Detalhes Significativos

436 53 14
                                    

Detalhes na descrição de suas histórias podem ajudar a fisgar os leitores, ou apenas entediá-los e afastá-los. Uma das coisas que pode ajudar é fazer com que os detalhes sejam significativos. Forçar a si mesmo a refletir e pensar para que cada pequeno detalhe de seu texto tenha importância e tenha algo a oferecer. Por exemplo, se você for incluir um inseto numa cena, a diferença entre um barata e um borboleta é imensa e também vai ajudar a construir a ambientação, tom e significados de sua história.

Vejamos um contra-exemplo de descrição de uma jovem mulher. "Ela era uma jovem de vinte anos, um metro e setenta e dois, cabelos loiros longos e bem penteados, um bronzeado natural e belos olhos azuis, amigáveis, emoldurados em cílios longos". Tá bem descritinha, né? Mas não passa de uma descrição genérica de uma "boneca Barbie". Não tem nada aqui que a diferencie, torne-a interessante para o leitor. Detalhes insignificantes são um tédio para os leitores. Você precisa ajudar o leitor a construir sentido, visualizar algo de diferente e interessante.

O que torna um detalhe significativo?

Para ajudar, vamos ver alguns atributos em que podemos trabalhar:

- Algo concreto, ou seja, uma imagem, som, textura, cheiro ou gosto.

- Detalhe refere-se a algum grau de foco e especificidade.

- Significativo implica que há uma sugestão de algo abstrato, um generalização, emoção ou julgamento.

"O vestido rosa novinho com brilhos de glitter destacava as curvas da jovem, que se equilibrava em um par de saltos altos poderosos que faziam as pessoas olharem para ela de baixo para cima. O perfume forte e adocicado faziam-nas pensar em chiclete. Ela tinha um sorriso grudado no rosto como o daquelas dançarinas de programas de variedade de domingo. Apesar da beleza estonteante, seu olhar vazio indicava que faltava a ela algum traço marcante de personalidade. Segurava um celular top de linha, lançado há menos de um mês, como se fosse um amante. A capa dourada e chaveirinho de unicórnio com crina de arco-íris sempre a postos para tirar a selfie perfeita. Era uma bomba esperando para ser assaltada que não combinava em nada com as ruas sujas e muvucadas da baixa do sapateiro."

É só uma descrição, mas evoca a imaginação do leitor acaba gerando uma espécie de tensão. É claro que, como exemplo, exagera um pouco o uso de detalhes significativos. A intenção é mostrar o conceito, então, não exagere... 

Respostas para questões sobre escritaOnde histórias criam vida. Descubra agora