Brainstorming

1.2K 133 33
                                    

ClaudyoOliveira e GabrielVieiraAraujo vejam:

Olhe para Thomas Jefferson...

Sabe o que ele está fazendo? Bem, ele está escrevendo a declaração de independência, mas ele também está fazendo brainstorm!

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Sabe o que ele está fazendo? Bem, ele está escrevendo a declaração de independência, mas ele também está fazendo brainstorm!

Há muitas perguntas do tipo "estou com dificuldade de ter ideias". Pensei então que o brainstorm possa ser um conceito que não vem sendo ensinado. Brainstorming é uma parte essencial de ser um escritor. Ideias não caem (com frequência) do nada em nossos colos, sejam ideas para o enredo, de personagens, ideias para artigos, ou descrições. Algumas vezes você precisa se sentar e pensar, por um longo tempo. Horas, se é isso que for preciso.

Mas ajuda, algumas vezes, comecar com um papel em branco e escrever as ideias na medida em que elas chegam. Mais que isso, ajuda quando fazemos divisões. Algo como "ideias para enredo", ou "ideias para artigos". Vamos dizer que está procurando ideias para enredo. Uma boa maneira de dividir seria diferentes tipos de conflito (homem vs homem, homem vs natureza, homem vs si mesmo, etc). tipos de enredo (buscas, derrotar monstros, viagem, retorno, etc) e gêneros (sci-fi, fantasia, ficção histórica, etc). Isso é um bom começo por que você deve conseguir olhar para essas listas e escolher as que mais lhe atraem. Talvez, você termine com algo como: homem vs homem, busca e sci-fi. Isso já é o início de seu enredo. Agora, pode quebrar isso em partes menores, começando com o gênero. Você escolheu sci-fi, então terá de escolher uma ambientação. Talvez uma espaçonave. Agora você pode detalhar o conflito. Sabemos que "homem" estará na tripulação da nave, mas que é o outro "homem" com que está em conflito? Outro membro da tripulação? O governo? A tripulação de uma outra espaçonave? Viu? dividir as ideias torna muito mais fácil a atividade de gerar ideias. :)

Melhor que isso: brainstorming não precisa ser você e um pedaço de papel numa sala iluminada por uma vela. Há muitas maneiras de fazer sua criatividade fluir. Aqui algumas sugestões:

1) Exercício - sério, vá dar uma caminhada, andar de bicicleta, jogue frisbee com seu cachorro — apenas faça seu corpo se movimentar. A ciência aponta que nossos cérebros funcionam melhor depois de nos exercitar. É por isso que ouço escritores dizer que fazem longas caminhadas antes de sentar-se para escrever.

2) Faça algo monótono — Tenho as minhas melhores ideias quando estou no banho, dirigindo, passando roupas, limpando, andando pelo supermercado e colorindo. Algumas vezes, enganar seu cérebro para pensar que não tem muito em que pensar é o que é preciso para fazê-lo funcionar.

3) Escute música — Posso lhe dizer quantos personagens, cenas, ideias de estórias minhas foram inspiradas por música. As vezes, se estou com dificuldades com uma cena, apenas me deito na cama com fones de ouvido e coloco o player no aleatório. Nove de dez vezes uma ideia vem a mim na terceira ou quarta música, mesmo que não seja diretamente relacionada às letras dela. Algo ativa a ideia e é isso que importa.

4) Veja imagens — há muitos blogs de fotos e ilustrações no Tumblr, Pinterest, etc. Basta buscar palavras chaves relacionadas a um tema, lugar, natureza, etc. Sentar-se e olhar um monte de imagens pode trazer muitas ideias à sua cabeça. Outras opções são revistas, livros, e a busca de imagens do Google.

5) Use geradores — isso pode soar como trapaça, mas geradores podem ser uma boa opção para movimentar as coisas na direção certa. Há geradores para quase qualquer coisa relacionada a escrita: enredos, ambientações, nome de personagens, qualquer coisa. O site Fantasy Name Generators é um dos melhores. Busque no Google também "seja lá o que está pensando" + generators (geradores).

6) Outras ferramentas e recursos — há muitas coisas legais além de geradores: inspiration Dice, Cubos de estórias (Story Cubes), The Writer's Toolbox, Story Maker, e sem mencionar grande guias, apps e software. É só preciso encontrá-los. Uma boa maneira é procurar por "apps para escritores" ou "ferramentas para escritores". "Ferramentas para trama, ou enredo para escritores", "guias de ambientação para escritores".

7) Mantenha um diário de ideias — você se surpreenderia em saber quantos escritores fazem e quantos não fazem isso regularmente. Uma coisa sobre ser escritor é que as ideias vem aleatoriamente quando não precisamos delas. Se estou no meio da escrita de uma fantasia épica que se passa na lua, uma estória sobre vampiros em Atlanta não será útil. Mas se seu diário está à mão, você pode anotar o que vier no local apropriado (ideias de estórias, personagens descrições, etc) e pronto. Então, quando você estiver com dificuldades de ter ideias, mais tarde, você pode ir no seu diário e achar um monte de ideias já anotadas. :)

8) Seja paciente — isso é o mais importante de tudo. Quando fizer uma sessão de brainstorming, lembre-se que as ideias não vão surgir na sua cabeça no minuto em que se sentar, ou dez minutos depois, e talvez nem mesmo uma hora depois. Você provavelmente vai anotar algumas ideias. Pode ter que tentar técnicas diferentes. Não espere que isso ocorra instantaneamente. Uma vez você se permita dedicar um tempo a isto, seu cérebro vai parar de se preocupar com o tempo e vai centrar sua energia em gerar ideias.

Boa sorte! Você consegue!  

Respostas para questões sobre escritaOnde histórias criam vida. Descubra agora