrar a Gruta em Minas Gerais, onde aprendeu a usar as forças da natureza para se proteger e proteger outros.
Diego e eu trocamos um olhar de surpresa.
— Então, Mima foi protegida pelo espírito de Susanna? — perguntei.
— Sim, exatamente. — Agata confirmou. — E agora, vocês têm a chance de continuar essa linhagem de proteção e justiça. As pedras preciosas que Mima usava são imbuídas com o poder desses espíritos, e vocês podem usá-las para derrotar Felipe.
— A turmalina é uma delas? — disse Diego. — Eu sempre senti que tinha alguma energia vinda daquela pedra.
Agata assentiu, sua expressão determinada.
— A turmalina é a mais poderosa das pedras, essa em especial contém um segredo que a faz ter um poder de selamento muito maior que as outras. — disse ela, levantando-se e nos guiando até uma mesa coberta de pedras preciosas e livros antigos. — Agora que vocês conhecem a origem dos poderes das chamadas "bruxas", temos muito trabalho a fazer.
VOCÊ ESTÁ LENDO
TURMALINA NEGRA - Laços Sombrios
Misterio / SuspensoNa pacata cidade de Silvialane, no coração de Minas Gerais, um assassinato brutal abala a tranquilidade dos moradores. No epicentro desse mistério estão Ana e Diego, dois jovens que, até aquele fatídico dia, eram inseparáveis. Desde a infância, eles...