Múltiplos protagonistas

543 39 32
                                    

@IT_Eddie perguntou: Bom, na minha história "Invocadores", eu tenho 7 protagonistas: Shane, Jess, Adam, Dan, Clair, Chloe e Jace (Irmāo mais novo de Shane). Como poderia apresentá-los a história, sem ficar muito em um e deixar outro esquecido ou isolado?

Olha, a sua dúvida pode ajudar outros escritores com dúvidas semelhantes. Mas antes de respondê-la, vou convidar os escritores a fazer uma reflexão.

Você já escreveu vários livros? Já desenvolveu experiência em contar uma história com um único protagonista? Não, então talvez, valha a pena considerar fazê-lo antes de escrever algo mais complexo. Acontece que escrever boas histórias e fisgar a atenção dos leitores, criar empatia entre o leitor e personagens, não é uma tarefa fácil.

O leitor está atrás de sentir envolvido, torcer por alguém na história, e normalmente, ele torce para um protagonista, ou mesmo um grupo de protagonistas que tem o mesmo objetivo e estão enfrentando o mesmo conjunto de obstáculos. Quando um escritor divide isso, pode acabar dividindo também o envolvimento do leitor.

Antes de avançar falemos sobre protagonista. Um protagonista é alguém que toma ações numa história e sofre a consequência dessas ações. Então, quando falamos de vários protagonistas é preciso analisar se realmente cada um deles tem objetivos, ou desejos, toma ações em busca destes e sofre a consequências de suas ações.

Sendo assim, quando falamos de múltiplos protagonistas, temos duas coisas que podem estar acontecendo.

1) Todos possuem o mesmo objetivo em comum.

2) Cada um tem seu objetivo.

No primeiro caso, temos um multiprotagonismo e muitas vezes, o que acontece é que o grupo acaba sendo o protagonista, caso as principais ações na trama sejam realizadas em grupo. Ou então, que eles colaborem entre si, mas nesse cenário, vem a tendência de que um personagem se mostre mais importante que os outros. Assim, o que pode acontecer é que um protagonista que dirija a trama central, enquanto outros colaboram no plano de sub-tramas.

No segundo caso, temos o pluriprotagonismo. São múltiplas histórias paralelas, que podem estar relacionadas por terem um tema em comum, mesma ambientação, etc. Elas podem ser histórias que correm totalmente em paralelo, ou cujas tramas se cruzam, ou mesmo que possam em algum momento convergir.

Isso ocorre por que cada protagonista demanda uma história para si. Isso não impede que um livro contenha várias histórias.

Então, voltando diretamente à sua dúvida, podemos assumir que ao decidir ter sete protagonistas, você vai naturalmente precisar dividir em sete, a atenção do seu leitor, e fazê-lo perder o foco, e talvez também, o interesse. Mas não é impossível ter multi ou pluri protagonismo. Há autores que conseguem fazê-lo com sucesso.

Ainda assim, vale um reflexão para descobrir se são sete protagonistas mesmo. Talvez, você descubra que são dois ou três protagonistas e os demais personagens irão funcionar como apoio aos protagonistas.

Quanto a sua preocupação de apresentar cada um deles, sem deixar o outro de fora, eu me concentraria em:

* garantir que o leitor entenda em cada personagem, assim que aparecer, quem ele é, o que ele quer, o que o está impedindo de conseguir o que quer;

* fazer com que o leitor se importe com ele, consiga se lembrar dele. 

É preciso, o mais rápido possível, criar uma conexão entre o leitor e seu protagonista. 

Ele precisa fazer coisas, sofrer coisas, etc. É muito comum ver histórias que começam "devagar" com nada "de verdade" acontecendo na vida do personagem. O personagem acorda, fala com alguém da família, vai para e escola, etc. São acontecimentos, mas não estão estabelecendo uma trama. Uma trama, vale lembrar, é uma relação de causa e efeito. 

Tem aquele exemplo clássico: O rei morreu e depois a rainha morreu. Isso é uma sequência de acontecimentos. O rei morreu e depois a rainha morreu de tristeza. Aqui já estamos contando uma história. 

Então, além de apresentar cada personagem já introduzindo o problema, ou drama particular dele, é interessante terminar o capítulo em que é introduzido deixando o leitor curioso para descobrir o que vai acontecer em seguida.

Se possível, não apresente todos em sequência, de uma vez. Apresente Shane, depois Jess, volte a Shane, volte a Jess, apresente Adam, volte a Shane, volte a Adam, apresente  Dan, e assim por diante. Dê tempo para seu leitor se acostumar com seu protagonista, antes de apresentar muitos outros.

Ou então, se for uma história com múltiplos pontos de vista e de personagens próximos, apresente Shane (foco nele), mas no mesmo capítulo, mostre Jess e Adam. Depois quando for apresentar (focar) Jess, mostre Shane novamente, Adam, Clair e Jace. Assim, vai dando tempo ao leitor de se acostumar, compreender, absorver e se envolver com seus personagens. 

Espero que isso ajude. Obrigado pela pergunta!

Respostas para questões sobre escritaOnde histórias criam vida. Descubra agora