Jogos de RPG e criação de personagens - I

406 39 8
                                    

P: Jogos de RPG podem ajudar na criação de personagens literários?


Sim! Definitivamente!

Nos jogos de RPG (Role Playing Game) de mesa, ou seja, jogos de interpretação de personagens, a ideia é contar histórias e cada jogador precisa construir um personagem. Não vou explicar aqui como funciona um jogo de RPG, o importante é que todos os jogos possuem, em seus manuais, uma série de dicas de como criar seu personagem. Ao final do processo, o jogador tem uma série de anotações que vai na chamada "ficha de personagem".

Antes de falarmos de fichas, há algo que a maioria dos jogos recomendam cada jogador fazer. É a criação do passado do personagem, o que chama de background. No caso de personagens literários, esquecemos de fazer isso. Já imaginamos como o personagem é no início da história e criamos ele dali para frente, nos esquecendo de que ele teve um passado.

Para ilustrar essa etapa, futuquei aqui minhas coisas de RPG e achei o background de um personagem. No caso uma personagem do meu jogo de RPG da Terra das Nove Luas.

Maira Vitellinié a única filha mulher da influente família de Kaspar Vitellini. Nascida na grande e gloriosa capital do império de Keldor, Maira sempre fora extremamente protegida pelos membros de sua família. Para evitar pagar um dote no caso de eventual casamento, o pai dela decidiu que ela deveria dedicar sua vida ao sacerdócio no templo de Simordlon, onde ordenou-se (...). Em sua existência, teve suas vontades tolhidas pelo seu pai e em seguida, à partir dos quatrorze anos, pelos seus superiores no templo. A única pessoa de seu mundo que sempre lhe foi compreensiva e confidente era seu irmão mais velho, Gabrielo. Um jovem forte e idealista defensor da igualdade e bem estar de todos de seu povo. Ele é um oficial superior no ministério das guerras.

Maira adora todas as artes, em especial, a música. Tendo uma bela voz, participava no coral do templo. Além disso, sempre cantava em eventos sociais e em eventos no conservatório da capital.

Com os ataques recentes dos demônios (...) seu irmão foi designado para cuidar da defesa da cidade de Thil. Chegaram notícias de um grande ataque e seu irmão foi dado como desaparecido.

Este fato acendeu no âmago de Maira a vontade de fazer algo. Estava cansada de ficar presa à redoma protetora imposta por seu pai. Finalmente, conseguiu que seus superiores a transferissem para o templo em Thil. Ao ver tanto sofrimento na cidade arrasada, conseguiu compreender as ações de seu pai. Os ataques realizados pelos demônios haviam deixado um rastro de horror, e o templo não conseguia comportar tantos feridos.

A Sociedade da Serpente Purificadora procurava sacerdotes para integrar uma comitiva de três navios para buscar ajuda no império de Dacs contra os demônios. Maira foi voluntária e aceita para a expedição, mas logo se arrependeria de sua decisão.

***

Num background, os jogadores são estimulados a escrever algo sobre o passado do personagem. Pode ser apenas um paragrafo ou dois. Ou mesmo, como em alguns casos, várias páginas. Alguns jogadores dão o nome a estas pequenas histórias que antecedem o início dos jogos de prelúdio do personagem.

O mais importante é que essas anotações não vão fazer parte da história em si. O momento de início da história é depois. Mas ao construir o passado de um personagem, criamos elementos para conhecê-lo melhor e desenvolvê-lo, de fato, durante os jogos. O mesmo vale para personagens literários.

P.S.: Que tal conhecer a série de romances e o universo ficcional que criei com ajuda de jogos de RPG? Procure a lista de leitura Terra das Nove Luas no meu perfil, ou clique no link da lista que coloquei nos comentários, logo abaixo.



Respostas para questões sobre escritaOnde histórias criam vida. Descubra agora