27 dicas de Alab Heathcock

265 35 9
                                    

25 Dicas para Escritores de Alab Heathcock, autor de VOLT (2011).


1. Faça um personagem único, com uma falha altamente específica que põe em causa a sua capacidade de interpretar claramente o mundo.

2. Faça coisas horríveis com seu personagem, mas nunca roube sua humanidade.

3. Nunca torne seu personagem ignorante ou louco.

4. Capacite seu personagem a mudar, apesar de suas falhas, e por meio de provações, a compreender uma profunda verdade do mundo. Descubra as verdades profundas do mundo.

5. SINTA a luta do seu personagem. Faça-se chorar, ficar zangado e cansado. Faça você mesmo desmaiar. Descubra o que significa ser alguém que não é você.

6. A empatia é da maior importância. Se o leitor não SENTE, então não é drama, mas jornalismo, e jornalismo que também é ficção tem pouco valor.

7. O SENTIMENTO é comunicado através dos sentidos. Comunique-se por meio de imagens, sons, cheiros e texturas, não por meio de palavras. Você se comunicará principalmente por meio de imagens.

8. Coloque seu personagem em uma situação altamente dramática e única, deixando seu personagem exposto às suas falhas.

9. Passe muito tempo planejando o enredo. Crie enredos que são tão únicos e fora da fórmula que ninguém acredita que você perdeu tempo pensando sobre o enredo.

10. Deixe seu personagem querer algo, mas não dê a ele facilmente. Dê a eles o que eles ganharam. Faça-os trabalhar a história inteira para merecê-la, ou não.

11. Cada cena que você cria deve parecer estranha e desconhecida. Estranho e desconhecido cria mistério e parece perigoso, e mistério e perigo alimentam a curiosidade.

12. Invente ambientes interessantes e peculiares ou encontre algo interessante e peculiar em ambientes banais. Todas as configurações são reflexos metafóricos do interior do seu personagem.

13. Nunca seja óbvio. Nunca seja tímido. Faça o leitor ter que trabalhar um pouco para entender o que está lendo, mas, eventualmente, pague seu esforço com empatia e clareza.

14. Revele algo em seus finais, criando uma convergência de enredo e história. Escreva o final de uma forma que não pareça organizada. Seja francês com seus finais.

15. Não subestime. Forneça tudo que um leitor precisa ver, sentir e pensar. Controle o leitor em todos os momentos.

16. Não sobrescreva. Não faça um leitor ler uma única palavra mais do que precisa. Se você fizer um leitor ler uma única palavra mais do que o necessário, você deu a ele permissão para folhear.

17. Sempre encontre os substantivos e verbos corretos exatos. A verossimilhança é amplamente determinada pela precisão dos substantivos e verbos.

18. Escreva com um estilo de prosa que parece orgânico e livre, embora seja completamente planejado e controlado.

19. Não se preocupe com o comprimento. Uma história será tão longa quanto necessário, e nenhuma palavra mais longa ou mais curta. A história dita sua extensão.

20. Sem atalhos. Pense nas maneiras mais exigentes de realizar o que deseja e fazer essas coisas. Isso vai lhe poupar tempo no final.

21. Nunca ofenda ninguém intencionalmente. Mas não se preocupe se as pessoas ficarem ofendidas com seu trabalho.

22. Faça seus títulos simples e um pouco estranhos. Faça um leitor ler sua história para entender completamente o título e faça um título que ajude o leitor a entender completamente a história.

23. Escolha projetos que o façam sentir algo intensamente. Seja obcecado.

24. Você deve se entregar à história. Elimine-se. Não é sobre você.

25. Não trabalhe perto de outras pessoas. Outras pessoas o deixarão constrangido. Encontre um lugar onde possa ficar sozinho. Estar sozinho.

26. Não olhe além de si mesmo para validação.

27. Seja corajoso o suficiente para se levar a sério. Depois de decidir se levar a sério, você deixará de imitar os outros e se tornará original.

Respostas para questões sobre escritaOnde histórias criam vida. Descubra agora