@DarkMurilo perguntou:
Ssiiim. Eu queria saber... Uma coisa.. Estou em prática aqui no Wattpad, uma obra que é uma fantasia fantástica. Que se destina a deuses egípcios e a religião cristã. Onde também, é um utopia de uma criação inovadora do universo. A junção de cristianismo e Mitologia egípcia, poderia causar blasfêmia, ou injúria?
Olha, Murilo, religião pode ser um assunto sensível para muitos leitores... Para outros não. Bem, se olharmos a história da humanidade, e até mesmo os dias atuais, veremos que sempre existiu a convivência e ao mesmo tempo o conflito entre ideias de religiões e de seus praticantes.
Em certo sentido, retratar a interação entre religiões, não imputaria uma blasfêmia por si só. Acredito que numa obra de ficção isto teria de ser feito dentro da perspectiva dos personagens, da obra e também com relevância para a trama a ser desenvolvida.
Se causar blasfêmia, ou injúria, é uma preocupação sua, aconselho pensar bem na forma que irá mostrar aos leitores as visões que personagens, acontecimentos e consequências que venham causar no contexto da obra. Outra coisa a se pensar é fazer uma boa pesquisa, para escrever sobre o assunto, com conhecimento de causa.
Se possível, evite qualquer ofensa direta aos princípios de uma religião, seja qual ela for.
Lembre-se que nem é necessário falar de religião para que uma obra possa ser considerada, por alguns, ofensivas. Já li reportagens falando sobre pessoas que proíbem a leitura de livros como Harry Potter, por haver bruxaria na temática e isto ser considerado numa dada religião, algo profano e que deva ser evitado.
A temática que vem junto com uma obra ficcional deve ser sempre objeto de reflexão por parte dos autores. Temos de ter consciência sobre o efeito que obras que escrevemos possam vir a causar algo de danoso para leitores e para a sociedade.
Enfim, cada um tem sua cabeça e sua consciência. Acho também, que se a preocupação com um possível impacto negativo de qualquer obra de ficção possa ter em alguém, corre-se o risco de ficar empacado e acabar não escrevendo nada.
Espero ter ajudado! ;)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Respostas para questões sobre escrita
Non-FictionEste livro começou com algumas traduções, mas depois que o blog saiu do ar, passei a criar os capítulos baseados na minha experiência e pesquisas. Havia um blog que eu gostava muito chamado Writing Questions Answered. Era escrito por uma pessoa anôn...