Estendendo o seu elenco de personagens

1.5K 180 8
                                    

Oi! Tenho uma pergunta sobre como lidar com um elenco vasto de personagens. Na mina estória, tenho dois protagonistas e cinco personagens coadjuvantes. A maior parte deles não representam maiorias em termos de gênero, sexualidade, raça, etc. Eu estou lendo vários blogs sobre diversidade e todos eles recomendam dar a eles amigos e família a fim de evitar tokenismo. Como criar um senso de comunidade com um elenco vasto?

Eu gosto de pensar no elenco em duas partes: principal e de suporte. O elenco principal é o dos protagonistas, mas o de suporte possui uma gama variada. Que pode ser dividido em três partes, assim:

1) Elenco de suporte - personagens secundários

Estes são os que você se referiu como coadjuvantes. Eles não são os protagonistas, mas são muito importantes. Não daria para contar a estória sem eles.

2) Elenco de suporte - personagens terciários.

Estes são importantes, mas não necessariamente são cumprem algum papel grande na estória. Um exemplo seriam Padma e Parvati Patil na série Harry Potter, ou a mãe e irmã de Katniss em Jogos Vorazes.

3) Elenco de suporte - Personagens figurantes

Estes são aqueles "extras" que compõem a estória, mas sem serem importantes para ela. Pode ser um garçom de uma cena num restaurante, o carinha estranho que persegue sua personagem até que ela caia nos braços do seu futuro-namorado, ou uma criancinha do vizinho que seu personagem ajuda a olhar de vez em quando.

Se você está adicionando amigos e família para personagens secundários, parece que vão se enquadrar em "figurantes" no seu elenco de suporte. Em outras palavras, eles servem ao propósito de ajudar a seu mundo a tomar forma, mas não são muito importantes para a estória. A maioria dos livros tem muitos destes personagens, então não é preciso se preocupar. Em outras palavras, não os evite por medo de tirar importância de seu elenco principal. Eles não contam, por terem papéis menores.

Outras coisas a considerar.

— Veja se consegue estabelecer conexões de família/amizade entre alguns de seus personagens secundários. Se conseguir fazer com que dois deles sejam melhores amigos, ou parentes vai adicionar uma dimensão nova às suas raízes sem que precise criar amigos e família adicional para eles.

— Lembre-se que você pode criar amigos/família para os secundários sem que eles apareçam no livro. Apenas fazer um personagem falar sobre sua mãe algumas vezes, como: "Minha mãe quer que eu volta meia-noite". "Vou com minha mãe para Curitiba neste final de semana para visitar minha avó". " Minha mãe disse que para irmos até o café para pegar sorvete de graça, mais tarde", etc. Novamente isto adiciona uma camada de realismo ao personagem e suas raízes no mundo, mas sem ter que dedicar tempo àquele personagem.

Espero que ajude!

Respostas para questões sobre escritaOnde histórias criam vida. Descubra agora