Avalie sua própria escrita. Você consegue escrever de modo objetivo e consiso?
Dois problemas que atrapalham a objetividade são a verborragia e a redundância.
Verborragia
A verborragia, conhecida em Inglês como Purple Prose (Escrita Roxa) é quando aplica-se um excesso de palavras e floreios.
O nome "purple prose" teve origem com o poeta romano Horácio, que comparou este estilo de escrita a remendos púrpuras costurados em roupas. Roxo era um sinal de riqueza (e de pretensão, por extensão).
Pode-se ter a falsa impressão de que um texto "decorado" é sofisticado, mas na verdade isso é uma coisa ruim. Significa que há o uso de palavras demais de forma que o texto pode ser mais conciso. A verborragia pode ocorrer, por exemplo, quando um poeta está tentando adequar-se às metricas, ou quando escritor está tentando aumentar seu texto (encher linguiça) para conseguir atingir a quantidade de palavras necessária para um concurso/submissão. Também pode aparecer quando escritores tem a falsa noção de que ao usar mais palavras, adjetivos e floreios em suas descrições está construindo um texto sofisticado ou inteligente. É muito comum que involuntariamente os escritores sejam verborrágicos nos primeiros rascunhos, especialmente quando o autor é do tipo "jardineiro" e está escrevendo através do processo de descoberta. Não gaste um parágrafo inteiro para dizer algo que poderia ser dito numa única frase. Vai acabar entediando os leitores! Procure construir um texto preciso e consiso.
Vejamos um exemplo de texto verborrágico: Era uma noite escura e tempestuosa. Eu tinha acabado de terminar minha segunda xícara de chá caríssima, o Darjeeling First Flush, vinda do Himalaia e que foi um presente do meu melhor amigo, o engraçado João Alberto. O aroma vibrante e estimulante pairou no ar preso ao ambiente como um névoa densa como se estivesse flutuando entre as copas de velhos e altos carvalhos das encostas verdejantes de Vermont na primavera. Meus olhos se dilataram quando o cheiro maravilhoso passou pelas minhas narinas atiçando meus sentidos.
Redundância
Redundância é quando se diz a mesma coisa duas ou mais vezes, mesmo que de um modo um pouco diferente. Por exemplo: Fui fazer compras pela manhã, foi por isso que não me encontrei como minha irmã, pois eu estava na mercearia e não em casa. Seria possível escrever de modo mais direto. Não me encontrei com minha irmã esta manhã, pois saí para fazer compras na mercearia. (Se estava na mercearia é óbvio que não poderia estar em casa). Outro exemplo: Fui à escola ontem. Na escola, todos estavam assustados. Repetir "na escola" foi uma redundância.
O recado é: um texto conciso é sempre um bom companheiro para o leitor.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Respostas para questões sobre escrita
Non-FictionEste livro começou com algumas traduções, mas depois que o blog saiu do ar, passei a criar os capítulos baseados na minha experiência e pesquisas. Havia um blog que eu gostava muito chamado Writing Questions Answered. Era escrito por uma pessoa anôn...