Josh chegou à casa de Any em menos tempo do que ela esperava. Ao vê-lo entrar no escritório, ela sentiu uma pequena onda de conforto. Ele sempre parecia ter uma visão mais clara das situações, e talvez, finalmente, pudesse ajudar a esclarecer o que estava acontecendo entre ela e Jacob.
— Josh, obrigada por vir - ela disse, tentando controlar a voz.
Josh sorriu gentilmente, puxando uma cadeira e sentando-se ao lado dela.
— Sempre, Any. O que aconteceu? Você parecia... preocupada no telefone.
Ela suspirou, e então começou a relatar o que havia acontecido no quarto de Jacob: o olhar de ressentimento que ele lançava, as palavras frias e a forma como ele parecia guardar algo doloroso por dentro, mas também estava confuso. Por fim, contou a Josh sobre a cena que presenciou, com Jacob chorando enquanto segurava uma foto dos dois, dizendo baixinho "por que ela me odeia".
Josh franziu o cenho, ouvindo atentamente. Ao final, ficou em silêncio por um momento, como se refletisse sobre cada detalhe. Finalmente, ele suspirou, com um tom de seriedade.
— Any, talvez Jacob esteja confuso sobre os próprios sentimentos em relação a você. Ele só tem quatorze anos, uma idade difícil, cheia de emoções intensas, e se ele está sendo... influenciado, é possível que nem saiba ao certo por que sente o que sente.
— Influenciado? - Any perguntou, a voz baixa, sentindo uma tensão surgir em seu peito. - Josh, o que exatamente você acha que está acontecendo?
Josh hesitou por um instante, procurando as palavras certas.
— Any, desde quando Jacob te trata assim? De forma... fria e distante?
Ela pensou, buscando memórias, e então disse:
— Acho que foi depois dos sete anos, mais ou menos. Quando ele era pequeno, nós éramos muito próximos, sabe? Mas, depois dessa idade, ele foi se afastando cada vez mais de mim. Não sei, talvez seja culpa minha, talvez eu tenha feito algo errado e...
Josh a interrompeu gentilmente, segurando sua mão.
— Não é sua culpa, Any. Eu acho que talvez... talvez Noah tenha algo a ver com isso.
Any arregalou os olhos, surpresa.
— Você acha que Noah está manipulando Jacob? Mas... por quê?
Josh franziu a testa, tentando organizar suas suspeitas.
— Any, você mesma já comentou comigo que Noah pode ser manipulador, que ele tem uma forma de contornar as coisas para que as pessoas pensem que ele sempre está certo. E se ele começou a fazer isso com Jacob há muito tempo, ainda quando ele era só uma criança?
Ela ficou em silêncio, absorvendo as palavras de Josh. Noah sempre teve uma forma particular de controlar situações, mas nunca imaginava que ele poderia fazer isso com o próprio filho.
— Mas... por quê? Por que ele manipulou Jacob para pensar mal de mim? Eu não entendo, Josh.
Josh suspirou, passando a mão pelo rosto, como se escolhesse as palavras com cuidado.
— Pense comigo, Any. Noah tem suas prioridades, e, pelo que sei dele, ele sempre teve interesse em manter controle sobre as coisas... sobre você, sobre o dinheiro, sobre o casamento. Se ele conseguiu fazer Jacob acreditar que você era a errada, que você não era confiável, então tudo o que Noah fizesse, incluindo a traição, pareceria menos importante. Se ele te pintou como a pessoa ruim da história, então ele pôde continuar fazendo o que queria, sem temer que Jacob o condenasse.
Any sentiu um aperto no peito ao ouvir as palavras de Josh. A ideia de que Noah pudesse ter manipulado o próprio filho de forma tão calculista era dolorosa, mas, ao mesmo tempo, começava a fazer sentido. As lembranças das atitudes de Noah, a maneira como ele parecia ter cada passo planejado, vieram à sua mente.
— Josh... - sussurrou ela, em meio ao choque. - Então... Jacob foi manipulado desde criança, não foi? Ele acreditou em tudo o que o pai disse, e agora não consegue ver além disso?
— Exatamente - Josh respondeu com um suspiro. - Jacob é apenas um garoto, Any. Crianças acreditam nas figuras de autoridade em quem confiam, e Noah, ao que parece, é a principal figura que ele tem como referência. É fácil para ele fazer isso com alguém tão jovem, especialmente sendo o pai. Jacob foi inocente, manipulado em um momento em que não tinha como questionar.
Any balançou a cabeça, ainda tentando processar tudo.
— Mas e agora, Josh? Se ele realmente acha que eu sou essa pessoa horrível... se ele realmente acredita que sou assim, o que Noah disse de tão grave... como isso vai afetar o futuro dele?
Josh olhou para ela com seriedade, vendo a tristeza nos olhos de Any.
— Manipulações assim deixam marcas profundas, Any. Jacob não apenas está confuso, ele está preso em uma ideia construída pelo próprio pai. Isso afeta a forma como ele vê você, a forma como ele se vê no mundo, até a autoestima dele. No final das contas, ele foi privado de ter a verdadeira mãe que você sempre foi para ele. É uma ferida que ele carrega, mas que não entende completamente. E quanto mais Noah alimentar essa visão, mais difícil será para Jacob enxergar a verdade.
As lágrimas escorreram pelo rosto de Any, que sentia a dor de ver o quanto Jacob estava sendo afetado.
— Então ele é... ele é a verdadeira vítima disso tudo, não é? A pessoa mais manipulada e ferida...
Josh assentiu, segurando sua mão com carinho.
— Sim, Any. Ele é a maior vítima aqui. Não que o sofrimento de vocês seja menor, mas Jacob está no meio de algo que ele ainda nem entende direito. Noah o colocou nesse lugar, moldou os sentimentos dele, e agora o garoto não consegue ver além do que acredita ser real. E isso afeta a cabeça dele... a forma como ele enxerga você, o mundo, até ele mesmo. Ele está em um jogo que nem deveria estar.
Any suspirou, sentindo o peso de tudo o que Josh dissera. A dor de ver o próprio filho sendo manipulado dessa forma era avassaladora. Ao mesmo tempo, ela sentiu uma necessidade urgente de tentar consertar as coisas, de entender como poderia ajudar Jacob a ver a verdade.
— Josh, eu preciso... eu preciso fazer alguma coisa. Eu não posso simplesmente deixar isso assim. Jacob é meu filho... eu preciso tirá-lo disso, de alguma forma.
Josh apertou a mão dela e sorriu, encorajando-a.
— E eu vou te ajudar, Any. Não se preocupe, você não está sozinha.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Memórias Ocultas - Concluída
RomanceAny vive uma vida aparentemente perfeita ao lado de seu marido Noah e de seu filho Jacob. Após um acidente que abalou a rotina familiar, Any desperta para uma realidade que a deixa com mais dúvidas do que certezas. Ao reencontrar Josh, um amigo de i...