A narrativa é sobre como a história é contada. Envolve a forma de gerar resposta emocional no leitor. Trama e drama, tem tudo a ver.
A narrativa está sujeita a interpretação e pode envolver, num livro, a perspectiva sobre a qual a história é contada. Podendo ser um narrador universal, primeira pessoa, terceira pessoa, ou mesmo múltiplos pontos de vista. Também diz respeito sobre a escolha da ordem que as ações da história serão apresentadas.
É mais comum a apresentação cronológica, ou linear. Mas vemos muitas histórias apresentadas de forma não linear e fragmentada. Todas essas decisões precisam ser consideradas de forma a possibilitar a resposta emocional do leitor e eventual vontade nele para continuar lendo sua história.
Vimos a questão da trama como uma abstração, uma sequência de ações com causas interligadas. Mas é interessante notar que na maioria das histórias o motor que leva a história adiante está dentro dos personagens.
Já falamos muito sobre como construir personagens em capítulos anteriores, quem são, o que os motiva, e qual problema precisam resolver, etc.
Histórias poderão ser narradas orientadas pela trama ou pelas personagens. E quando estamos escrevendo, muitas vezes, passamos por um processo orgânico, precisamos tomar diversas decisões à medida que construímos a história, ou mesmo, seu rascunho/estrutura.
Se pesarmos a mão demais no aspecto da trama, podemos forçar o personagem a tomar certas direções. Por outro lado, podemos estar atentos e observar, procurando as situações nas quais suas personagens fazem coisas que você não esperava que elas fizessem. Encontrando-as, vale encorajar que elas façam isto, ao invés de conduzi-las segundo sua vontade. É preciso dar espaço a eles, dar a eles o que fazer.
Sua personagem quer algo. Um obstáculo, outro personagem, ou uma falha de seu personagem, ficam em seu caminho impedindo-o de conseguir o que quer. Estes obstáculos vão sendo superados num crescendo. Personagens precisam ficar enfrentando obstáculos. Essa dinâmica, em essência, define a trama da história. Você sempre vai precisar de um personagem, obstáculos e uma busca pela superação destes.
Então, montar a trama de uma história, depende muito de um conhecimento profundo sobre a natureza de cada personagem envolvido, em especial, protagonistas e antagonistas.
Muitas vezes a decisão a se tomar não é, que sequência de ações eu quero definir para contar minhas história, mas ao contrário, que sequência de ações esses personagens tomariam? Qual seria o resultado disso?
Falando neste aspecto, em particular, é onde encontro boa parte da motivação e diversão ao escrever uma história. Esse processo, de conhecer os personagens cada vez mais a fundo, até chegar ao ponto de descobrir, junto com eles, o que vai acontecer no fim da história.
Como aconselha Stephen King: "Coloque os personagens em situações difíceis e depois descubra o que acontece."
VOCÊ ESTÁ LENDO
Respostas para questões sobre escrita
Non-ficțiuneEste livro começou com algumas traduções, mas depois que o blog saiu do ar, passei a criar os capítulos baseados na minha experiência e pesquisas. Havia um blog que eu gostava muito chamado Writing Questions Answered. Era escrito por uma pessoa anôn...