É muito comum encontrar escritores com diferentes perfis quanto a como constróem seus livros. Os dois caminho mais comuns são a escrita por descoberta e a escrita por planejamento estrutural.
Como procedem os escritores que se guiam pelo planejamento estrutural?
Escritores assim esboçam uma estrutura para livro. São as pessoas que curtem planejar suas histórias. Também são conhecidos como arquitetos. Isto é, eles sabem qual o rumo da história e seu final. Isso é ótimo para quem tem esse perfil de escrita, pois sabe-se extamente que tipo de história vai escrever.
Como procedem os escritores que se guiam pela descoberta?
Escritores assim vão escrevendo e descobrindo o rumo da história enquanto escrevem. Também conhecidos são como jardineiros. É quando não se tem nada (ou quase nada) planejado, ainda assim, há o desejo de se escrever uma história. É um processo muito livre e orgânico.
Mas qual o melhor caminho?
Isso depende de cada pessoa. Na minha experiência pessoal, a maioria dos meus livros foram escritos de forma dominante pelo processo de descoberta. Com o passar dos anos, fui descobrindo uma forma híbrida de trabalho que me permitia descobrir muitas coisas e planejar algumas.
Já consegui também (poucas vezes) planejar uma história inteira antes de escrever. A sensação de escrever "sobre trilhos" é ótima e consegui concluir a primeira versão do manuscrito em apenas 33 dias.
Por outro lado, escrevi minha noveleta, Vortumbra, no NaNoWriMo 2017 (um programa que incentiva escritores a escrever 50 mil palavras em um mês) num processo de 98% de descoberta que foi muito legal e intenso.
Aqui, em capítulos anterirores, já demos várias dicas que são úteis para planejamento, mas também, para geração de ideias. Se vocês sentirem falta de alguma coisa é só pedir, ok?
Até a próxima dica! ;-)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Respostas para questões sobre escrita
Non-FictionEste livro começou com algumas traduções, mas depois que o blog saiu do ar, passei a criar os capítulos baseados na minha experiência e pesquisas. Havia um blog que eu gostava muito chamado Writing Questions Answered. Era escrito por uma pessoa anôn...